A Prefeitura de Aparecida liberou a entrada ônibus de turismo na cidade, continuando o processo de retomada das atividades turísticas e de flexibilização de medidas de proteção contra a disseminação do coronavirus (Covid-19).

Desde o início da pandemia os ônibus de turismo, principal de de transporte de excursões e caravanas,  estavam proibidos de entrar no principal destino de viagens religiosas do Brasil.

Até agora, só carros, vans e micro-ônibus podiam entrar em Aparecida, sendo que a liberação dos dois tipos de veículos de transporte coletivo só foi feita no dia 18 de setembro.

A liberação ao acesso dos ônibus de turismo valerá a partir do dia 15 de outubro, quinta-feira e os veículos devem seguir todos os protocolos da Vigilância Sanitária.

Medidas também incluem hotéis, restaurantes e museus

Basílica Velha de Aparecida foto Marco Ankosqui - MTUR
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

A liberação faz parte de um conjunto de medidas de flexibilização listadas no decreto municipal nº4781, publicado em 13 de outubro.

O Santuário Nacional e outras igrejas da cidade passam a poder realizar cerimônias religiosas disponibilizando até 50% da sua capacidade para os fiéis.

Hotéis, pousadas e similares agora podem disponibilizar até 60% da sua capacidade (antes o limite era de 40%).

Restaurantes, lanchonetes e similares podem funcionar 12 horas diariamente, com ocupação máxima de 60% da capacidade. É proibido a venda e o consumo de bebidas e alimentos em pé nas calçadas e vias públicas.

Museus e similares podem funcionar diariamente das 9h00 às 17h00 com até 60% de sua capacidade, desde que os visitantes usem máscaras e tenham álcool gel 70 graus à disposição.

O teleférico poderá funcionar diariamente das 9h0 às 17h00 com capacidade máxima de quatro adultos da mesma família, além de crianças (sem restrição de quantidade), desde que seja obedecido o limite de seis pessoas por cabine.

O uso de máscaras continua sendo obrigatório em toda a cidade, assim como outras medidas de proteção contra o coronavírus recomendadas pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Vigilância Sanitária.

LEIA TAMBÉM:  5 capelas para fazer suas orações no Santuário de Aparecida

LEIA TAMBÉM:  Visitas virtuais a Aparecida: Basílica Velha e Passarela da Fé

LEIA TAMBÉM:  Visitas virtuais em Aparecida: Capelas das Velas, do Batismo e da Ressurreição
LEIA TAMBÉM:  Faça uma visita virtual ao Santuário de Aparecida
LEIA TAMBÉM:  Faça uma nova visita virtual ao Santuário de Aparecida