Santuário Nacionsal de Aparecida - vista noturna - Thiago LeonN
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

 

Afinal, qual é o nome correto da cidade que é o destino de turismo religioso mais visitado do Brasil? Como é que se chama a cidade onde fica o Santuário Nacional de Nossa Senhora do Conceição Aparecida? Aparecida do Norte ou só Aparecida ?

Se você respondeu que é só Aparecida, acertou. Então, Aparecida do Norte devia ser o nome mais antigo da cidade, certo?

Infelizmente essa percepção está errada, pois nunca existiu uma cidade chamada Aparecida do Norte!

A explicação é que esse é um nome popular, um apelido, que acabou “pegando” e foi usado por muitos anos, mas depois caiu em desuso.

 

“Aparecida do Norte” em detalhes

Segundo o livro “História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e de seus escolhidos”, publicado em 1998 pela escritora Zilda Ribeiro, Aparecida foi o nome pelo qual a cidade foi conhecida desde a sua fundação.

Depois, muitas pessoas passaram a chamá-la de “Capella de Apparecida”.

Quando a cidade passou a ser ligada a São Paulo por estrada de ferro, em 1875, quem queria ir da capital paulista para lá tinha de embarcar na Estação do Norte, no bairro do Brás.

Nas conversas, passou a ser comum se dizer que ia a “Aparecida, da Estação do Norte”.

 

Estação do Norte, em São Paulo, de onde saiam os trens que iam para Aparecida - reprodução
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Estação do Norte, em São Paulo, de onde saiam os trens que iam para Aparecida

 

Em pouco tempo a palavra estação foi deixada de lado e ficou só o “Aparecida do Norte”.

A ligação era feita pela Estrada de Ferro do Norte, que ligava a Estação do Norte até a cidade de  Cachoeira, no Vale do Paraíba, atual Cachoeira Paulista, onde fica a sede da comunidade católica Canção Nova, um dos destinos de turismo religioso mais visitados do Brasil.

A estação ferroviária de Aparecida ainda mantém a antiga grafia - Viagens de Fé
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

A estação ferroviária de Aparecida ainda mantém a antiga grafia

Dessa cidade, depois de baldeação, os passageiros podiam seguir pela Estrada de Ferro Dom Pedro II, mais tarde renomeada Central do Brasil, até o Rio de Janeiro.

A baldeação era necessária por os dois trechos terem bitolas (distância entre um trilho e outro) diferentes.

Desse modo, a partir de 1877, os passageiros vindos do Rio de Janeiro e outros destinos ao norte de São Paulo também puderam ter acesso a Aparecida por trem.

A modesta estação local (na época Aparecida ainda era apenas um distrito de Guaratinguetá) foi inaugurada no dia 8 de julho de 1887.

Na mesma data também foram inauguradas estações maiores nas cidades vizinhas de Guaratinguetá e Lorena, refletindo a importância econômica dessas cidades na época.

No entanto, o turismo religioso rapidamente fez com que a estação ferroviária de Aparecida se transformasse numa das mais movimentadas da linha, motivando um ciclo ininterrupto de desenvolvimento que levou a cidade a se emancipar de Guaratinguetá em dezembro de 1928.

Já em 1895 Aparecida tinha serviço de bondes, ainda puxados com tração animal, que ligavam a estação ferroviária à Basílica (hoje conhecida como Basílica Velha), na parte alta alta da cidade, onde também ficavam muitas lojas e hotéis.

Em dezembro de 1912 a cidade recebeu energia elétrica e um ano depois os bondes passaram a ser elétricos, com uma nova linha que ia até Guaratinguetá se somando à que ligava a estação ao “alto da Basílica”.

Mais tarde a Estrada de Ferro do Norte foi comprada pela Central do Brasil e a estação passou por reformas na década de 40, mas o nome “Estação do Norte” continuou sendo usado até setembro de 1945, quando foi mudado para Estação Roosevelt, em homenagem ao presidente americano falecido naquele ano.

Estação ferroviária de Aparecida - reprodução
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Plataforma da estação ferroviária de “Apparecida”

 

Em resumo: apesar de o nome correto da cidade ser Aparecida e não Aparecida do Norte, o nome popular continua sendo amplamente usado de Norte a Sul do País.

Vale lembrar que não existe nenhuma cidade chamada Aparecida ou “Aparecida do Sul” localizada ao Sul do Estado de São Paulo que pudesse justificar o nome Aparecida do Norte.