A Prefeitura de Aparecida permitiu que diversas atrações turísticas da cidade voltem a funcionar a partir do dia 5 de setembro, sábado, em nova etapa do retorno à normalidade em meio ao combate à pandemia de coronavírus (Covid-19).

A exemplo do que já aconteceu com as celebrações com público no Santuário Nacional e demais igrejas da cidade, assim como hotéis, restaurantes, lanchonetes e bares, além do Centro de Apoio ao Romeiro, a medida impõe uma série de limitações de capacidade, horário de funcionamento e cuidados com distanciamento e higiene.

Entre os atrativos que tiveram o funcionamento liberado a partir deste final de semana estão os Bondinhos Aéreos, o Trem do Devoto, o passeio de balsa Rio Santo, o Aquário e os Mirantes, além da controversa feira montada nos finais de semana em frente ao Santuário de Aparecida.

Apesar da liberação, por enquanto tanto o Morro do Cruzeiro e a Torre Mirante continuarão fechados.

Conheça algumas das limitações dos atrativos de Aparecida

Bondinhos Aéreos e o Mirante do Morro do Cruzeiro, em Aparecida

• Limitação no número de visitantes em 40%, exceto no caso da feira;

• Distanciamento obrigatório de 1,5 m. por visitantes e funcionários, exceto no caso de grupos familiares e/ou de amigos;

• Uso obrigatório de máscara de proteção por visitantes e funcionários;

• Funcionamento máximo durante oito horas diárias, de segunda-feira a domingo, das 9:00 às 17:00 horas;

• Disponibilização de dispositivos de distribuição de álcool em gel 70%;

• Instalação de sinalização no piso, indicando a distância segura de 1,5m e uso de comunicação audiovisual com orientações para visitantes e funcionários;

• Higienização constante nos equipamentos e dependências dos atrativos, inclusive nos vagões das locomotivas e cabines dos Bondinhos, em cada ciclo de viagem.

Outras limitações

Apesar da liberação, nem todas as atrações de Aparecida terão funcionamento contínuo, como por exemplo os Bondinhos Aéreos e o Trem do Devoto, que funcionarão às quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 16h30, e nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, permanecendo fechados às segundas, terças e quartas-feiras.

No caso dos Bondinhos, só será permitido o passeio ida e volta pelo equipamento, já que o Morro do Cruzeiro e a Torre Mirante permanecem fechados.