Reforçando a sua presença online, o Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP está lançando hoje um documentário inédito sobre seu espaço e sua história.

Disponibilizado no canal do MAS/SP no YouTube, o documentário “Museu de Arte Sacra de São Paulo – Muito Prazer!” apresenta curiosidades, sentimentos, emoções, relatos pessoais, históricos e técnicos do museu.

Esse canal também permite acessar vídeos de exposições temporárias realizadas no MAS/SP, onde todo esse conteúdo foi pensado com recursos de acessibilidade aos deficientes auditivos.

Detalhe de ostensório - acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Detalhe de ostensório do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo

Além disso, o museu – que está temporariamente fechado para visitação em função da pandemia de coronavírus – liberou o acesso gratuito a diversos catálogos de exposições e livros na sua página na plataforma online para leitura Issuu (https://issuu.com/museudeartesacra).

Ao mesmo tempo, continua publicando diariamente curiosidades, informações, destaques do acervo e pequenos games interativos em seus perfis no Instagram, Facebook e Twitter.

Museu de Arte Sacra de São Paulo – Muito Prazer!
Museu de Arte Sacra de São Paulo - divulgação
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Detalhe do Museu de Arte Sacra de São Paulo

Conduzido pelos diálogos, o documentário conduz o público num passeio pelos corredores do Mosteiro da Luz, que abriga a sede do Museu de Arte Sacra, com seu rico acervo, inserido na área central de uma das maiores metrópoles do mundo.

O Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz foi fundado por Santo Antônio de Sant’anna Galvão, o Frei Galvão, que o projetou e trabalhou na sua construção.

Sua construção teve início em 1774, o que faz dele um dos prédios mais antigos do período colonial paulistano. 

O túmulo com o corpo de Frei Galvão, primeiro santo brasileiro e famoso pelas tradicionais “pílulas de Frei Galvão”, está na capela do Mosteiro.

Detalhe de talha do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Detalhe de talha do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo

A sensibilidade visual do diretor Ricardo van Steen exibe, em cerca de trinta minutos, recortes de uma das maiores coleções de arte barroca do Estado de São Paulo, da estatuária a numismática e/ou da indumentária até a própria arquitetura do edifício.

O arco narrativo do documentário é bastante amplo, subdividido em temáticas como “Arte e Paz”, “Guardiões da Cultura”, “Do Barroco a Modernidade”, “Sabedorias”, “O Cofre”, “Curiosidades” e “Futuro”; todos comentados por profissionais de destaque em suas áreas de expertise, enriquecido por imagens significativas.

Com roteiro e direção do artista multimídia Ricardo Van Steen, o documentário apresenta registros de depoimentos de vários personagens que, de formas diversas, tem laços de carinho e/ou profissional com a instituição, como: padre Arnaldo Juliano, Capelão do Mosteiro da Luz; os artistas Carlos Eduardo Uchoa, Elisa Stecca e Paulo von Poser, o curador Renato de Cara e o designer Rodrigo Edelstein. 

 

Serviço

logo Museu de Arte Sacra de São Paulo
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
Museu de Arte Sacra de São Paulo

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Site: museuartesacra

Youtube: www.youtube.com/channel/UCfkikExncOClD5pHBA9uARw

Instagram: museuartesacra

Facebook: MuseuArteSacra

Twitter: MuseuArteSacra

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)

Telefone: 11 3326-5393

Mosteiro da Luz

Site: www.mosteirodaluz.org.br