Monges no claustro da Abadia de Saint-Wandrille de Fontenelle, atração de turismo religioso na região de Rouen, na França - divulgação

Monges no claustro da Abadia de Saint-Wandrille de Fontenelle, na Normandia

Um novo evento focado no turismo religioso e espiritual promete ser o foco das atenções dos profissionais do segmento na próxima semana.

No mesmo mês em que se comemora o Dia Mundial do Turismo e que o mercado de turismo se reúne em São Paulo para a 47ª edição da tradicional feira da ABAV – Associação Brasileira de Agentes de Viagem, a cidade recebe o I Fórum de Turismo e Espiritualidade.

O evento acontece dia 18 de setembro de 2019, no período das 18h às 21h30, no auditório da Unibes Cultural.

O I Fórum de Turismo e Espiritualidade vai reunir conhecidos profissionais do mercado de turismo para debater destinos que trabalhem a espiritualidade em sua estratégia de promoção.

É bastante positivo que um evento voltado para o turismo religioso e espiritual seja realizado em São Paulo, que mesmo sendo o principal mercado emissor do Brasil e abrigue o destino de turismo religioso mais visitado do País, tem ficado em segundo plano quando se trata de eventos para discutir e estudar esse segmento.

Primeiro painel

Saint Chapelle, igreja com belíssimos vitrais em Paris, na França - divulgação

Saint Chapelle, igreja com belíssimos vitrais em Paris,

O primeiro painel, cujo tema é “França Espiritual”, será apresentado por Caroline Putnoki, diretora para América Latina da Atout France, o escritório de promoção turística da França.

Além de trazer o “case” de Lourdes, a segunda cidade mais visitada da França depois de Paris, com seis milhões de turistas por ano, Caroline vai falar de outros destinos como Lisieux e Ars, além do que o país tem a oferecer para fiéis de outras religiões.

Segundo painel

Santuário Nacional de Aparecida à noite

Santuário Nacional de Aparecida

No segundo painel, cujo o tema é “Brasil: destino de muitas crenças”, Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo e ex-Ministro do Turismo, vai abordar as estratégias e rotas de fé do Estado.

Essa presença é muito importante, pois até agora essa Secretaria não parecia dar muita relevância para esse segmento, apesar dela ser responsável pela Rota da Luz SP, roteiro para peregrinações à pé a Aparecida e de só esse destino receber mais de 12,5 milhões de visitantes por ano.

Outro importante destino paulista de turismo religioso é a vizinha Cachoeira Paulista, sede da comunidade Canção Nova, que recebe outros 1,2 milhões de visitantes a cada ano.

Outro partricipante do painel será Jorge Ávila, diretor da Bahiatursa, que vai explicar como a Bahia, estado no qual o turismo religioso está cada vez mais em evidência, tem se posicionado nesse sentido.

Além de muita atenção na melhora da estrutura do turismo religioso em Salvador, o estado passa a receber ainda mais atenção com a beatificação de Irmã Dulce, a Santa Dulce dos Pobres, no próximo dia 13 de outubro.

Terceiro painel

Jerusalem, na Terra Santa -L'Espace Tours

O terceiro e último painel do primeiro Fórum de Turismo e Espiritualidade terá como tema “Israel muito além do convencional”, com Carolina Dias, gerente de promoção do Ministério de Turismo de Israel e Marcelo Micheletto, diretor da MH Tour, que contam suas experiências e apontam novas perspectivas para um dos mais importantes centros de peregrinação do planeta, com mediação de Tarcila Ferro, diretora de redação da revista Viajar Pelo Mundo.

Um dos mais tradicionais destinos de turismo religioso, Israel tem como uma das principais características a atração de visitantes de diversos credos religiosos.

Cenários e perspectivas

Altar e mosaico na Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Lisieux, na França

Altar e mosaico na Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Lisieux

Viagens transformadoras e experiências únicas têm sido a motivação de grande parte dos turistas nesse final de década. Obviamente, o contato com outras culturas assegura vivências incríveis. Mas há também um significativo número de pessoas que buscam o seu Sagrado e o autoconhecimento em viagens individuais ou de grupos. Esta primeira edição do Fórum aponta cenários e perspectivas e mostra que através do turismo é também possível a convivência pacífica e respeitosa entre pessoas de diferentes crenças”, explica Ricardo Hida, curador do evento, diretor da Promonde e autor do livro “Guia para quem tem guias”.

O evento é organizado pela Unibes Cultural e pela Promonde Travel + Food Marketing, com patrocínio da Atout France e da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Itapecerica da Serra.

LEIA TAMBÉM  Abadia do Mont Saint Michel, uma visita imperdível

Serviço

Evento: Fórum de Turismo e Espiritualidade
Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré
Data: 18 de setembro de 2019
Horário: das 18h às 21h
Inscrições:
contato@promonde.com.br