page contents

Santuário de Fátima recebeu mais de 9,4 milhões de peregrinos em 2017

O Papa Francisco encerrou as comemorações dos 100 anos das aparições no Santuário de Fátima - agência Ecclesia

O Papa Francisco encerrou as comemorações dos 100 anos das aparições no Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima, em Portugal, recebeu mais de 9,4 milhões de peregrinos no ano passado, quando foi celebrado o Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

Esses peregrinos puderam participar de 14.326 celebrações oficiais e particulares organizadas nos espaços celebrativos do Santuário de Fátima.

Números oficiais

Os números oficiais relativos ao ano do Centenário das Aparições foram apresentados durante o 40º Encontro de Hoteleiros e Responáveis de Casas Religiosas de Fátima, na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, quando a Direção do Santuário se encontrou com os representantes dos meios de hospedagem de Fátima.

O número recorde de peregrinos que visitaram a Cova da Iria, onde Nossa Senhora apareceu para os três pastorinhos, ultrapassou as melhores expectativas das autoridades civis.

A presença do Papa Francisco, que se fez peregrino de Fátima, em maio, e a Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto contribuíram para que se chegasse a um número expressivo de peregrinos, tanto em grupos organizados, quanto em peregrinações individuais ou familiares.

109 países

Só o número de grupos organizados atingiu 8.881 peregrinações, provenientes de 109 países.

Se considerarmos que o maior número de peregrinos visita a Cova da Iria entre maio e outubro, período em que se celebram no Santuário de Fátima as seis aparições de Nossa Senhora, e por isso é considerado o tempo das grandes peregrinações internacionais, registou-se nesse período uma média de 1,6 milhões de peregrinos por mês, sendo que setembro e outubro são, cada vez mais, os meses escolhidos pelos grupos organizados para a peregrinação a Fátima.

Além disso, no ano de 2017 por comparação com o ano anterior, quase que triplicaram as peregrinações estrangeiras (foram 7.110 peregrinações em 2017 e 2711 em 2016), tendo mais do que triplicado o número de peregrinos estrangeiros (374.586 em 2017 e 124.504 em 2016).

Também a origem destes grupos foi muito mais diversificada em 2017, confirmando não só a universalidade da Mensagem de Fátima mas também a internacionalização do Santuário, como espaço de oração, adoração e conversão.

Peregrinos da Ásia, Europa e Portugal

Somente da Ásia, de países majoritariamente hindus e muçulmanos, peregrinaram ao Santuário de forma organizada 31.561 peregrinos, confirmando a tendência de crescimento já manifestada em anos anteriores.

Deve-se ressaltar aqui a presença de inúmeros peregrinos da China continental, República da Coreia, Filipinas e Vietnam.

A Europa continua, contudo, a ser a origem da maioria dos peregrinos que visita a Cova da Iria em grupo.

Países como Itália, Polónia, Espanha e Irlanda, e no ano do Centenário particularmente os países da Europa de Leste, como a Rússia, a Eslováquia, a Ucrânia e a República Checa, fizeram-se anunciar junto do Serviço de Peregrinos do Santuário com uma grande expressão.

De Portugal aconteceram várias peregrinações diocesanas, com particular relevo para as peregrinações de Leiria-Fátima, Lisboa, Coimbra e Porto pelo número de peregrinos envolvidos.

Durante o ano de 2017 a diocese do Porto levou ao Santuário 80 mil diocesanos, 40 mil dos quais na peregrinação diocesana de 9 de setembro. De Lisboa participaram nas celebrações do Santuário 51.612 diocesanos e de Leiria-Fátima 27.247.

Outros destaques

Procissão no Santuário de Fátima, em Portugal - foto Turismo de Lisboa

Procissão no Santuário de Fátima, em Portugal

As estatísticas oficiais do Santuário de Fátima relativas a 2017 incluem dados que refletem a importância das celebrações durante esse ano, como a participação de 86.555 sacerdotes celebrantes e o número de peregrinos que comungangaram durante as celebrações, que ultrapassou os dois milhões.

As missas oficiais continuam a ser as celebrações mais participadas no Santuário, com 3,9 milhões de peregrinos, logo seguidas pela celebração do Rosário e da Procissão das Velas, com 1,9 milhões de peregrinos participantes.

A Capelinha das Aparições e as duas Basílicas são os lugares mais visitados do Santuário de Fátima, com 3,7 milhões e 1,1 milhões de peregrinos, respectivamente.

Além disso, os grupos organizados estrangeiros organizaram e participam de Vias Sacras no Caminho dos Pastorinhos.

Outro reflexo do grande aumento no número de peregrinos em  2017 foi o número de celebrações particulares organizadas no Santuário, que duplicou tanto no que se refere às missas particulares (8005 em 2017 e 4535 em 2016), quanto no que toca às outras celebrações (2192 em 2017 e 1102 em 2016).

Compartilhe

Matérias recentes

Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

  Falta só uma semana para o início da sexta edição da Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo a Aparecida,… Continue lendo

20 de setembro de 2019
Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

  No próximo dia 13 de outubro, Irmã Dulce deixa de ser beata e passa a ser reconhecida como santa… Continue lendo

13 de setembro de 2019
Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Um novo evento focado no turismo religioso e espiritual promete ser o foco das atenções dos profissionais do segmento na… Continue lendo

11 de setembro de 2019
Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

  A partir de agora quem visita Aparecida passa a contar com mais uma opção para conhecer os principais pontos… Continue lendo

10 de setembro de 2019
Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

  Último feriado nacional antes das comemorações da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro, o feriado da Independência deve… Continue lendo

6 de setembro de 2019
Rota da Luz: saiba onde carimbar o seu passaporte eletrônico

Rota da Luz: saiba onde carimbar o seu passaporte eletrônico

  Quem vai fazer a peregrinação à pé até Aparecida pela Rota da Luz SP e deseja ter um comprovante… Continue lendo

6 de setembro de 2019