Turismo religioso

Rota da Fé é premiada em importante feira de turismo da Espanha

A Rota da Fé, caminho de turismo religioso da região de Campo Mourão, no Paraná, recebeu no último dia 18 de janeiro, em Madri, na Espanha, o prestigioso prêmio internacional Excelências Turísticas 2022.

Recebida pelo idealizador e Coordenador Técnico da Rota da Fé, Ruben Orlando Moyano, a premiação em reconhecimento à atuação em prol do turismo religioso e responsável, foi entregue durante a Fitur – Feria Internacional de Turismo, uma das principais feiras de turismo de todo o mundo.

A Rota da Fé foi a única representante do Brasil nessa edição da premiação internacional criada em 2005 pelo respeitado grupo editorial espanhol Excelencias, que tem destacada atuação nos segmentos de turismo e gastronomia, entre outros.

A Rota da Fé
O prêmio Prêmio Excelências Turísticas 2022 atribuído à Rota da Fé

O prêmio Prêmio Excelências Turísticas 2022 atribuído à Rota da Fé

Criada em 2007 por leigos da Diocese de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, a Rota da Fé é uma iniciativa de turismo religioso de base comunitária que consiste na realização de romarias regionais de curta distância que alternam trechos percorridos à pé e em meios de transporte rodoviário, usualmente ônibus rodoviários.

A romaria surgiu como proposta de oferta de uma atividade sem complexidade que pudesse reunir toda a família dos participantes, inclusive crianças e idosos.

Organizada pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, a Rota da Fé completa em 2023 dezesseis anos de sucesso, com 62 edições realizadas e um acumulado de dezenas de milhares de participantes.

O Caminho Iniciático de Santiago de Compostela

Cerimônia de entrega do Prêmio Excelências Turísticas 2022 em Madri, na Espanha. Ruben Orlando Moyano recebe de José Carlos de Santiago o prêmio Prêmio Excelências Turísticas 2022 atribuído à Rota da Fé

Ruben Orlando Moyano recebe de José Carlos de Santiago, presidente do Grupo Excelencias, o prêmio Prêmio Excelências Turísticas 2022 atribuído à Rota da Fé

A mais recente iniciativa da Rota da Fé foi o início da implantação do Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, que será o primeiro oficialmente reconhecido a ser implantado fora da Europa.

A proposta é que essa seja uma nova rota de peregrinação permanente que sirva como etapa inicial para peregrinos que pretendem percorrer o tradicional Caminho de Santiago de Compostela (o Camino de Santiago), na Espanha.

Com um trajeto de aproximadamente 100 quilômetros entre as cidades de Campo Mourão e Fênix, no estado do Paraná, o Caminho Iniciático incluirá ainda as cidades de Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz e foi escolhido celebrando o passado religioso da região, que abrigou uma das Missões Jesuíticas no século XV.

O convênio para a implantação da nova rota de peregrinação foi assinado em novembro de 2022 pelo vice-governador Darci Piana; o bispo da Diocese de Campo Mourão, Dom Bruno Versari e o presidente da Associação Internacional de Cooperação Turística (Asicotur) e chanceler da Ordem de Santiago de Compostela, Alejandro Carballo, além de outras autoridades.

Em breve especialistas espanhóis devem estar no Paraná levantando informações para a execução do Plano Diretor do Caminho Iniciático, que servirá como base para que seja iniciada a sua implantação,

Compartilhe

Notícias recentes

Santuário de Lourdes oficializa programação em Português

Santuário de Lourdes oficializa programação em Português

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, situado na pequena cidade de Lourdes, no sul… Continue lendo

Peregrinações do Brasil para o Santuário de Lourdes crescem mais de 400%

Peregrinações do Brasil para o Santuário de Lourdes crescem mais de 400%

O volume de grupos de peregrinação do Brasil que visitaram o Santuário de Nossa Senhora… Continue lendo

Santuário de Lourdes tem novidades para quem fala Português

Santuário de Lourdes tem novidades para quem fala Português

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na pequena cidade francesa de Lourdes, passa a… Continue lendo

Canção Nova tem nova edição da Festa da Misericórdia neste final de semana

Canção Nova tem nova edição da Festa da Misericórdia neste final de semana

A sede da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, SP, recebe neste final de semana… Continue lendo

Santuário de Lourdes terá Rosário em Português domingo, dia 11 de fevereiro

Santuário de Lourdes terá Rosário em Português domingo, dia 11 de fevereiro

Neste domingo, dia 11 de fevereiro, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França,… Continue lendo

Paraíba ganha roteiro Caminhos da Paixão

Paraíba ganha roteiro Caminhos da Paixão

A partir deste mês, o estado da Paraíba ganha uma nova opção de turismo religioso,… Continue lendo

Pular para o conteúdo