Maior templo católico do Brasil e segundo maior do mundo, perdendo em tamanho só para a Basílica de São Pedro, no Vaticano, o Santuário Nacional de Aparecida é tão grande que é difícil de conhecer tudo o que vale a pena visitar.
Batizado oficialmente de Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, só a Basílica Nova, coração do Santuário, ocupa uma área de 25 mil m².
E essa medida é só do piso térreo. Se forem somadas as áreas do pavimento inferior, da Torre Brasília, da arcada e a Tribuna sul, da Cúpula Central e das Capelas da Ressurreição e do Batismo, a área chega a impressionantes 71.936 m².
Sua principal atração para mais de 12,5 milhões de visitantes anuais, com certeza, é a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, exposta num nicho blindado na nave Sul.
Tanto de dia como durante a noite, a belíssima decoração, a cruz sobre o altar central e os vitrais multicoloridos também chamam a atenção dos milhões de romeiros.
Em meio a tanto espaço e tanta beleza, muitos desses visitantes não chegam a conhecer as belas capelas do Santuário Nacional de Aparecida.
Mas visitá-las com certeza vale a pena. São duas capelas na área interna e três na área externa.
Além dessas cinco capelas sempre abertas à visitação, o Santuário de Aparecida tem ainda uma outra, a Capela dos Apóstolos, situada logo atrás do nicho que abriga a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que só pode ser visitada por grupos e convidados, mediante reserva.
Situada na confluência das naves Sul e Oeste da Basílica, à esquerda do altar central, essa capela abriga o sacrário (tabernáculo) do Santuário, onde são guardadas as hóstias consagradas.
Ele está emoldurado num retábulo composto por cinco mosaicos italianos, presenteados por São João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil, em 1980.
Eles mostram os quatro evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, com o Cordeiro Pascal no painel central.
As paredes ao fundo são adornadas por dois relevos do artista brasileiro Adélio Sarro. O da esquerda mostra Jesus lavando o pé de um dos apóstolo e o da direita, o encontro de Jesus com os dois discípulos no caminho de Emaús.
Um gradil guarda a entrada, encimada pela frase em latim ‘Panis Algelorum Cibus Viatorum‘, que significa ‘Pão dos anjos, alimento dos viajantes’.
Localizada na confluência das naves Sul e Leste da Basílica, à direita do altar central, é na Capela de São José que são celebradas as missas em dias e horários de menor movimento.
Logo atrás do altar, um painel de azulejos do artista plástico Cláudio Pastro mostra São José deitado no momento em que o anjo aparece a ele, em sonho, para dizer: “José, filho de Davi, não tenhas medo de acolher Maria como tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo…” (Mt 1,20-21).
Mais atrás, dois relevos do artista Adélio Sarro têm como tema a Sagrada Família e a apresentação do Menino Jesus no templo, , diante do velho Simeão e da profetiza Ana.
O piso tem desenho de lírios, que se abrem e simbolizam a pureza e a sabedoria. Estrelas de Davi, pintadas no corredor central e na parte superior do painel principal, lembram que São José é descendente de Rei Davi.
Uma grade em ferro batido representa a entrada do jardim, com lírios em ouro e encimado pela frase “Dominus Domum Joseph Concredidit”, que significa ‘O Senhor confiou a José a Sua casa’.
A Capela das Velas é o espaço que o Santuário de Aparecida destinou para os romeiros acendem suas velas, fazendo seus pedidos, pagando promessas ou agradecendo pelas graças recebidas.
Situada na parte externa da Basílica, perto do acesso à Passarela da Fé e do campanário, a Capela das Velas tem decoração mais simples, mas muito marcante.
O ponto culminante dessa decoração é uma cruz metálica vazada, obra do artista sacro Cláudio Pastro, no mesmo estilo da que domina a parte interna da Basílica, pendurada sobre o Altar Central.
Um detalhe curioso sobre a Capela das Velas é que que os locais destinos às velas têm uma tubulação interna que vai até o subsolo, levando a parafina derretida para ser reciclada. Em um fim de semana movimentado são recolhidas cerca de 10 toneladas de parafina.
Para absorver a poluição causada pela queima das velas, a Capela tem filtros e exaustores.
Duas capelas externas se localizam nas pontas direita e esquerda da Colunata dos Apóstolos, que sai do corpo principal da face Sul da Basílica, formando a Esplanada João Paulo II. Ambas têm forma circular e são bem menores do que as internas.
Do lado esquerdo fica a Capela do Batismo, que tem no seu centro uma fonte batismal e a piscina, utilizadas para batismos.
Encimada por uma pomba branca, a pedra da fonte batismal tem na sua parte frontal a figura de Cristo entalhada em baixo relevo.
Na parede traseira estão penduradas três ânforas que contém os óleos dos catecúmenos, dos enfermos e do crisma, abençoados durante a missa crismal, na Semana Santa.
No final do lado direito da Colunata dos Apóstolos fica a Capela da Ressurreição, local onde estão sepultados os arcebispos de Aparecida e onde são lembrados os fiéis, amigos e familiares falecidos.
Voltada para a porta de entrada há uma imagem do Cristo Bom Pastor, como sinal de que Ele é o caminho, a verdade e a vida.
Dentro da Capela da Ressurreição estão os túmulos com os restos mortais de Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Dom Antônio Ferreira de Macedo, Dom Geraldo de Moraes Penido e Dom Aloisio Lorscheider, Arcebispos de Aparecida.
Um Memorial dos Devotos relembra todos os colaboradores da Campanha dos Devotos que já se foram para a Casa do Pai.
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo