page contents
Assuntos: AparecidaDestaques

Primeira basílica do Brasil, Basílica Velha de Aparecida completa 110 anos de sagração

Basílica Velha de Aparecida foto Marco Ankosqui - MTUR

Basílica Velha de Aparecida

Primeira igreja do país a receber da Santa Sé o título de Basílica, que reconhece oficialmente a importância do templo, a Basílica Velha de Aparecida completa no dia 5 de setembro 110 anos de sagração.

Ela foi o primeiro templo brasileiro a receber o título basilical, uma honraria concedida pelo Vaticano. que reconhece que se trata de um importante local de peregrinação e devoção católica.

“Uma basílica é uma estrutura arquitetônica de origem romana que antigamente tinha uma função econômica e jurídica. Depois que a Império Romano se tornou oficialmente cristão, o termo ‘basílica’ foi utilizado também para referir-se a determinadas igrejas geralmente grandes ou importantes às quais haviam outorgado ritos especiais e privilégios em matéria de culto. Este é o sentido usado hoje, tanto do ponto de vista arquitetônico quanto religioso”, explica o missionário redentorista padre Inácio de Medeiros.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida na Basílica Velha, em Aparecida

Imagem de Nossa Senhora Aparecida na Basílica Velha

Embora tenha sido inaugurada em 1888, a então Igreja de Nossa Senhora Aparecida recebeu o título de Basílica Menor no ano de 1908.

Após uma solicitação enviada ao Vaticano pelos bispos brasileiros, um decreto do Papa Pio X concedeu a dignidade ao templo de Aparecida. Até então, o Brasil não possuía nenhuma Basílica.

Para oficializar a nomeação, o então arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva realizou, no dia 05 de setembro de 1909, a sagração da igreja como Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Relíquias de São Vicente

Interior da Basílica Velha de Aparecida foto Marco Ankosqui - MTUR

Interior da Basílica Velha de Aparecida

Como presente pela nomeação, o Papa Pio X enviou à nova Basílica fragmentos dos ossos de São Vicente, mártir espanhol do século IV, bem como uma pedra com seu sangue.

O Vaticano também ofertou o gonfalone – uma espécie de guarda-chuva listrado com as cores da Santa Sé – e o tintinabulo – haste com um pequeno sino, tocado nas procissões -, insígnias que distinguem uma Basílica.

Tanto as relíquias quanto os artefatos podem ser vistos até hoje expostos no presbitério da Basílica Velha de Aparecida, como provas da predileção do Vaticano pelos brasileiros e sua Padroeira.

71 Basílicas

Atualmente, o Brasil possui 71 basílicas, sendo que duas delas estão localizadas em Aparecida. O último templo brasileiro a receber este título foi a Basílica Menor de Santo Antônio de Pádua, de Ribeirão Preto (SP). A determinação do Vaticano foi expedida em março deste ano.

Em todo o mundo, existem apenas 1806 basílicas. Quase 32% delas estão localizadas só na Itália, onde estão 576 templos dessa categoria.

O país também abriga três das únicas quatro “Basílicas Maiores” que existem no mundo: São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros, todas localizadas em Roma.

A Basílica de São Pedro, do Vaticano, completa a lista de “Basílicas Maiores”, assim chamada por estarem diretamente ligadas ao Papa.

Compartilhe

Matérias recentes

Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

  Falta só uma semana para o início da sexta edição da Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo a Aparecida,… Continue lendo

20 de setembro de 2019
Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

  No próximo dia 13 de outubro, Irmã Dulce deixa de ser beata e passa a ser reconhecida como santa… Continue lendo

13 de setembro de 2019
Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Um novo evento focado no turismo religioso e espiritual promete ser o foco das atenções dos profissionais do segmento na… Continue lendo

11 de setembro de 2019
Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

  A partir de agora quem visita Aparecida passa a contar com mais uma opção para conhecer os principais pontos… Continue lendo

10 de setembro de 2019
Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

  Último feriado nacional antes das comemorações da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro, o feriado da Independência deve… Continue lendo

6 de setembro de 2019
Rota da Luz: saiba onde carimbar o seu passaporte eletrônico

Rota da Luz: saiba onde carimbar o seu passaporte eletrônico

  Quem vai fazer a peregrinação à pé até Aparecida pela Rota da Luz SP e deseja ter um comprovante… Continue lendo

6 de setembro de 2019