Depois de ficar fechado pela primeira vez na história, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Lourdes, na França, será reaberto para peregrinos individuais neste sábado, dia 16 de maio.

Um dos quatro santuários marianos mais visitados de todo o mundo, o Santuário de Lourdes foi fechado para o público desde 17 de março devido à pandemia de coronavírus.

Demarcações no solo em frente à imagen coroada de Nossa Senhora de Lourdes, no Santuário de Lourdes, durante a pandemia de coronavírus - reprodução Tv Lourdes
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Demarcações no solo em frente à imagem coroada de Nossa Senhora de Lourdes, no Santuário de Lourdes

A reabertura, no entanto, é parcial, cautelosa e visa atender basicamente os peregrinos dessa região da França. 

A entrada dos peregrinos só será permitida durante quatro horas por dia, entre as 14h00 e as 18h00.

Todos os cuidados estão sendo tomados para garantir que as normas de distanciamento social sejam observadas pelos peregrinos.

Medidas tomadas pelo Santuário
Vista lateral da esplanada da Basílica do Rosário, no Santuário de Lourdes, durante a pandemia de coronavírus - reprodução Tv Lourdes
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Vista lateral da esplanada da Basílica do Rosário, no Santuário de Lourdes, durante a pandemia de coronavírus

Segundo o Santuário, estas são as principais medidas de segurança implementadas em relação aos peregrinos:

  • O uso de máscara é obrigatório em todos os pontos do Santuário.
  • Ao entrar no Santuário, os peregrinos serão recebidos e orientados pela equipe de hospitaleiros nas duas entradas principais (portão de São José e Portão de São Miguel).
  • As visitas à Gruta das Aparições só poderão ser feitas por grupos de no máximo dez peregrinos de cada vez, acompanhados por  membros das comunidades religiosas de Lourdes e obedecendo a sinalização de distanciamento disposta no piso.
  • Na margem direita, os peregrinos poderão ficar na área em frente para à Gruta das Aparições, os velários capelas de luz e as torneiras com água da Gruta das Aparições, os peregrinos são convidados a respeitar distâncias. Marcas no chão facilitam a compreensão de todos. Hospitalários e guardas do Santuário garantem que a duração da meditação pessoal seja razoável.
  • Não haverá celebrações (missas, procissões, etc.) com a participação dos peregrinos.
  • Os tradicionais banhos na água da Gruta das Aparições estarão fechados.

Os capelães do Santuário continuarão celebrando as Santas Missas e orando o Rosário diretamente da Gruta das Aparições, com transmissão ao vivo pelos canais da Tv Lourdes nas mídias sociais.

Confira os canais da Tv Lourdes:

YouTube: www.youtube.com/user/LourdesWebTV

Facebook: www.facebook.com/pg/ndlourdes/videos/

Vídeo mostra a preparação para a reabertura do Santuário

Um vídeo divulgado pela Tv Lourdes através de seus canais nas mídias sociais mostra o trabalho de preparação para reabertura do Santuário de Lourdes,

Com o Santuário ainda vazio, é possível ver que grades isolam o acesso à Basílica do Rosário funcionários demarcam o piso para que os peregrinos possam manter o distanciamento seguro.

O vídeo é narrado em francês, mas as imagens mostram o bastante para se perceber o impacto do Santuário vazio e ver os preparativos para voltar a receber os peregrinos.

Déficit histórico para o Santuário

Desde o início da crise, com o cancelamento das peregrinações organizadas, o Santuário acumulou perdas de cerca  8 milhões de euros.

Infelizmente, essas dificuldades econômicas atingiram o Santuário num momento em que ele havia retornado ao equilíbrio financeiro.

Para garantir seu futuro e preservar empregos, é vital que o Santuário apele à generosidade dos doadores.

“A reabertura neste sábado, 16 de maio, é um grande sinal de esperança! Estou muito feliz e, nesta ocasião, quero lançar este apelo: Ajude o Santuário a se levantar!”

Olivier Ribadeau Dumas, reitor do Santuário de Lourdes

 

Importante: Todas as imagens utilizadas para ilustração foram reproduzidas do vídeo divulgado pela Tv Lourdes