Uma das maiores festas religiosas do Brasil, o tradicional Círio de Nazaré, tradicionalmente realizado no segundo domingo de outubro em Belém do Pará, não terá suas tradicionais procissões este ano em função da pandemia de coronavírus.

A Arquidiocese de Belém divulgou na noite desta quinta-feira, 06 de agosto, o cancelamento das procissões da 228ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

“Diante a pandemia em que vivemos, o coronavírus, e o desejo e a necessidade da fé do povo, o Círio presencial como conhecemos não ocorrerá este ano de 2020, será apenas com programação restritas e transmitida pelos meios de comunicações”, informou a Arquidiocese em pronunciamento oficial.

“Só no segundo domingo de outubro, na grande procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a procissão reúne cerca de 2 milhões de pessoas, formando um rio de gente. É um dos maiores simbolismos da fé do povo paraense. Não se explica, apenas se vive. Fato que torna inviável a realização das tradicionais procissões, 13 ao todo”, continua o pronunciamento. 

A Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa de Nazaré, reforçam o apelo para que os fiéis acompanhem toda a programação de forma segura de suas casas.

Berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré -  Círio de Nazaré - foto Pará Turismo
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

A programação será transmitida pelos seguintes meios de comunicação:

– TV Nazaré (Canal 30.1 – http://bit.ly/TVNazare)
– Rádio Nazaré (91,3 FM)
– Facebook (https://bit.ly/FacebookFNC) – (http://bit.ly/FacebookArqBelem)
– Youtube (http://bit.ly/TVNazareYoutube)

Parte da programação do Círio 2020 também será transmitida pela TV Círio, também lançado na noite de quinta-feira (06), que estará em cadeia com a Rede Nazaré de Comunicação, a emissora oficial da Arquidiocese de Belém e do Círio de Nazaré.

A programação começa com a formação e peregrinações de Nosso Senhora será substituída pelas nove, com transmissão através da TV Nazaré e das redes sociais de 17 de agosto a 02 de outubro.