Home / Destinos religiosos / Brasil / Aparecida / Aparecida ganha nova atração, o Trem do Devoto

Aparecida ganha nova atração, o Trem do Devoto

Trem do Devoto, junto ao Caminho do Rosário, no Santuário Nacional de Aparecida  - divulgação
Trem do Devoto - Aparecida - divulgação
O Trem do Devoto corre sobre trilhos elevados

A partir de hoje, quem visita Aparecida tem uma nova atração para conhecer: um simpático trenzinho elétrico que liga a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu, acompanhando o trajeto do Caminho do Rosário, paralelo ao rio Paraíba do Sul.

Batizado de Trem do Devoto, o trenzinho se apresenta como uma opção de retorno para todos que realizarem o Caminho do Rosário a pé, meditando os mistérios do terço, além de facilitar a visita de idosos e pessoas com deficiência, já que opera nos dois sentidos do trajeto.

Correndo sobre trilhos elevados, o trenzinho percorre pelo o trajeto de 1,4 km entre as duas estações, localizadas na Cidade do Romeiro e do Porto Itaguaçu, em cerca de 15 minutos.

O embarque e desembarque podem ser feito em qualquer uma das estações.

O Trem do Devoto junto a uma das estações do Caminho do Rosário - Aparecida - divulgação
O Trem do Devoto junto a um dos cenários do Caminho do Rosário

O itinerário percorre 20 cenários do Caminho do Rosário, que retratam os mistérios do rosário, abrangendo um total de 128 esculturas.

A posição elevada dos trilhos permite uma visão panorâmica e desimpedida de todo o percurso.

Inicialmente, o trajeto será feito com duas locomotivas elétricas estilo “Maria Fumaça” e cinco vagões, com capacidade para transportar até 60 visitantes por trecho.

Todos os veículos são adaptados para o transporte de pessoas com deficiência.

A implantação do Trem foi feita pela Bontur, que já opera os Bondinhos Aéreos, ligando o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro e também será responsável pela operação da nova atração.

 

O Trem do Devoto é mais uma atração de Aparecida

Ingresso e horários de funcionamento

O ingresso custa R$10 por trecho. Idosos e crianças pagam meia, mediante apresentação de documento com foto.

Inicialmente, o  Trem do Devoto vai funcionar de segunda à sexta-feira das 9h00 às 17h00, aos sábados de 8h00 às 18h00, e aos domingos das 8h00 às 16h00.

LEIA TAMBÉM:  Trem turístico poderá ligar Aparecida e São Paulo
LEIA TAMBÉM:  Visitas virtuais a Aparecida: Basílica Velha e Passarela da Fé
LEIA TAMBÉM:  Faça uma nova visita virtual ao Santuário de Aparecida

 

Amadeu Castanho, jornalista especializado em turismo e Editor da Viagens de Fé, publicação focada em turismo religioso

Amadeu é jornalista, pesquisador e palestrante. Se especializou em turismo religioso, passando a ser uma das referências no Brasil sobre esse tema. Edita a revista eletrônica Viagens de Fé, única publicação brasileira focada em viagens religiosas, destinos religiosos, romarias e peregrinações. É diretor de Marketing da Associação Brasileira de Turismo Religioso.

Tags: