Fórum Nacional de Turismo Religioso começa nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira, 24 de junho, a quarta edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, desta vez em versão online devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus (Covid-19).

A proposta do evento, que terá como tema central “O Turismo Religioso diante da Pandemia de Covid-19“, é de debater as perspectivas do turismo religioso no Brasil diante dos efeitos negativos da pandemia, bem como de aprofundar o conhecimento sobre o segmento.

O 4o. Fórum Nacional de Turismo Religioso terá início no próximo dia 24, se estendendo até o dia 26, com transmissão ao vivo simultânea pelo Facebook e pelo YouTube, sempre com inicio às 14h00 de cada dia.

Manoel Sidnésio de Moura, do Fórum Nacional de Turismo Religioso

Sidnésio de Moura

Sidnésio de Moura, Coordenador do Fórum Nacional de Turismo Religioso, idealizador do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso no Rio Grande do Norte e uma das principais referências do turismo religioso no Brasil, explica que , ao contrário do que pode parecer, esse não é um evento para mostrar o turismo sob o prisma religioso, e sim um espaço para que acadêmicos, jornalistas, religiosos e empresários do segmento discutam realidades e ideias, e proponham alternativas e soluções.

Estamos passando por uma dificuldade que afetou toda a esfera econômica no mundo. O Turismo foi o primeiro a sentir este impacto e com certeza será o último a sair”, justifica Sidnésio.

Fórum Nacional de Turismo Religioso

Pandemia justifica evento online

Em função às restrições impostas pela pandemia de coronavírus, este ano o Fórum, cujas edições anteriores foram realizadas em Natal, no Rio Grande do Norte, não será presencial.

Além de ser transmitida ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube, cada item da programação terá 40 minutos de duração, sendo 30 minutos dedicados à palestra ou debate e 10 minutos para perguntas e respostas.

A programação abrange palestras e mesas de debates, além de uma apresentação cultural, sendo encerrada com a celebração de uma missa.

Fórum começa com palestra que vai revelar pesquisa inédita

A palestra de abertura do evento, no dia 24 às 14h20, será apresentada pelo Editor da Viagens de Fé, Amadeu Castanho, que abordará o tema “Perspectivas do Turismo Religioso Pós-pandemia no Brasil e no Exterior”.

Além de discutir as perspectivas de retomada das atividades de turismo religioso no Brasil e no Exterior, a palestra vai apresentar em primeira mão os resultados de uma pesquisa realizada pela publicação especializada junto a agências e operadoras do segmento.

Finalmente, a palestra também vai indicar sugestões de adaptações e mudanças para que agências e operadoras do segmento enfrentem melhor os efeitos da atual pandemia.

Programação do 4º Fórum Nacional de Turismo Religioso

 

24/06 – Quarta-feira

14h00 – Solenidade de Abertura;

14h40 – Palestra: Perspectivas do Turismo Religioso Pós-pandemia no Brasil e no Exterior (jornalista Amadeu Castanho, especialista em turismo religioso e Editor da revista eletrônica Viagens de Fé);

15h20 – Mesa de Debate: A imprensa e o Turismo Religioso (Convidados: jornalistas Amadeu Castanho, Cristina Lira e Rogério Almeida – Moderador: Sidnesio Moura)

16h00 – Palestra: Metodologia Rota da Fé (Ruben Moyano, idealizador e Coordenador do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, com 15 edições, e da Peregrinação Rota da Fé, com 59 edições);

16h40 – Palestra: Cultura, Religiosidade dos Ciganos na Rota do Turismo Religioso (Dr. Zarco Fernandes, Diretor Presidente do Projeto Cigano, e um dos principais líderes ciganos mundiais)

17h20 – Apresentação Cultural (Dança Cigana, apresentada pelo Projeto Cigano);

18h00 – Encerramento

25/06 – Quinta-feira

14h00 – Abertura

14h20 – Palestra: Jornalismo e o Turismo Religioso (jornalista Rogério Almeida);

15h00 – Mesa de Debate: As religiões e o Turismo Religioso (Convidado: Padre Rodrigo de Castro, Reitor do Santuário da Sagrada Família- Goiânia/GO, e Missão Somos Um – Moderador: Izaias Carneiro, Coordenador e Fundador da Comunidade Católica Coração Novo-RJ, e co-presidente da Missão Somos Um)

15h40 – Palestra: Como devemos nos comportar em uma pandemia de acordo com a religião Islâmica (Muhamad Taufik, Presidente da Associação Muçulmana do RN, um dos principais motivadores para o diálogo inter-religioso no Brasil );

16h20 – Palestra: Retomada das Peregrinações e Romarias, como será? (Pedro Kempe, Diretor da Operadora Domus Viagens e ex-presidente da ABAV Paraná);

17h00 – Mesa de Debate: Estudos acadêmicos sobre Turismo Religioso (Convidados: Professor Dr. Eduardo Taborda, Professor Dr. João Batista de Freitas; Professor Dr. Michel Vieira – Moderador: Professor Dr. Sidcley Alegrini)

