A bem-sucedida Rota da Fé, experiência de peregrinação à pé brasileira que já chegou a 59 edições, vai ser um dos destaques de importante Congresso Internacional que acontece neste final de semana em Santiago de Compostela, na Espanha.

Com o tema “As Rotas de Peregrinação como impulsionadoras do Turismo Internacional” o promovido pela tradicional Ordem do Caminho de Santiago será realizado no período de 5 a 7 de dezembro em formato híbrido, reunindo palestrantes de 21 países.

Com palestras e painéis a programação vai abordar experiências bem sucedidas e os desafios atuais que enfrentam tanto o Caminho de Santiago, que inicia no próximo dia 31 de dezembro as comemorações do Ano Santo Jacobeu como outros importantes pontos de peregrinação internacional e destinos do cristianismo, como a Terra Santa, Lourdes, Fátima ou a própria Roma.

Destaque para a Rota da Fé

Peregrinos percorrem a Rota da Fé, no Paraná - divulgação
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Peregrinos percorrem a Rota da Fé, no Paraná

No domingo, dia 6, a programação do Congresso vai abordar casos práticos de centros de peregrinação na América, quando o Brasil será representado por Ruben Moyano, coordenador da Rota da Fé. 

Às 18h15 (horário da Espanha), um painel mediado por Alejandro Rubín, Vice-presidente Executivo da Ordem do Caminho de Santiago vai expor as experiências da Rota da Fé, das Missões Jesuítas do Paraguai e da “Trilha Inca”, no Perú.

Em seguida, das 19h00 às 19h50, as boas práticas e as lições aprendidas nesses três cases serão analisadas por especialistas da Espanha, Equador, México, Perú, Costa Rica e Guatemala.

Peregrinos percorrem o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Peregrinos percorrem o Caminho de Santiago de Compostela

Também serão abordadas experiências de desenvolvimento do turismo religioso, como será o caso da Argentina, e as oportunidades de marketing turístico que surgem neste segmento, bem como boas práticas realizadas em rotas impulsionadas em diversos países da América Latina.

Importantes líderes de entidades turísticas internacionais irão discutir durante o Congresso a cooperação para o desenvolvimento turístico.

Além do programa acadêmico, o congresso vai oferecer aos participantes a possibilidade de conhecer pontos da Galícia cortados por itinerários do Caminho de Santiago, com experiências muito singulares e degustação de gastronomia local.

Congresso Internacional "As Rotas de Peregrinação como impulsionadoras do Turismo Internacional" - Santiago de Compostela 2020
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

É o caso de Santiago de Compostela, Melide – onde a Ordem dispõe da Floresta dos Peregrinos – e da cidade histórica de Noia, onde poderão conhecer o Projeto Noia-Portus-Apostoli.

Uma das atrações do evento será a criação ao vivo de um tapete floral conforme tradição local pela associação “Tapetes de Santiago”.

O Congresso receberá um máximo de 50 participantes presenciais, além de permitir a participação via Internet e conta com o apoio da Agência de Turismo da Galícia e do Instituto Nacional para a Promoção Turística da Argentina (INPROTUR).

 

A Rota da Fé

Peregrinos percorrem a Rota da Fé, no Paraná - divulgação
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Focada no turismo religioso sustentável, a Rota da Fé, é caracterizada pela caminhada dos fiéis por igrejas e locais de manifestação da fé, pelo contato com a natureza e pelo conhecimento da história e costumes da região.

A peregrinação, organizada pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, de Campo Mourão, cria oportunidades para um encontro das famílias e das pessoas que desejam fazer uma experiência religiosa.

Caracterizada como uma romaria, a Rota da Fé visita lugares considerados sagrados, promovendo contatos com diferentes culturas, costumes e artesanato locais, bem como a gastronomia das comunidades por onde passa, sem deixar de lado o contato direto com a natureza.

A primeira Rota da Fé foi realizada no dia 10 de Outubro 2007, com apenas 78 participantes. depois de ter sido lançada durante o primeiro Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável.

Serviço

Evento:  Congresso Internacional “As Rotas de Peregrinação como impulsionadoras do Turismo Internacional”
Data: 5, 6 e 7 de dezembro de 2020
Inscrições: https://www.ordendelcaminodesantiago.es/congreso-internacional.html
Organização: Ordem do Caminho de Santiago