Pela primeira vez na história o Santuário de Lourdes, na França, está fechado para os fiéis. Em função da pandemia de coronavírus, como medida de segurança o santuário está com os portões temporariamente fechados.

As imagens marcantes deste vídeo permitem fazer virtualmente uma visita que é impossível de ser feita normalmente, pois o amplo Santuário costuma ter fiéis circulando desde o início da manhã, quando os seus portões são abertos, até quase meia noite, quando eles são fechados.

Além disso, este vídeo mostra o Santuário de Lourdes sem doentes, algo impensável em tempos normais. 

Rosário transmitido da Gruta das Aparições no Santuário de Lourdes durante a pandemia de coronavírus - Tv Lourdes
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Rosário transmitido da Gruta das Aparições no Santuário de Lourdes durante a pandemia de coronavírus -- Tv Lourdes

Desde 1858, quando Nossa Senhora revelou para Santa Bernadette uma fonte de água na Gruta de Massabielle, mais de sete mil casos de curas inexplicáveis para a Medicina fizeram a fama do Santuário construído em torno dessa gruta.

E o transformaram num dos principais santuários marianos do mundo que atrai  a cada ano mais de seis milhões de peregrinos vindos de todos os cantos do planeta.

Maio normalmente é um mês de alta temporada, em que peregrinos enchem o belo santuário e a pequena cidade na região dos Montes Pirineus, na França.

Mas, desta vez, por enquanto o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes está vazio, como mostra este vídeo da Tv Lourdes, emissora oficial do Santuário, divulgado pelo YouTube.

As únicas atividades que continuam normalmente são as celebrações da Santa Missa e orações do Rosário, transmitidas ao vivo diretamente pela internet e as velas acesas em frente à Gruta das Aparições e no velário do Santuário, mantendo uma tradição iniciada por Santa Bernadette nos primeiros dias das aparições de Nossa Senhora.

O vídeo termina com uma oração divulgada pelo Papa Francisco no último dia 11 de março:

“Sob a Tua proteção, buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus. Não desprezes as nossas súplicas, nós que estamos na provação, e livra-nos de todo perigo, Virgem gloriosa e abençoada.”

Basílicas do Rosário e da Imaculada Conceição, no Santuário de Lourdes, durante a pandemia de coronavírus - Tv Lourdes
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Basílicas do Rosário e da Imaculada Conceição, no Santuário de Lourdes, durante a pandemia de coronavírus -- Tv Lourdes

Se Deus quiser, em breve a pandemia de coronavírus e as limitações que ela gerou serão superadas e os peregrinos poderão voltar a visitar o Santuário de Lourdes.