page contents
Assuntos: Aparecida

Santuário Nacional de Aparecida recebe mais de 180 mil romeiros no final de semana

Santuásrio Nacional de Aparecida - governo São Paulo

Mais de 180 mil peregrinos em grandes romarias são esperados no Santuário Nacional de Aparecida neste final de semana.

A menos de 50 dias da Festa da Padroeira, aumenta o número de peregrinações organizadas por dioceses e arquidioceses para visitar a Basílica de Aparecida.

Na sexta-feira (30 de agosto), a Diocese de São Mateus (ES) chega ao Santuário Nacional para o primeiro dia de peregrinação. A missa das 16h abre as atividades da romaria, que segue até sábado (31), sendo encerrada na celebração das 10h30.

No sabado, é a vez de fiéis de duas arquidioceses chegarem a Aparecida em suas romarias.

Romaria da Arquidiocese do Rio de Janeiro a Aparecida

Cardeal Dom Oranio Tempestra com imasgem de Nossa Senhora Aparecida - divulgação

A maior delas é a do Rio de Janeiro, que espera atrair cerca de 100 mil cariocas. A peregrinação, que neste ano completa sua 87ª edição, é uma das mais antigas entre as registradas pelo Santuário Nacional.

O momento de oração dos fiéis cariocas em Aparecida acontece desde 1902, quando a primeira peregrinação do Rio de Janeiro, motivada pelo Cardeal Joaquim Arcoverde, marcou presença na Terra da Padroeira do Brasil.

Na época, a romaria preparou os cariocas para a celebração do jubileu de ouro da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição.

Em 1931, a visita da Imagem original de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro impulsionou ainda mais a peregrinação ao seu Santuário em Aparecida.

“Todos os que peregrinam ao Santuário Nacional da Padroeira do Brasil experimentam, aos poucos, a graça de sentirem-se acolhidos por Maria Santíssima como filhos. A peregrinação anual de nossa Arquidiocese é um momento de transformação interior”, explica o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, um dos motivadores da romaria.

Missa no altar central do Santuário Nacional de Aparecida - divulgação

Missa no altar central do Santuário Nacional de Aparecida

As atividades da peregrinação se iniciam logo cedo, às 6h30, com uma concentração na Tribuna Papa Bento XVI, seguida pela recitação do Rosário às 7h. O ponto alto da programação acontece às 9h00, com uma missa solene celebrada no Altar Central da Basílica.

Após a Eucaristia, os cariocas seguem a pé para o Morro do Cruzeiro, onde é realizada uma Via-Sacra, recordando os últimos passos da vida de Jesus, sua morte e ressurreição.

Nesta edição, a Romaria tem como tema: “Virgem Maria, Mãe dos Sacerdotes: ‘Eis-me aqui!’ (Is 6,8)”. A temática está em sintonia com o Ano Vocacional Sacerdotal, vivido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro até o fim de 2019.

“Iremos, de maneira especial, neste ano vocacional sacerdotal, agradecer e pedir pelas vocações sacerdotais presentes, atuantes e santas para a Igreja formadas em nossa arquidiocese”, explica Dom Orani.

Romaria da Arquidiocese de Porto Alegre a Aparecida

Outra arquidiocese que marca presença em Aparecida na mesma data é a de Porto Alegre. Durante a missa das 18h, os mais de 700 peregrinos vão se reunir ao redor do Altar Central da Basílica para iniciar a visita à Terra da Padroeira do Brasil.

As atividades da romaria serão retomadas na missa das 8h do domingo (1º de setembro), que marca o último dia da peregrinação ao Santuário.

Ainda no domingo, durante a missa das 18h00, os Missionários Redentoristas da Província de São Paulo abrem seu Capítulo Provincial, que neste ano comemora 125 anos da chegada da Congregação a Aparecida.

No encontro, são revisadas a vida apostólica e as prioridades pastorais, a partir das urgências missionárias e opções da Congregação do Santíssimo Redentor.

Compartilhe

Matérias recentes

Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

  Falta só uma semana para o início da sexta edição da Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo a Aparecida,… Continue lendo

20 de setembro de 2019
Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

  No próximo dia 13 de outubro, Irmã Dulce deixa de ser beata e passa a ser reconhecida como santa… Continue lendo

13 de setembro de 2019
Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Um novo evento focado no turismo religioso e espiritual promete ser o foco das atenções dos profissionais do segmento na… Continue lendo

11 de setembro de 2019
Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

  A partir de agora quem visita Aparecida passa a contar com mais uma opção para conhecer os principais pontos… Continue lendo

10 de setembro de 2019
Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

  Último feriado nacional antes das comemorações da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro, o feriado da Independência deve… Continue lendo

6 de setembro de 2019
Rota da Luz: saiba onde carimbar o seu passaporte eletrônico

Rota da Luz: saiba onde carimbar o seu passaporte eletrônico

  Quem vai fazer a peregrinação à pé até Aparecida pela Rota da Luz SP e deseja ter um comprovante… Continue lendo

6 de setembro de 2019