page contents
Assuntos: Aparecida

Romaria de Profissionais de Turismo a Aparecida, melhor a cada edição

Romeiros em frente à imagem original de Nossa Senhora Aparecida é uma das atividades imperdíveis para os romeiros que visitam Aparecida - Thiago Leon

Visita à imagem original de Nossa Senhora Aparecida é uma das atividades imperdíveis para os romeiros que visitam Aparecida

A quinta edição da Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo a Aparecida conseguiu superar o resultado das anteriores, reunindo participantes de diversos países e provando mais uma vez que é um dos mais importantes eventos de turismo religioso do continente, evoluindo e se consolidando a cada ano.

Realizada nos dias 21, 22 e 23 de setembro, a Romaria se destacou pela presença do Bispo Referencial para a Pastoral do Turismo, dom Irineu Roman, pela variedade de apresentações e pela presença de participantes vindos de todo o Brasil e até do Exterior.

Agora sob os cuidados da Pastoral de Turismo (Pastur) de Aparecida, a programação do evento foi dividida ao longo de três dias: um para palestras e painéis, outro para familiarização com atrativos de turismo religioso de Aparecida e região e um dia para familiarização com atrativos de turismo regional.

Programação

Santuario Naciinal de Aparecida ao entardecer - reprodução Facebook

No primeiro dia os participantes puderam visitar a Canção Nova e outras atrações de Cachoeira Paulista pela manhã e, na parte da tarde, o Santuário Nacional e outras atrações de Aparecida.

O segundo dia da Romaria, que teve como tema Turismo, Hospitalidade, Acolhimento e Evangelização, foi dedicado à programação técnica, que abrangeu dois painéis temáticos, uma mesa redonda e uma oficina, além de outras oportunidades para troca de ideias e conhecimentos.

No terceiro e último dia do evento, os participantes puderam conhecer a Estância Climática de Cunha, um dos muitos atrativos da região.

Dia Mundial do Turismo

banner 5a Romaria Nacional do Turismo a Aparecida

A Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo a Aparecida foi criada para comemorar o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, com o objetivo de proporcionar o entrelaçamento entre os profissionais de turismo para refletirem temas de interesse da categoria, oferecendo ao mesmo tempo uma oportunidade de realizar uma peregrinação ao maior santuário do mundo dedicado à devoção a Nossa Senhora.

​Além de constar do calendário oficial de festas e eventos do Ministério do Turismo, a Romaria conta com o apoio de entidades ligadas ao turismo nacional e internacional como a Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso (AGCTUR),  a Confederação Nacional do Turismo (CNTUR), a Pastoral do Turismo da CNBB (Pastur) e  a Obra Nacional da Pastoral do Turismo de Portugal.

A convite da eqiipe de organização. a Viagens de Fé esteve em Aparecida acompanhando a 5ª Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo e participando da mesa redonda que fez parte da programação técnica do evento.

Compartilhe

Matérias recentes

Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

  Falta só uma semana para o início da sexta edição da Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo a Aparecida,… Continue lendo

20 de setembro de 2019
Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

  No próximo dia 13 de outubro, Irmã Dulce deixa de ser beata e passa a ser reconhecida como santa… Continue lendo

13 de setembro de 2019
Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Um novo evento focado no turismo religioso e espiritual promete ser o foco das atenções dos profissionais do segmento na… Continue lendo

11 de setembro de 2019
Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

  A partir de agora quem visita Aparecida passa a contar com mais uma opção para conhecer os principais pontos… Continue lendo

10 de setembro de 2019
Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

  Último feriado nacional antes das comemorações da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro, o feriado da Independência deve… Continue lendo

6 de setembro de 2019
Rota da Luz: saiba onde carimbar o seu passaporte eletrônico

Rota da Luz: saiba onde carimbar o seu passaporte eletrônico

  Quem vai fazer a peregrinação à pé até Aparecida pela Rota da Luz SP e deseja ter um comprovante… Continue lendo

6 de setembro de 2019