Eventos

Sucesso na Europa, Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável chega à Colômbia

Considerado um dos dois eventos mais relevantes do segmento de turismo religioso em todo o mundo, o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável chega no final de outubro a um novo país, a Colômbia.

Tradicional destino de turismo religioso daquele país, a cidade de Guadalajara de Buga recebe no período de 26 a 28 de outubro a décima-oitava edição do consagrado evento criado em 2006 em Campo Mourão, no interior do Paraná, e administrado pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, da mesma cidade, em parceria com entidades representativas de cada destino anfitrião.

Em constante atualização, para oferecer os melhores resultados possíveis aos participantes e as destinos-anfitriões, o Congresso tem como uma das características não ter sede fixa, sendo cada edição realizada em um destino anfitrião, normalmente em países e até continentes diferentes.

Guadalajara de Buga

Crucifixo do Señor de los Milagros de Guadalajara de Buga, na Colômbia

Crucifixo do Señor de los Milagros, de Guadalajara de Buga

A cidade de Guadalajara de Buga, mais conhecida apenas como Buga, é uma das mais antigas da Colômbia e está localizada no centro do departamento do Valle do Cauca, próxima a Cali, na região oeste do país.

O principal atrativo desse destino turístico é a Basílica Menor do Senhor dos Milagres, que é a quarta mais antiga do país. Localizada no seu centro histórico, a Basílica está rodeada por construções dos séculos XVII e XVIII.

Segundo o Convention Bureau da região, o turismo religioso atrai à cidade de Buga aproximadamente 800 mil devotos por ano, demonstrando a força desse importante segmento para a economia.

Além de Guadalajara de Buga, ponto de origem da rota espiritual das Américas, a Colômbia tem outros importantes destinos de turismo religioso, como as igrejas e santuários históricos de Bogotá e região; a Catedral de Sal em Zipaquirá; Cartagena de Índias e o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Las Lajas, em Ipiales, no extremo-sul do país.

O Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável

A 18ª edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável terá três dias de duração, com uma programação técnica que inclui palestras com especialistas de oito países da América Latina e da Europa: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai.

Além da programação técnica, o evento também inclui uma exposição comercial e um Workshop de Negócios, que vai reunir fornecedores locais e regionais de serviços turísticos com importantes operadores de turismo e agentes de viagem.

O conteúdo do evento será complementado por visitas guiadas e apresentações culturais, que permitem que os participantes possam conhecer e vivenciar os atrativos do destino anfitrião e que os agentes de viagem e operadores turísticos participantes possam avaliar a possibilidade de sua inclusão entre os produtos oferecidos a seus clientes.

Projeto Jovem

Congresso Internaciobnal de Turismo Religioso e Sustentável, Guadalajara de Bga, ColômbiaUma tradicional atração da programação técnica de todas as edições do Congresso é o Projeto Jovem, uma oportunidade de estudantes de turismo e disciplinas afins de todos os países apresentarem trabalhos relacionados à sua visão do turismo religioso e da sustentabilidade.

Na edição de Guadalajara de Buga, o tema dos trabalhos vai ser “Proposta para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030” e os estudantes devem responder como é possível contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 através do turismo religioso.

O objetivo é que os estudantes escolham um atrativo turismo religioso (Igreja, lugar, região, devoção, imagem, obra de arte, tradição, festividade, caminho ou rota de Fé, roteiro de turismo religioso etc.) e proponham uma forma de desenvolvê-lo, aproveitá-lo, difundi-lo ou otimizar a sua situação atual de modo a contribuir para o cumprimento de um ou mais dos ODS 2030.

A participação deve ser através de poster acadêmico e um júri internacional designará o primeiro, segundo e terceiro classificados e menções honrosas por categoria. Serão emitidos certificados para os autores e orientadores de todas as apresentações enviadas.

A participação pode ser individual ou em grupo, com de um professor e/ou universidade ou ainda outro centro de formação ou instituição. Os trabalhos devem ser enviados por e-mail para encuentroturismoreligioso@gmail.com.

Descontos em passagens

Como acontece nos principais eventos no mundo todo, quem desejar participar presencialmente do 18º Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável e aproveitar para conhecer os atrativos da Colômbia terá condições diferenciadas na contratação do transporte aéreo.

Para isso a Fundação São José firmou um acordo com a empresa aérea Avianca, que faz a ligação entre a Colômbia e o Brasil, entre diversos outros países, permitindo que os participantes do evento tenham um desconto de 10% sobre as tarifas aéreas de ida e volta.

O acordo permite ainda que os passageiros façam uma parada em Bogotá na ida ou na volta para conhecerem os atrativos da capital da Colômbia, da Catedral de Sal de Zipaquirá ou de Cartagena de Índias, continuando a viagem mais tarde.

Para obter o desconto, basta que os participantes insiram o código promocional GN747 no campo disponível no formulário de reserva no site da Avianca. O código pode ser usado tanto em reservas feitas pelos próprios passageiros, quanto nas feitas por agências de viagens.

Serviço

Evento: 18º Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável
Local: Guadalajara de Buga, Colômbia
Período: 26 a 28 de outubro de 2022
Site da Basílica do Senhor dos Milagres: www.milagrosodebuga.com
Site do evento: www.congresoturismoreligioso.com
Site da Avianca: www.avianca.com

Compartilhe

Notícias recentes

Canela se prepara para a 64a Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio

Canela se prepara para a 64a Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio

A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo

Criada a Rota Turística do Caminho das Missões, no Rio Grande do Sul

Criada a Rota Turística do Caminho das Missões, no Rio Grande do Sul

A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo

Destinos de turismo religioso marcam presença na feira WTM Latin America

Destinos de turismo religioso marcam presença na feira WTM Latin America

A tradicional feira de turismo WTM-LA, World Travel Market Latin America voltou a receber alguns… Continue lendo

Santuário de Aparecida inaugura Fachada Sul em maio

Santuário de Aparecida inaugura Fachada Sul em maio

Continuando com o projeto de decoração de suas fachadas, o Santuário Nacional de Nossa Senhora… Continue lendo

Bento Gonçalves lança Rota dos Capitéis, roteiro integrado de turismo religioso

Bento Gonçalves lança Rota dos Capitéis, roteiro integrado de turismo religioso

O Rio Grande do Sul deve ganhar uma interessante novidade em turismo religioso, a Rota… Continue lendo

Jordânia foi destino de turismo religioso em destaque na feira WTM

Jordânia foi destino de turismo religioso em destaque na feira WTM

A Jordânia, um destino de turismo religioso que está sendo cada vez mais visitado pelos… Continue lendo

Pular para o conteúdo