Começa nesta quarta-feira, 24 de junho, a quarta edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, desta vez em versão online devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus (Covid-19).

A proposta do evento, que terá como tema central “O Turismo Religioso diante da Pandemia de Covid-19“, é de debater as perspectivas do turismo religioso no Brasil diante dos efeitos negativos da pandemia, bem como de aprofundar o conhecimento sobre o segmento.

O 4o. Fórum Nacional de Turismo Religioso terá início no próximo dia 24, se estendendo até o dia 26, com transmissão ao vivo simultânea pelo Facebook e pelo YouTube, sempre com inicio às 14h00 de cada dia.

Manoel Sidnésio de Moura, do Fórum Nacional de Turismo Religioso
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Sidnésio de Moura

Sidnésio de Moura, Coordenador do Fórum Nacional de Turismo Religioso, idealizador do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso no Rio Grande do Norte e uma das principais referências do turismo religioso no Brasil, explica que , ao contrário do que pode parecer, esse não é um evento para mostrar o turismo sob o prisma religioso, e sim um espaço para que acadêmicos, jornalistas, religiosos e empresários do segmento discutam realidades e ideias, e proponham alternativas e soluções.

Estamos passando por uma dificuldade que afetou toda a esfera econômica no mundo. O Turismo foi o primeiro a sentir este impacto e com certeza será o último a sair”, justifica Sidnésio.

Fórum Nacional de Turismo Religioso
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Pandemia justifica evento online

Em função às restrições impostas pela pandemia de coronavírus, este ano o Fórum, cujas edições anteriores foram realizadas em Natal, no Rio Grande do Norte, não será presencial.

Além de ser transmitida ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube, cada item da programação terá 40 minutos de duração, sendo 30 minutos dedicados à palestra ou debate e 10 minutos para perguntas e respostas.

A programação abrange palestras e mesas de debates, além de uma apresentação cultural, sendo encerrada com a celebração de uma missa.

Fórum começa com palestra que vai revelar pesquisa inédita

A palestra de abertura do evento, no dia 24 às 14h20, será apresentada pelo Editor da Viagens de Fé, Amadeu Castanho, que abordará o tema “Perspectivas do Turismo Religioso Pós-pandemia no Brasil e no Exterior”.

Além de discutir as perspectivas de retomada das atividades de turismo religioso no Brasil e no Exterior, a palestra vai apresentar em primeira mão os resultados de uma pesquisa realizada pela publicação especializada junto a agências e operadoras do segmento.

Finalmente, a palestra também vai indicar sugestões de adaptações e mudanças para que agências e operadoras do segmento enfrentem melhor os efeitos da atual pandemia.

Programação do 4º Fórum Nacional de Turismo Religioso

 

24/06 – Quarta-feira

14h00 – Solenidade de Abertura;

14h40 – Palestra: Perspectivas do Turismo Religioso Pós-pandemia no Brasil e no Exterior (jornalista Amadeu Castanho, especialista em turismo religioso e Editor da revista eletrônica Viagens de Fé);

15h20 – Mesa de Debate: A imprensa e o Turismo Religioso (Convidados: jornalistas Amadeu Castanho, Cristina Lira e Rogério Almeida – Moderador: Sidnesio Moura)

16h00 – Palestra: Metodologia Rota da Fé (Ruben Moyano, idealizador e Coordenador do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, com 15 edições, e da Peregrinação Rota da Fé, com 59 edições);

16h40 – Palestra: Cultura, Religiosidade dos Ciganos na Rota do Turismo Religioso (Dr. Zarco Fernandes, Diretor Presidente do Projeto Cigano, e um dos principais líderes ciganos mundiais)

17h20 – Apresentação Cultural (Dança Cigana, apresentada pelo Projeto Cigano);

18h00 – Encerramento

25/06 – Quinta-feira

14h00 – Abertura

14h20 – Palestra: Jornalismo e o Turismo Religioso (jornalista Rogério Almeida);

