page contents

Turismo religioso em Olinda ganha forças com a reabertura da Igreja do Carmo

Igreja do Carmo, em Olinda, Pernambuco

Aspecto da Igreja do Carmo em Olinda após a restauração

Mais uma boa notícia para o turismo religioso no Brasil: depois de longo e meticuloso processo de restauração, a tradicional Igreja do Carmo de Olinda, em Pernambuco, foi oficialmente reaberta no início do mês de Agosto.
Primeira igreja da Ordem dos Carmelitas erguida na América Latina, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo do Antigo Convento de Santo Antônio do Carmo de Olinda, tem mais e quatro séculos de idade e após muitos anos de reforma, voltou a ser usada como templo religioso após uma Missa de Rededicação no último dia 5 de Agosto..
Nesses 400 anos de história, foram muitos os períodos de obras. A restauração completa teve início em 1995 e recebeu recursos da ordem de R$ 6 milhões do governo federal por meio do Ministério da Cultura e do IPHAN, em programas como o Pronac, Monumenta e PAC Cidades Históricas, além da parceria da Prefeitura de Olinda e da Ordem do Carmo.
O IPHAN coordenou os trabalhos que devolveu à edificação de quase dois mil metros quadrados seu caráter renascentista original, com a predominância da horizontalidade, da simetria e da planta ordenada a partir de um eixo central. Volumetricamente, também guardou a simplicidade da silhueta e telhado em duas águas.
Com as intervenções, a cantaria (elementos de pedra) foi reformada tanto da área externa quanto na interna. As obras também incluíram o piso, o telhado, as paredes, que foram revestidas. A Igreja do Carmo ganhou novo sistema de hidráulica e elétrica.
O altar mor e o altar do Santíssimo estão prontos e adornados com tons dourados. Os entalhes em madeira se livraram dos cupins e ganharam de volta o brilho do ouro. O trabalho de recuperação da nave permitiu aos restauradores descobrirem os seus detalhes originais, feitos em pedra.
Na área externa, uma escada rodeando o Cruzeiro permite o acesso à colina. O templo ganhou móveis novos e a pintura também foi refeita respeitando as cores originais da construção.
A fase da prospecção arqueológica, que precisa ser feita sempre que um prédio histórico passa por obras de restauro, evidenciou os alicerces do antigo Convento e da Capela da Ordem Terceira.
Além de resgatar as características históricas e arquitetônicas do prédio, a obra incluiu medidas da atualidade como a adequação à acessibilidade. Agora, cadeirantes terão uma rampa de acesso que vai do estacionamento localizado no Parque do Carmo até a Igreja, além de banheiros adequados para portadores de necessidades especiais.
A resistência do monumento em 400 anos de história
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo do Antigo Convento de Santo Antônio do Carmo de Olinda é tombada pelo IPHAN desde 1938. A Ordem dos Carmelitas se instalou em Olinda, na ermida de Santo Antônio e São Gonçalo, por volta de 1580 quando teve início a construção da igreja.
Quando Olinda foi destruída pelos holandeses, em novembro 1631, a igreja e o convento sofreram sérios danos. A partir de 1654, com a expulsão dos invasores, os frades voltaram ao convento em ruínas e deram início à reconstrução. Em 1704, começaram as obras internas e foi erguido o Cruzeiro na frente do templo. A torre do lado sul foi concluída em 1726.
A igreja foi fechada em 1820 com a transferência do padre prior para Recife, o que provocou o abandono do convento. Outro grande golpe veio em meados do século XIX quando as fachadas Leste e Norte do convento ruíram, abrindo espaço para a ação de vândalos e saqueadores.
Foi só em 1897 que o frei Mariano do Monte Carmelo Gordon fez obras de restauração na capela-mor e mandou camarim com suas arcadas, pilastras e abóbada e nos anos de 1966 e 1968, foram realizados restauros já pelo IPHAN (na época, SPHAN), que devolveram à igreja seu traçado primitivo.
Compartilhe

Matérias recentes

6ª Romaria de Profissionais de Turismo começa nesta sexta-feira em Aparecida

6ª Romaria de Profissionais de Turismo começa nesta sexta-feira em Aparecida

  Aparecida, principal destino de turismo religioso do Brasil, recebe a partir desta sexta-feira, 27 de setembro,  a sexta edição… Continue lendo

23 de setembro de 2019
Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

  Falta só uma semana para o início da sexta edição da Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo a Aparecida,… Continue lendo

20 de setembro de 2019
Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

  No próximo dia 13 de outubro, Irmã Dulce deixa de ser beata e passa a ser reconhecida como santa… Continue lendo

13 de setembro de 2019
Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Um novo evento focado no turismo religioso e espiritual promete ser o foco das atenções dos profissionais do segmento na… Continue lendo

11 de setembro de 2019
Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

  A partir de agora quem visita Aparecida passa a contar com mais uma opção para conhecer os principais pontos… Continue lendo

10 de setembro de 2019
Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

  Último feriado nacional antes das comemorações da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro, o feriado da Independência deve… Continue lendo

6 de setembro de 2019