Unanimemente considerado um dos dois eventos mais relevantes do segmento de turismo religioso em todo o mundo, o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável teve a sua 18.ª edição realizada na Colômbia durante a última semana de outubro com grande sucesso.
Essa foi a primeira vez em que o tradicional evento foi realizado naquele país sul-americano e o destino anfitrião foi a cidade de Guadalajara de Buga, tradicional destino de turismo religioso colombiano.
Uma das mais antigas da Colômbia, a cidade de Buga é onde surgiu a devoção pelo Senhor dos Milagres (Señor de los Milagros), que se espalhou por diversos países da América Latina.
O principal atrativo desse destino turístico é a Basílica Menor do Senhor dos Milagres, a quarta mais antiga do país. Localizada no seu centro histórico, a Basílica está rodeada por construções dos séculos XVII e XVIII.
Programação
A programação do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável foi desenvolvida ao longo de três dias, sendo os dois primeiros dedicados ao Programa Técnico e o último dia à Rodada de Negócios e à Feira Comercial.
O bonito Teatro Municipal de Buga, recentemente restaurado, sediou o Programa Técnico do evento, que contou com 20 palestras apresentadas por da Colômbia, Portugal, Espanha, México, Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.
Estiveram representados no Programa Técnico diversos importantes Santuários, como o de Santa Maria de Guadalupe, do México; o de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, de Portugal; e os de Nossa Senhora do Rosário de las Lajas e do Senhor dos Milagres de Buga, ambos na Colômbia.
Ao final de cada dia, a programação foi enriquecida com apresentações culturais no palco Teatro Municipal e na praça em frente à Basílica do Senhor dos Milagres, que como os Santuários de Aparecida, do Divino Pai Eterno e do de Bom Jesus da Lapa, é administrado pelos religiosos redentoristas.
Tradicional troca de imagens
Mantendo uma tradição do Congresso, foi celebrada uma Missa na Basílica Menor do Senhor dos Milagres, presidida por Dom Noel Antonio Londoño Buitrago, bispo de Jericó e ex-reitor da Basílica, durante a qual foi feita a troca de imagens que já se tornou tradição em cada edição do evento.
Representando o Brasil, onde teve origem do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, o diretor-executivo do evento, engenheiro Ruben Orlando, Moyano, presenteou a Basílica do Senhor dos Milagres com uma imagem em tamanho real de Nossa Senhora Aparecida e recebeu como contrapartida uma imagem do Senhor dos Milagres.
Compradores convidados ajudam a promover o destino anfitrião
O Congresso teve ainda a participação de 24 compradores convidados de diversos países da região e da própria Colômbia, entre profissionais representando operadoras de turismo e agências de viagem especializadas em turismo religioso.
Além de participarem de toda a programação técnica, social e cultural do evento, os compradores convidados passaram vários dias antes do início do Congresso conhecendo a cidade, a região e suas principais atrações turísticas.
Durante a Rodada de Negócios, os compradores convidados puderam conhecer e negociar com 80 fornecedores de serviços turísticos de toda a região em reuniões B2B de 15 minutos. Cada comprador teve doze reuniões de negócios ao longo do último dia do Congresso.
Tanto as viagens de familiarização quanto a Rodada de Negócios são componentes do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável que permitem que o destino anfitrião e sua região continuem colhendo resultados positivos a curto, médio e longo prazo.
Além disso, o Congresso tem ainda uma Exposição Comercial, em que fornecedores e destinos turísticos podem apresentar os seus produtos e serviços aos participantes do evento.
Avaliação Positiva
A 18a edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável foi organizado pela Câmara de Comércio de Buga, pelo Departamento de Turismo da Prefeitura de Guadalajara de Buga, pelo Governo do Valle del Cauca e pelo Cali Valle Bureau, com apoio de diversas prefeituras e entidades da região.
Segundo os organizadores, o impacto do evento foi extremamente positivo, não só pelos resultados imediatos como pelos reflexos esperados a médio e longo prazo. Segundo a Câmara de Comércio de Buga, o Congresso deixou um excelente saldo, que superou as expectativas.
Jean Fabián Taborda, chefe de Competitividade da entidade, destacou a qualidade das palestras e a importância do seu conteúdo para os empresários participantes do Programa.
“Este evento mostrou a importância de integrar esforços entre instituições públicas e privadas e a academia para alcançar objetivos comuns que, neste caso, buscam beneficiar o turismo religioso e sustentável em nossa região e com projeções de melhoria com o aprendizado das experiências de destinos do Exterior”, afirmou o secretário de Turismo do Município, Luis Eduardo Bravo.
Murcia e Caravaca de la Cruz, na Espanha, recebem próxima edição
No final no Programa Técnico do evento, foram apresentados os destinos que irão sediar da décima-nona edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, as cidades de Murcia e Caravaca de la Cruz, na Espanha, que receberão o evento nos dias 23, 24 e 25 de março de 2023.
Importantes destinos de turismo religioso, as cidades fazem parte do Camino de la Vera Cruz, também conhecida como Rota dos Templários, rota de peregrinação de quase 900 quilômetros de extensão que corta a Espanha de Norte a Sul.
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo