Além das belas capelas do Santíssimo Sacramento e de São José, que ficam na sua parte interna, a Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Basílica Nova, tem três capelas na sua área externa.

A mais popular delas é a Capela das Velas, situada à esquerda da Porta Santa, no canto direito da face Norte da Basílica, ao lado do Campanário e perto do acesso da Passarela da Fé.

Um dos pontos mais visitados do Santuário Nacional, é nela que muitos dos milhões de romeiros que visitam Aparecida a cada ano acendem suas velas e fazem suas orações agradecendo a Nossa Senhora Aparecida pelas graças recebidas, pedindo uma graça ou intercedendo por alguém.

Caso prefira fazer a visita virtual ver a imagem 360 graus em tela cheia, clique aqui.

As outras duas capelas ficam na face da Basílica voltada para o Sul, nas duas extremidades da colunata, na área chamada de esplanada João Paulo II.

A CAPELA DO BATISMO

A mais visitada das duas é a Capela do Batismo, onde passaram a ser realizados os muitos batismos do Santuário Nacional de Aparecida desde que ela foi inaugurada em agosto de 2010.

A sua porta de acesso à Capela é metálica e adornada pela representação da árvore da vida, tendo no seu centro a inscrição ‘O Cristo, novo Adão, abre-nos as Portas do Paraíso’.

A decoração repleta de simbolismo continua no piso, que forma um sol e contém a palavra ‘Pax’, saudação do Ressuscitado.

Por sua vez, a Cúpula simboliza o céu, que faz o batizado ser luz do mundo. No barrado está a procissão de cordeiros.

A fonte batismal, em mármore branco, fica no Centro do batistério. Seu destaque é o bloco de mármore branco de onde escorre água, e tem na sua parte superior uma vela e a escultura de uma pomba.

Abaixo da frase ‘Tu és meu filho, eu hoje te gerei’, referente ao batismo de Jesus, o bloco mostra em baixo relevo a figura do Cristo, que corresponde ao batizado. 

Na parede traseira, pendem três grandes ampolas de cristal e ouro branco, que guardam os óleos consagrados na noite de Páscoa de cada ano.

Caso prefira ver a imagem 360 graus em tela cheia, clique aqui

A CAPELA DA RESSURREIÇÃO

No outro extremo da colunata fica a Capela Ressurreição, inaugurada em novembro de 2007 para lembrar aqueles chamados à presença do Pai.

LEIA TAMBÉM:  Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

Ela abriga os restos mortais dos Bispos e Arcebispos de Aparecida, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Dom Antônio Ferreira de Macedo, Dom Geraldo Maria de Moraes Penido e Dom Aloísio Lorscheider.

É lá também que fica o Memorial dos Devotos, um memorial virtual que relembra todos os colaboradores da Campanha dos Devotos que já se foram para a Casa do Pai.

Caso prefira fazer a visita virtual em tela cheia, clique aqui

Outras visitas virtuais ao Santuário Nacional de Aparecida

Para permitir que os fiéis possam visitar virtualmente o Santuário Nacional de Aparecida, começamos a nossa série de tours virtuais mostrando as faces do Santuário de Aparecida voltadas para o lado Norte e para o lado Sul, que são os lados por onde costuma entrar a maioria dos visitantes.

Confira clicando aqui.

Na segunda visita virtual, mostramos outras atrações do lado externo do Santuário, como o Campanário, o Morro do Presépio, o Museu Nossa Senhora Aparecida e o Mirante, ambos localizados na Torre Brasília. 

Confira clicando aqui.

A terceira visita virtual permitiu visitar o interior do Santuário, começando pelo nicho blindado com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e continuando com as capelas do Santíssimo e de São José, o Baldaquino e a Cúpula.

Confira clicando aqui.

A quarta visita virtual mostrou detalhes do interior da Basílica Velha e a Passarela da Fé.

Confira clicando aqui.

Entenda a tecnologia de visitas virtuais com imagens 360 graus

Esses tours virtuais com imagens em 360 graus são possíveis graças ao serviço Google Maps, com imagens obtidas pelo fotógrafo Rafael Starobole com o uso de equipamentos especiais.

Em smartphones e tablets, encostando dois dedos na tela e os afastando ou juntando é possível aumentar, diminuir, girar, subir e descer a câmera, além de movimentá-la para trás ou para a frente.

LEIA TAMBÉM:  Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

Clicando na pequena caixa escura localizada no lado direito da parte de cima da imagem, é possível mostrá-la em tela inteira.

Em computadores fixos ou portáteis, é possível usas as mesmas funções usando o mouse ou o trackpad.