O turismo religioso é um dos segmentos desse mercado que é um dos que mais têm crescido em todo o mundo.
No caso do Brasil, não fugimos à regra, muito embora operadoras, agências de turismo e mesmo destinos de turismo religioso venham demorando para explorar todo o potencial desse segmento.
Um dos exemplos mais gritantes é o da cidade de São Paulo, onde as iniciativas de organização e exploração do turismo religioso ainda são muito tímidas, para dizer o mínimo.
No entanto, esse é um dos destinos brasileiros com maior potencial para ser explorado, graças ao grande número de atrações específicas que reúne.
Detalhe do interior do Mosteiro de São Bento, em São Paulo
Dezenas de milhares de brasileiros viajam todos os anos para destinos religiosos no Exterior, onde as visitas a igrejas onde estão os túmulos de santos costumam ser um dos pontos alto do roteiro das viagens religiosas.
É o caso, por exemplo, de cidades italianas como Assis, onde estão os túmulos de São Francisco e Santa Clara, e de Pádua, onde está o túmulo de Santo Antônio; de Cascia, onde está o corpo incorrupto de Santa Rita ou de San Giovanni Rotondo, onde está o corpo incorrupto de São Pio de Pietralcina.
Na França, é o caso de Nevers, onde está o corpo incorrupto de Santa Bernadete; de Ars, onde está o de São João Maria Vianney, ou de Paris, de estão os de São Vicente de Paulo e de Santa Catarina Labouré, só para citar alguns.
Enquanto isso, no Brasil os corpos de dois dos três santos brasileiros, Santo Antonio de Sant´Ana Galvão e Santa Paulina, repousam em São Paulo e seus túmulos podem ser facilmente visitados.
Esse é o tipo de viagem de importante significado espiritual e cultural.
Rezar junto ao túmulo de um santo e poder conhecer mais sobre ele, inclusive objetos que fizeram parte do seu dia-a-dia é certamente uma uma experiência inesquecível.
Imagem de Frei Galvão
Santo Antonio de Sant´Ana Galvão, o Frei Galvão, está enterrado no Mosteiro da Luz, que ele ajudou a construir e onde viveu a maior parte da sua vida.
Consagrado pelas famosas “pílulas de Frei Galvão”, muito procuradas por mulheres com dificuldades para engravidar ou com problemas na gravidez, o santo está enterrado em um túmulo simples na capela do Mosteiro, que também abriga o interessante Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Localizado no bairro da Luz, o Mosteiro fica na movimentada Avenida Tiradentes, a antiga Estrada Real, bem ao lado da Estação Luz do Metrô, facilitando o acesso dos devotos.
Esse meio de transporte, aliás, é um dos melhores meios de locomoção para conhecer os atrativos religiosos de São Paulo.
O segundo santo brasileiro enterrado na cidade é Santa Paulina, cujo corpo está na Capela Sagrada Família e Santa Paulina, na avenida Nazaré, no bairro do Ipiranga.
Embora o belo santuário de Santa Paulina, um dos mais visitados do Brasil, fique em Nova Trento, em Santa Catarina, o corpo da religiosa proclamada santa fica na capital paulista, na capela da ordem religiosa que ela fundou.
Como atração adicional, bem ao lado da capela fica o Memorial Santa Paulina, que reúne muitos de seus objetos de uso pessoal e documenta a sua vida.
[irp posts=”9315″ name=”Túmulos de dois santos são visitas imperdíveis em São Paulo”]
[irp posts=”9308″ name=”Conheça os passeios que você não pode perder em Aparecida”]
[irp posts=”16256″ name=”5 capelas para fazer suas orações no Santuário de Aparecida”]
Faltam só 30 dias para o início da 455ª edição da tradicional Festa da Penha,… Continue lendo
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, está ampliando a sua estrutura de… Continue lendo
Quem for ao Espírito Santo participar da 455ª edição da Festa da Penha vai poder… Continue lendo
A tradicional Festa da Penha, no Espírito Santo, chega este ano à sua 455ª edição,… Continue lendo
A décima-segunda edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, iniciada hoje no Santuário de Fátima,… Continue lendo
A capital do Rio Grande do Norte vem se destacando pela atenção que vem dedicando… Continue lendo