Depois de dois meses fechado em função da pandemia de coronavírus, o Santuário de Lourdes foi reaberto ao público na tarde deste sábado, dia 16 de maio.

Um emocionante vídeo divulgado pela Tv Lourdes mostra as tocantes imagens do belíssimo santuário mariano vazio e a abertura do portão de São José pelo próprio reitor do Santuário, monsenhor Olivier Ribadeau Dumas.

Todos os cuidados foram tomados para que os peregrinos possam voltar a fazer a suas devoções com a segurança necessária e o vídeo mostra diversos deles, como o uso obrigatório de máscaras, a demarcação do piso nos lugares onde costuma haver maior volume de pessoas, as visitas acompanhadas e em grupos de apenas 10 pessoas e o funcionamento apenas durante a tarde.

Medidas de segurança severas
Peregrinos na margem direita, em frente à Gruta das Aparições, no Santuário de Lourdes  - reprodução Facebook
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Peregrinos na margem direita do rio, em frente à Gruta das Aparições, no Santuário de Lourdes

No entanto, a medida que mais chama a atenção foi a interdição da parte localizada na margem esquerda do rio Gave de Pau.

Isso impede que os peregrinos tenham acesso à Gruta das Aparições, ou Gruta de Massabielle, onde Nossa Senhora apareceu para Santa Bernadette Soubirous e lhe mostrou onde cavar, revelando uma fonte de água que corre até hoje.

Tradicionalmente, o ponto alto de uma peregrinação ao Santuário de Lourdes é a visita à Gruta das Aparições, tocar a rocha da gruta e fazer suas orações ou participar da Santa Missa ou da oração do Rosário em frente à imagem original de Nossa Senhora de Lourdes, esculpida de acordo com a descrição feita pela própria Santa Bernadette.

Família de peregrinos na margem direita, em frente à Gruta das Aparições, no Santuário de Lourdes - reprodução Facebook
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Família de peregrinos na margem direita do rio, em frente à Gruta das Aparições

Enquanto durarem as restrições impostas pela necessidade de distanciamento social, a gruta só poderá ser vista da outra margem do rio, como mostram as imagens do vídeo, e as  missas e a oração do Rosário terão de ser acompanhadas apenas pela televisão ou pelas mídias sociais, como o Facebook e o YouTube.

Igualmente severas são a proibição dos tradicionais banhos nas águas da Gruta das Aparições, o cancelamento das duas tradicionais procissões diárias e a celebração de missas sem a participação dos peregrinos.

Confira o vídeo do Santuário de Lourdes sendo reaberto:

Com a graça de Deus brevemente os peregrinos poderão voltar a visitar e fazer as suas devoções  no Santuário de Lourdes.