O Caminho de Santiago é, sem dúvida alguma, a peregrinação à pé mais conhecida em todo o mundo.
Desde o século IX peregrinos saem de suas casas e caminham até a Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, para venerar as relíquias do apóstolo São Tiago Maior.
Todos os anos centenas de milhares de peregrinos de todo o mundo percorrem fazem a jornada até o túmulo do apóstolo, à pé, de bicicleta, a cavalo, de cadeira de roda e até de barco.
Em 2019 o Caminho de Santiago foi percorrido por 347.578 mulheres e homens, segundo o Escritório de Peregrinos da Catedral de Santiago de Compostela.
Marca do Ano Jacobeu em Santiago de Compostela
No próximo ano, porém, essa quantidade deve ser superada, pois em 2021 o dia 25 de julho, data em que é comemorada a festa do martírio de São Tiago Apóstolo, cai em um domingo.
Isso só acontece 14 vezes em cada cem anos e o ano em que isso acontece é chamado de ano Jacobeu ou ano santo compostelano. O último foi o de 2010 e o próximo será o de 2021.
Nos anos santos compostelanos os católicos podem obter a indulgência plenária – o perdão de todos os pecados – se visitarem o túmulo de São Tiago Maior na catedral de Santiago, rezarem pelas intenções do Papa, se confessarem, comungarem e sempre que possível, participarem de uma missa.
Tradicionalmente, o ano jacobeu é inaugurado com a cerimônia de abertura da Porta Santa na tarde do dia 31 de dezembro do ano anterior.
Nesse ritual, o arcebispo de Santiago bate três vezes com um martelo de prata na parede, símbolo da dureza do Caminho, que fecha esta entrada traseira da Catedral, “pedindo ao apóstolo Santiago permissão para entrar”. Em seguida, a parede é derrubada.
A porta permanece aberta durante os 12 meses seguintes, sendo fechada novamente no último dia do ano.
Dedicada a São Paio, a Porta Santa também é conhecida pelo nome de Pórtico do Perdão ou porta dos Vinte e Sete Sábios.
Saiba o que é preciso para receber a indulgência plenária durante o ano Jacobeu:
– Visitar a Catedral de Santiago em qualquer dia durante o ano Jacobeu. Não é preciso ter percorrido ou completado uma distância mínima do Caminho de Santiago.
– Rezar uma oração (um Pai Nosso ou um Credo) pelas intenções do Papa.
– Confessar-se e comungar até quinze dias antes ou depois da visita à Catedral de Santiago. Pode ser em qualquer igreja.
– Recomenda-se entrar pela Porta Santa e acudir à missa do peregrino, que se celebra todos los dias do ano jacobeu às 12h na catedral, embora estes dois requisitos não sejam obrigatórios.
– A indulgência plenária pode ser alcançada uma vez por dia e pode ser alcançada para a própria pessoa ou para um fiel que já tenha falecido.
[irp posts=”44712″ name=”Saiba quais são as rotas mais usadas do Caminho de Santiago”]
[irp posts=”13931″ name=”Caminho de Santiago quebra recorde com 301.000 peregrinos em 2017″]
[irp posts=”16545″ name=”Conheça as principais atrações do Santuário de Fátima”]
[irp posts=”17251″ name=”Santuário de Fátima acolheu 6,3 milhões de peregrinos em 2019″]
Faltam só 30 dias para o início da 455ª edição da tradicional Festa da Penha,… Continue lendo
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, está ampliando a sua estrutura de… Continue lendo
Quem for ao Espírito Santo participar da 455ª edição da Festa da Penha vai poder… Continue lendo
A tradicional Festa da Penha, no Espírito Santo, chega este ano à sua 455ª edição,… Continue lendo
A décima-segunda edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, iniciada hoje no Santuário de Fátima,… Continue lendo
A capital do Rio Grande do Norte vem se destacando pela atenção que vem dedicando… Continue lendo