18h00 – Encerramento

26/06 – Sexta-feira

14h00 – Abertura

14h20 – Palestra: A prática cristã nos Negócios do Turismo dos destinos de Fé (Vadis da Silva, Coordenador Nacional do e-Marketplace do Turismo Receptivo Brasileiro);

15h00 – Palestra: O papel dos eventos para o fortalecimento do Turismo Religioso no Brasil (Marta Rossi, Sócia da empresa Rossi & Zorzanello, idealizadora, Promotora e Organizadora do FESTURIS);

15h40 – Palestra: A Pastoral do Turismo como instância aglutinadora para o Turismo Religioso (Padre Manoel de Oliveira Filho, Coordenador Nacional da Pastoral do Turismo. Do Clero de São Salvador da Bahia. Professor da Universidade Católica de Salvador);

16h20 – Mesa de Debate: Cases de Sucesso (Convidados: Padre Vicente Neto, Reitor do Santuário de Santa Rita de Cassia em Santa Cruz/RN, Janes Cleia Jaques, Turismóloga, Coordenação da Pastoral do Turismo de Belém/PA e João Gilberto de Oliveira, idealizador da Romaria dos Profissionais de Turismo a Aparecida e Coordenador da Pastoral do Turismo de Aparecida – Moderador: Sidnesio Moura );

17h00 – Palestra: O Turismo Religioso como Busca do Sentido da Vida (Eduardo Taborda de Jesus, Doutor em Turismo e Hospitalidade (UCS). Professor do curso de Hospedagem da CEFET-MG).

18h00 – Encerramento: Santa Missa direto do Santuário da Sagrada Família em Goiânia/GO (Celebrante: Padre Rodrigo de Castro Ferreira Goiânia – GO Coordenador Arquidiocesano da Pastoral do Turismo, Responsável pelo Setor Vida e Família, Membro do Conselho Presbiteral e de Formadores e Reitor do Santuário Sagrada Família)

Inscrições para o Fórum Nacional de Turismo Religioso

As inscrições para o evento são gratuitas e abertas a todos que tenham o interesse de conhecer o potencial do segmento de turismo religioso. 
Os interessados podem se inscrever online, bastando preencher e enviar um formulário.
Todos os participantes inscritos terão direito a um certificado de participação.
Link para fazer a inscrição: forms.gle/Ux61kWZfcjsbtDXr9

Links para acompanhar o Fórum Nacional de Turismo Religioso

Canal do Fórum no Youtube: www.youtube.com/channel/UCh4_6wV5sZDfj6jBHlkaSYw

Transmissões no Facebook

Dia 24/06 – https://www.facebook.com/forumnacionaldeturismoreligioso/videos/266670337932003/

Dia 25/06 – https://www.facebook.com/forumnacionaldeturismoreligioso/videos/291714185211475/

Dia 26/06 – https://www.facebook.com/forumnacionaldeturismoreligioso/videos/707804430007098/

Transmissões no YouTube

Dia 24/06 – https://youtu.be/5UzjaTmc40k

Dia 25/06 – https://youtu.be/GumMsAZfd5Y

Dia 26/06 – https://youtu.be/Lqtv3d3j_dg

Receba grátis as nossas novidades!

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas reportagens e artigos mais recentes.

Para se cadastrar, basta digitar abaixo o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso,. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Compartilhe

Notícias recentes

Fórum Paranaense de Turismo Religioso chega à sua quarta edição

Fórum Paranaense de Turismo Religioso chega à sua quarta edição

O Fórum Paranaense de Turismo Religioso, importante evento regional, chega nos dias 12 e 13… Continue lendo

Peregrinando à pé pelos caminhos trilhados por Santa Maria Madalena

Peregrinando à pé pelos caminhos trilhados por Santa Maria Madalena

Peregrinar à pé pelas belas paisagens da França é uma prática que já tem centenas… Continue lendo

Especialista fala das perspectivas de recuperação do turismo religioso

Especialista fala das perspectivas de recuperação do turismo religioso

A pandemia de Covid-19 foi a crise mais grave e longa que o mercado turístico… Continue lendo

Santuário de Fátima volta a oferecer retiros presenciais

Santuário de Fátima volta a oferecer retiros presenciais

O Santuário de Fátima, em Portugal, aos poucos está retomando as suas atividades com a… Continue lendo

Fórum de Turismo Religioso do Seridó destaca o turismo regional

Fórum de Turismo Religioso do Seridó destaca o turismo regional

Aproveitando a tradicional Festa de Sant’Ana, a cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte,… Continue lendo

Canção Nova reabre para o público

Canção Nova reabre para o público

A sede da comunidade católica Canção Nova, em Cachoeira Paulista, no estado de São Paulo,… Continue lendo

Receba grátis as nossas novidades!

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas

reportagens e artigos mais recentes.

 

Para se cadastrar, basta digitar abaixo

o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Pin It on Pinterest

Share This