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França faz investimento milionário para revitalizar turismo em Lourdes

Para fazer frente aos efeitos negativos da prolongada pandemia de Covid-19, o governo da França está colocando em ação um abrangente plano para revitalizar o turismo em Lourdes.

A apesar de ter só 13 mil habitantes, o popular destino de turismo religioso localizado na região dos Altos Pireneus abriga o segundo maior número de hotéis de toda a França, só perdendo para Paris.

A pequena Lourdes, exemplo rematado do que a França classifica como cidade-santuário (“ville sanctuaire”), tem no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, agora Santuário Nacional da França, sua principal atração e no turismo religioso, a sua principal fonte de renda.

Por causa das rígidas regras sanitárias adotadas na França, o Santuário, que normalmente atraia cerca de três milhões de peregrinos anualmente, ficou dois meses totalmente fechado ao público em 2020 e ainda opera com muitos cuidados e restrições.

Casal toca a rocha da Gruta das Aparições, no Santuário de Lourdes, França - foto Pierre Vincent - SNDL

Casal de peregrinos repete o tradicional gesto de tocar a rocha da Gruta das Aparições

O acesso do público à Gruta das Aparições, local considerado o “coração” do Santuário, interditado para o público em 16 de março de 2020, só foi liberado em 11 de fevereiro de 2022 e ainda assim, só sob cuidadosa supervisão.

Em função desses problemas e das restrições a viagens nacionais – e, principalmente, internacionais -, o volume de visitantes caiu drasticamente, afetando o número de pernoites, que caiu 80% em 2020 e 90% em 2021 em relação aos 2,1 milhões registrados em 2019.

Isso causou uma crise sem precedentes, afetando profundamente os hotéis, os restaurantes, o comércio e a força de trabalho da cidade, que costuma receber milhares de trabalhadores – principalmente estrangeiros – para reforçar o atendimento aos peregrinos durante o período de alta temporada, entre os meses de março e outubro.

Futuro de Lourdes

Capa do Plan Avenir Lourdes

 

Batizado de “Plan Avenir Lourdes” (Plano Futuro de Lourdes), o projeto governamental tem como objetivo revitalizar a cidade e fortalecer sua atratividade turística e conta com o engajamento de altas autoridades francesas, como o Presidente Emmanuel Macron, o Primeiro-Ministro Jean Castex e o Ministro Delegado do Turismo Jean-Baptiste Lemoyne. De acordo com o Primeiro-Ministro francês, Lourdes é “cidade simbolo” da ação do Estado para revitalizar o turismo.

Lançado em setembro de 2021, poucas semanas após uma visita de Macron a Lourdes, o plano envolve a implementação de 100 ações a serem desenvolvidas em um período de dez anos, até 2030, com um investimento de 100 milhões de euros.

Das 100 ações propostas, 24 foram consideradas prioritárias e devem ser implementadas até 2025, com um aporte total de 100 milhões de euros, do quais 38 milhões do Governo Federal. Esse investimento complementa os 176,6 milhões de euros investidos emergencialmente em 2020 e 2021 em Lourdes.

Essas ações foram distribuídas em função de cinco eixos, com o objetivo central de estratégia para reavivar o turismo e a economia da cidade: tornar Lourdes a líder do turismo religioso na França, passando a focar na atração de novos públicos; renovar os locais de recepção turística; renovar a cidade, especialmente fachadas e alguns locais emblemáticos; continuar a melhorar o apoio aos trabalhadores sazonais e melhorar a oferta de transporte para o destino.

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Projeto Place du Camp Commun - Prefeitura de Lourdes, França

Detalhe do projeto da Place du Camp Commun

Entre as ações previstas estão duas que buscam criar bases para a atração de novos públicos, como o projeto e implantação de um centro de eventos e de um centro de formação de mountain bike, aproveitando a vocação natural do Pic du Jer, que já recebe uma etapa do Campeonato Mundial da modalidade.

No que diz respeito à restauração e modernização da paisagem urbana, se destacam ações de requalificação de diversas praças, como a Peyremale, que ocupa o espaço onde ficava a igreja de Lourdes no tempo das aparições e a do Champ Commun, onde ficam o charmoso mercado municipal e o escritório de Turismo.

Outras medidas incluem o tratamento paisagístico das margens do rio Gave de Pau, a substituição da ponte Peyramale e a modernização da Porta de São José, uma das duas entradas principais do Santuário.

Entre outras ações importantes estão medidas para melhorar o acesso rodoviário, ferroviário e aéreo a Lourdes, além de uma campanha de comunicação para promover o destino.

 

 

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