Uma das características do Caminho de Santiago, a mais famosa rota de peregrinação do mundo, é a existência de diversas opções de percurso, a partir de praticamente todos os pontos da Europa.
No entanto, existem três que se destacam na preferência dos peregrinos: o Caminho Francês, o Caminho Português e o Caminho Português da Costa.
No ano de 2019, 347.578 peregrinos se registraram no Escritório de Peregrinos de Santiago de Compostela, na Espanha.
É lá que praticamente todos que fazem o Caminho de Santiago passam para receber o cobiça certificado que testemunha que o peregrino fez a jornada e a distância que percorreu.
Segundo o Escritório de Peregrinos, 189.937 desses peregrinos, ou 54,65% do total, utilizaram o percurso conhecido como Caminho Francês.
A segunda opção mais utilizada foi o Caminho Português, preferido por 72.357 peregrinos, o equivalente a 20,82% do total.
E a terceira foi o Caminho Português da Costa, utilizado por 22.292 pessoas, ou 6,41% do total de homens e mulheres que fizeram o Caminho de Santiago em 2019.
Isso significa que 27,23% dos peregrinos preferiram partir de Portugal para fazer o caminho até Santiago de Compostela, enquanto que 54,65% optaram por partir da França.
Resumindo, 81,88% dos que percorreram o Caminho de Compostela em 2019 optaram por partir da França ou de Portugal, embora isso não signifique que franceses ou portugueses sejam maioria entre os peregrinos.
Embora o Caminho receba peregrinos de todo o mundo, em 2019 foram os espanhóis os que constituíram a maioria esmagadora, com 42,11% do total, seguidos pelos italianos (8,27%), pelos alemães (7,53%), pelos americanos (5,94%) e pelos portugueses (5,02%), na quinta posição.
A França foi responsável por 2,66% dos peregrinos, ficando na sexta posição, seguida pelo Reino Unido (2,63%), pela Coréia do Sul (2,37%) e pela Irlanda (1,96%).
O Brasil foi o décimo pais que mais enviou peregrinos para percorrerem o Caminho de Santiago, num total de 6.025 homens e mulheres, ou 1,73% do total.
Tradicionalmente, “fazer o Caminho” significa que o peregrino sai de sua casa para chegar à “Casa de Santiago”, a Catedral de Santiago de Compistela.
O Caminho de Santiago não é um fim em si mesmo, mas um meio para atingir a meta: visitar a tumba de Santiago.
Algumas das rotas mais tradicionais e conhecidas são o Caminho Francês, o Caminho Português, o o Caminho Português da Costa, o Caminho Primitivo, o Caminho do Norte, o Caminho Inflês e a Via De La Plata, entre outras.
A Secretaria de Turismo de Santana do Ipanema, em Alagoas, passa a contar com um… Continue lendo
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo