13º Encontro Argentino de Turismo Religioso
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Apesar da pandemia, o turismo religioso foi destaque em três eventos realizados na primeira semana de dezembro, sendo dois em outros países e um no Brasil.

O primeiro deles foi a 13ª edição do Encontro Argentino de Turismo Religioso (EATR), realizado pela Comissão Argentina de Turismo Religioso (CATR) nos dias 2 e 3, quarta e quinta-feira, este ano em versão virtual.

Com o tema “Turismo religioso, caminho de esperança”, o evento teve como sede virtual a cidade de Córdoba e como convidada a província de Salta.

Participantes de uma das palestras virtuais do 13º Encontro Argentino Turismo Religioso
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Alguns dos participantes de uma das palestras virtuais do 13º Encontro Argentino Turismo Religioso

Além de apresentar um conteúdo técnico muito interessante, o evento se destacou pela abertura, que contou com a participação de autoridades governamentais federais, estaduais e municipais, numa demonstração de reconhecimento da importância do segmento de turismo religioso para a Argentina, ao contrário do que acontece no Brasil.

O conteúdo do primeiro dia do Encontro pode ser visto neste link e o do segundo dia, neste.

Salvador Experience: Turismo 360º

Padre Manoel Filho, da Pastur de Salvador e Rosa Brito, da Obras Sociais Irmã Dulce, em painel sobre turismo religioso durante o Salvador Experience
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Padre Manoel Filho e Rosa Brito durante o painel sobre turismo religioso do Salvador Experience

O segundo evento da semana foi o Salvador Experience: Turismo 360º, evento híbrido promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (SECULT) e transmitido via YouTube. 

Na quarta-feira, dia 4, Painel Turismo Religioso: Roteiro da Fé Católica explorou os dois interessantíssimos roteiros de turismo religioso já desenvolvidos e implantados pelas Pastoral de Turismo da Arquidiocese de Salvador com o apoio do SEBRAE e de outras entidades.

O painel contou com a participação do padre Manoel Filho, coordenador da Pastur; Rosa Brito, responsável pelo turismo religioso nas Obras Sociais Irmã Dulce e a presidente da ABAV-Bahia, Ângela Carvalho, com mediação da experiente jornalista Heloisa Braga.

Participantes do painel sobre turismo religioso do evento Salvador Experience
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Aspecto do painel sobre turismo religioso do Salvador Experience

Além de detalharem no painel as igrejas e atrações visitadas nos roteiros já implantados, padre Manoel e Rosa revelaram que em breve a capital baiana deve ganhar mais roteiros para explorar o riquíssimo patrimônio religioso da cidade.

A Pastoral do Turismo deve lançar no próximo ano o Roteiro dos Conventos, com conteúdo religioso, histórico e gastronômico, enquanto que as  Obras Sociais Irmã Dulce devem lançar novos roteiros baseados na vida da santa baiana.

Vale ressaltar a participação ativa dos agentes de turismo receptivo de Salvador na divulgação e venda dos roteiros de turismo religioso, como ressaltou a presidente da ABAV Bahia.

O conteúdo do painel pode ser visto na íntegra clicando aqui.

Congresso Internacional “As Rotas de Peregrinação como impulsionadoras do Turismo Internacional”

Participantes do Congresso Internacional "As Rotas de Peregrinação como impulsionadoras do Turismo Internacional", em Santiago de Compostela, na Espanha
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

A platéia presente na programação técnica do Congresso Internacional em Santiago de Compostela

Nos dias 5 e 6, sábado e domingo, foi a vez do Congresso Internacional “As Rotas de Peregrinação como impulsionadoras do Turismo Internacional” fechar a movimentada semana.

Reunindo palestrantes de 21 países em uma rica programação técnica, esse evento híbrido promovido pela Ordem do Caminho de Santiago, foi realizado em Santiago de Compostela, na Espanha, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Ruben Moyano, da Rota da Fé, participa virtualmente do Congresso Internacional promovido pela Orden do Caminho de Santiago em Santiago de Compostela
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Ruben Moyano, da Rota da Fé, participa virtualmente do Congresso Internacional em Santiago de Compostela

O Brasil esteve representado por Ruben Moyano, que apresentou em sua palestra detalhes sobre a Rota da Fé, romaria à pé baseada em Campo Mourão, no Paraná, que já alcança 60 edições, reunindo um número cada vez maior de participantes.

Entre outras participações interessantes, vale ressaltar a do especialista português Afonso Carreira, da agência de turismo receptivo Verde Pino, que em discorreu sobre o turismo religioso em Fátima.

Os vídeos com as palestras do Congresso podem ser vistos clicando aqui.