15h00 – Mesa de Debate: As religiões e o Turismo Religioso (Convidado: Padre Rodrigo de Castro, Reitor do Santuário da Sagrada Família- Goiânia/GO, e Missão Somos Um – Moderador: Izaias Carneiro, Coordenador e Fundador da Comunidade Católica Coração Novo-RJ, e co-presidente da Missão Somos Um)

15h40 – Palestra: Como devemos nos comportar em uma pandemia de acordo com a religião Islâmica (Muhamad Taufik, Presidente da Associação Muçulmana do RN, um dos principais motivadores para o diálogo inter-religioso no Brasil );

16h20 – Palestra: Retomada das Peregrinações e Romarias, como será? (Pedro Kempe, Diretor da Operadora Domus Viagens e ex-presidente da ABAV Paraná);

17h00 – Mesa de Debate: Estudos acadêmicos sobre Turismo Religioso (Convidados: Professor Dr. Eduardo Taborda, Professor Dr. João Batista de Freitas; Professor Dr. Michel Vieira – Moderador: Professor Dr. Sidcley Alegrini)

18h00 – Encerramento

26/06 – Sexta-feira

14h00 – Abertura

14h20 – Palestra: A prática cristã nos Negócios do Turismo dos destinos de Fé (Vadis da Silva, Coordenador Nacional do e-Marketplace do Turismo Receptivo Brasileiro);

15h00 – Palestra: O papel dos eventos para o fortalecimento do Turismo Religioso no Brasil (Marta Rossi, Sócia da empresa Rossi & Zorzanello, idealizadora, Promotora e Organizadora do FESTURIS);

15h40 – Palestra: A Pastoral do Turismo como instância aglutinadora para o Turismo Religioso (Padre Manoel de Oliveira Filho, Coordenador Nacional da Pastoral do Turismo. Do Clero de São Salvador da Bahia. Professor da Universidade Católica de Salvador);

16h20 – Mesa de Debate: Cases de Sucesso (Convidados: Padre Vicente Neto, Reitor do Santuário de Santa Rita de Cassia em Santa Cruz/RN, Janes Cleia Jaques, Turismóloga, Coordenação da Pastoral do Turismo de Belém/PA e João Gilberto de Oliveira, idealizador da Romaria dos Profissionais de Turismo a Aparecida e Coordenador da Pastoral do Turismo de Aparecida – Moderador: Sidnesio Moura );

17h00 – Palestra: O Turismo Religioso como Busca do Sentido da Vida (Eduardo Taborda de Jesus, Doutor em Turismo e Hospitalidade (UCS). Professor do curso de Hospedagem da CEFET-MG).

18h00 – Encerramento: Santa Missa direto do Santuário da Sagrada Família em Goiânia/GO (Celebrante: Padre Rodrigo de Castro Ferreira Goiânia – GO Coordenador Arquidiocesano da Pastoral do Turismo, Responsável pelo Setor Vida e Família, Membro do Conselho Presbiteral e de Formadores e Reitor do Santuário Sagrada Família)

Inscrições para o Fórum Nacional de Turismo Religioso

As inscrições para o evento são gratuitas e abertas a todos que tenham o interesse de conhecer o potencial do segmento de turismo religioso. 
Os interessados podem se inscrever online, bastando preencher e enviar um formulário.
Todos os participantes inscritos terão direito a um certificado de participação.
Link para fazer a inscrição: forms.gle/Ux61kWZfcjsbtDXr9

Links para acompanhar o Fórum Nacional de Turismo Religioso

Canal do Fórum no Youtube: www.youtube.com/channel/UCh4_6wV5sZDfj6jBHlkaSYw

Transmissões no Facebook

Dia 24/06 – https://www.facebook.com/forumnacionaldeturismoreligioso/videos/266670337932003/

Dia 25/06 – https://www.facebook.com/forumnacionaldeturismoreligioso/videos/291714185211475/

Dia 26/06 – https://www.facebook.com/forumnacionaldeturismoreligioso/videos/707804430007098/

Transmissões no YouTube

Dia 24/06 – https://youtu.be/5UzjaTmc40k

Dia 25/06 – https://youtu.be/GumMsAZfd5Y

Dia 26/06 – https://youtu.be/Lqtv3d3j_dg