Santuário de Lourdes, na França

Santuário de Lourdes, na França

Embora o destino de turismo religioso mais visitado do Brasil – Aparecida – fique no estado de São Paulo, quando se trata de eventos para discutir e estudar esse segmento são outros estados brasileiros que se destacam.

Sinalizando que esse panorama pode estar começando a mudar, a capital paulista será sede do I Fórum de Turismo e Espiritualidade, que acontece dia 18 de setembro de 2019, das 18h às 21h30, na Unibes Cultural.

O evento vai reunir conhecidos profissionais do mercado de turismo para debater destinos que trabalhem a espiritualidade em sua estratégia de promoção.

Painéis

Basílica de Lisieux, na França

Basílica de Lisieux, cidade de santa Terezinha do Menino Jesus

O primeiro painel, cujo tema é “França Espiritual”, será apresentado por Caroline Putnoki, diretora para América Latina da Atout France, o escritório de promoção turística da França. Além de trazer o “case” de Lourdes, a segunda cidade mais visitada da França depois de Paris, com seis milhões de turistas por ano, Caroline vai falar de outros destinos como Lisieux e Ars, além do que o país tem a oferecer para fiéis de outras religiões.

No segundo painel, cujo o tema é “Brasil: destino de muitas crenças”, Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, vai abordar as estratégias e rotas de fé do Estado. Já o diretor da Bahiatursa, Jorge Ávila, vai explicar como a Bahia tem se posicionado nesse sentido.

O terceiro e último painel do primeiro Fórum de Turismo e Espiritualidade terá como tema “Israel muito além do convencional”, com Carolina Dias, gerente de promoção do Ministério de Turismo de Israel e Marcelo Micheletto, diretor da MH Tour, que contam suas experiências e apontam novas perspectivas para um dos mais importantes centros de peregrinação do planeta, com mediação de Tarcila Ferro, diretora de redação da revista Viajar Pelo Mundo.

Cenários e perspectivas

A abadia de Mont Saint-Michel, consagrada a São Miguel Arcanjo, é um dos destinos de peregrinação mais antigos da França e da Europa - foto: Atout France

A abadia de Mont Saint-Michel, consagrada a São Miguel Arcanjo

Viagens transformadoras e experiências únicas têm sido a motivação de grande parte dos turistas nesse final de década. Obviamente, o contato com outras culturas assegura vivências incríveis. Mas há também um significativo número de pessoas que buscam o seu Sagrado e o autoconhecimento em viagens individuais ou de grupos. Esta primeira edição do Fórum aponta cenários e perspectivas e mostra que através do turismo é também possível a convivência pacífica e respeitosa entre pessoas de diferentes crenças”, explica Ricardo Hida, curador do evento, diretor da Promonde e autor do livro “Guia para quem tem guias”.

O evento é organizado pela Unibes Cultural e pela Promonde Travel + Food Marketing, com patrocínio da Atout France e da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Itapecerica da Serra.

 

LEIA TAMBÉM  Pastoral do Turismo e Sindicato de Guias fazem evento em Salvador

Serviço

Evento: Fórum de Turismo e Espiritualidade
Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré
Data: 18 de setembro de 2019
Horário: das 18h às 21h
Inscrições:
contato@promonde.com.br