O Campanário do Santuário Nacional de Aparecida vai receber iluminação especial a partir desta quinta-feira, 19 de novembro.

Projetado por Oscar Niemeyer, o Campanário tem 13 sinos e  vai ser iluminado em verde oliva, marrom claro e amarelo.

A iluminação especial acontece em sintonia com o evento “Economia de Francisco”, evento internacional online promovido pelo Papa Francisco para buscar caminhos para uma economia mais fraterna e sustentável.

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, também vai receber iluminação especial alusiva às cores do evento do Papa a partir das 19h de sábado.

Vista noturna do campanário do Santuário Nacional de Aparecida - foto Viagens de Fé

Vista noturna do campanário do Santuário Nacional de Aparecida

No Campanário do Santuário de Aparecida, a iluminação será acionada às 18h dias 19, 20 e 21, com as cores se alternando a cada 30 segundos.

Até o dia 21, as missas das 9h e 18h, realizadas nas Basílicas Nova e Velha, respectivamente, terão como intenção especial a realização do evento.

As ações querem demonstrar a proximidade do principal templo católico do Brasil com a iniciativa do pontífice.

A iluminação do Campanário e as celebrações nas intenções da Economia de Francisco são sinais de nossa comunhão com o Papa e com a iniciativa dele de promover este encontro tão importante, onde jovens do mundo inteiro buscam uma economia mais justa e fraterna”, explica o padre José Ulysses da Silva, missionário redentorista.

Inicialmente programado para ser realizado na cidade italiana de Assis,  a cerca de 180 km de distância do Vaticano, o evento será apenas online, com transmissão ao vivo.

Ao todo, 3 mil jovens de 120 países se inscreveram para participar da “Economia de Francisco”.

O Brasil é o país com o segundo maior número de participantes, com cerca de 280 jovens inscritos.

O grupo possui economistas, estudantes e empresários de até 35 anos, oriundos, em sua maioria, de periferias.

O país será um dos poucos a apresentar uma mensagem durante o evento, que será exibida ao Papa Francisco por meio de streaming.

Serão apresentados aspectos da realidade socioeconômica brasileira e desafios para a implantação de uma economia mais justa no país.