Quem tem saudade das visitas ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida ou quem ainda não o conhece agora pode viajar sem sair de casa, fazendo uma visita virtual pela Internet.

Graças às imagens em 360 graus disponibilizadas no serviço Google Maps, é possível fazer uma visita virtual a Aparecida, explorando em detalhes o santuário que normalmente atrai mais de doze milhões de romeiros.

Com as restrições à circulação impostas pela pandemia de coronavírus, o Santuário Nacional de Aparecida está fechado para o público, mas o recurso tecnológico da visita virtual permite fazer uma visita sem precisar sair de casa e correr riscos.

Como o santuário é muito grande, a visita virtual é dividida em diversas etapas para facilitar a exploração.

Desta vez vamos visitar o Santuário pelo lado de fora, vendo imagens em 360 graus da sua face Norte, voltada para o centro de Aparecida e da sua face Sul, voltada para o Centro de Apoio ao Romeiro,

Em breve iremos publicar outro artigo mostrando uma visita virtual detalhada pelas diversas partes do interior do Santuário.

E, em seguida, outro fazendo um tour virtual por outras atrações do Santuário, como o Campanário, o Morro do Presépio, o Museu Nossa Senhora Aparecida e o Mirante da Torre Brasília.

Nossa série de tours virtuais com imagens 360 graus vai incluir ainda outras visitas obrigatórias em Aparecida, como a Basílica Velha e Passarela da Fé, que liga o Santuário Nacional à Basílica Velha.

Tecnologia de visitas virtuais com imagens 360 graus

As imagens foram colhidas com equipamentos especiais pelo fotógrafo Rafael Starobole e disponibilizadas no aplicativo Google Maps.

Em smartphones e tablets, encostando dois dedos na tela e os afastando ou juntando é possível aumentar, diminuir, girar, subir e descer a câmera, além de movimentá-la para trás ou para a frente.

Clicando na pequena caixa escura localizada no lado direito da parte de cima da imagem, é possível mostrá-la em tela inteira.

Em computadores fixos ou portáteis, é possível usas as mesmas funções usando o mouse ou o trackpad.

 

VISITA VIRTUAL AO SANTUÁRIO DE APARECIDA

 

Face Norte do Santuário Nacional

Para fazer a visita virtual em tela cheia no Google Maps, clique aqui.

A face Norte do Santuário Nacional se distingue pela torre Brasília, onde ficam o grande relógio, o Museu Nossa Senhora Aparecida e o Mirante da Torre. Acessível por elevadores, a torre tem dezesseis andares, 109 metros de altura e uma escada com 440 degraus.

Em frente a ela fica a Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, muito usada para shows musicais, e uma parte do estacionamento. Também é desse lado que ficam a Capela das Velas, o Campanário e o início da Passarela da Fé, que faz a ligação com a Basílica Velha.

Essa face é voltada para o centro de Aparecida e para outros destinos de turismo religioso como Guaratinguetá, Lorena e Cachoeira Paulista, onde fica a sede da comunidade Canção Nova.

É também a face voltada para o Rio de Janeiro e, por isso, a que aparece para os romeiros que chegam a Aparecida pela Via Dutra vindos dessa direção.

 

Face Sul do Santuário Nacional

Para fazer a visita virtual em tela cheia no Google Maps, clique aqui.

É no interior da face Sul do Santuário Nacional que fica o nicho blindado com a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, encontrada por três pescadores no rio Paraíba do Sul em 1717.

Essa face se distingue pela colunata encimada pelas estátuas dos doze apóstolos, inspirada na da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Nas pontas da colunata estão as capelas do Batismo e da Ressurreição.

Em frente à face Sul do Santuário fica a grande esplanada ocupada pelo Centro de Apoio ao Romeiro com suas praças de alimentação, o estacionamento principal, o Morro do Presépio e outras atrações.

É também a face voltada para o São Paulo e cidades do Vale do Paraíba como São José dos Campos e Taubaté. Também é a face mais próxima ao principal acesso de Aparecida na Via Dutra.

Em breve publicaremos novas visitas virtuais. Não deixe de ler!