Peregrinos percorrem o Caminho de Santiago

Peregrinos percorrem o Caminho de Santiago

O Caminho de Santiago é, sem dúvida alguma, a peregrinação à pé mais conhecida em todo o mundo.

Desde o século IX peregrinos saem de suas casas e caminham até a Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, para venerar as relíquias do apóstolo São Tiago Maior.

Todos os anos centenas de milhares de peregrinos de todo o mundo percorrem fazem a jornada até o túmulo do apóstolo, à pé, de bicicleta, a cavalo, de cadeira de roda e até de barco.

Em 2019 o Caminho de Santiago foi percorrido por 347.578 mulheres e homens, segundo o Escritório de Peregrinos da Catedral de Santiago de Compostela.

Ano Jacobeu

Marca do Ano Jacobeu em Santiago de Compostela, Espanha

Marca do Ano Jacobeu em Santiago de Compostela

No próximo ano, porém, essa quantidade deve ser superada, pois em 2021 o dia 25 de julho, data em que é comemorada a festa do martírio de São Tiago Apóstolo, cai em um domingo.

Isso só acontece 14 vezes em cada cem anos e o ano em que isso acontece é chamado de ano Jacobeu ou ano santo compostelano. O último foi o de 2010 e o próximo será o de 2021.

Nos anos santos compostelanos os católicos podem obter a indulgência plenária – o perdão de todos os pecados – se visitarem o túmulo de São Tiago Maior na catedral de Santiago, rezarem pelas intenções do Papa, se confessarem, comungarem e sempre que possível, participarem de uma missa.

Porta Santa

Abertura da Porta Santa da Catedral de Santiago de Compostela em um Ano Jacobeu - Xoan Soler

Abertura da Porta Santa da Catedral de Santiago de Compostela em 2010

Tradicionalmente, o ano jacobeu é inaugurado com a cerimônia de abertura da Porta Santa na tarde do dia 31 de dezembro do ano anterior.

Nesse ritual, o arcebispo de Santiago bate três vezes com um martelo de prata na parede, símbolo da dureza do Caminho, que fecha esta entrada traseira da Catedral, “pedindo ao apóstolo Santiago permissão para entrar”. Em seguida, a parede é derrubada.

A porta permanece aberta durante os 12 meses seguintes, sendo fechada novamente no último dia do ano.

Dedicada a São Paio, a Porta Santa também é conhecida pelo nome de Pórtico do Perdão ou porta dos Vinte e Sete Sábios.

Indulgência plenária

Saiba o que é preciso para receber a indulgência plenária durante o ano Jacobeu:

– Visitar a Catedral de Santiago em qualquer dia durante o ano Jacobeu. Não é preciso ter percorrido ou completado uma distância mínima do Caminho de Santiago.

– Rezar uma oração (um Pai Nosso ou um Credo) pelas intenções do Papa.

– Confessar-se e comungar até quinze dias antes ou depois da visita à Catedral de Santiago. Pode ser em qualquer igreja.

– Recomenda-se entrar pela Porta Santa e acudir à missa do peregrino, que se celebra todos los dias do ano jacobeu às 12h na catedral, embora estes dois requisitos não sejam obrigatórios.

– A indulgência plenária pode ser alcançada uma vez por dia e pode ser alcançada para a própria pessoa ou para um fiel que já tenha falecido.