
Vista noturna do campanário do Santuário Nacional de Aparecida
Afinal, qual é o nome correto da cidade que é o destino de turismo religioso mais visitado do Brasil? Como é que se chama a cidade onde fica o Santuário Nacional de Nossa Senhora do Conceição Aparecida? Aparecida do Norte ou só Aparecida ?
Se você respondeu que é só Aparecida, acertou. Então, Aparecida do Norte devia ser o nome mais antigo da cidade, certo?
Infelizmente essa percepção está errada, pois nunca existiu uma cidade chamada Aparecida do Norte!
A explicação é que esse é um nome popular, um apelido, que acabou “pegando” e foi usado por muitos anos, mas depois caiu em desuso.
“Aparecida do Norte” em detalhes
Segundo o livro “História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e de seus escolhidos”, publicado em 1998 pela escritora Zilda Ribeiro, Aparecida foi o nome pelo qual a cidade foi conhecida desde a sua fundação.
Depois, muitas pessoas passaram a chamá-la de “Capella de Apparecida”.
Quando a cidade passou a ser ligada a São Paulo por estrada de ferro, em 1875, quem queria ir da capital paulista para lá tinha de embarcar na Estação do Norte, no bairro do Brás.
Nas conversas, passou a ser comum se dizer que ia a “Aparecida, da Estação do Norte”.

Estação do Norte, em São Paulo, de onde saiam os trens que iam para Aparecida
Em pouco tempo a palavra estação foi deixada de lado e ficou só o “Aparecida do Norte”.
A ligação era feita pela Estrada de Ferro do Norte, que ligava a Estação do Norte até a cidade de Cachoeira, no Vale do Paraíba, atual Cachoeira Paulista, onde fica a sede da comunidade católica Canção Nova, um dos destinos de turismo religioso mais visitados do Brasil.

A estação ferroviária de Aparecida ainda mostra a grafia original: Apparecida
Dessa cidade, depois de baldeação, os passageiros podiam seguir pela Estrada de Ferro Dom Pedro II, mais tarde renomeada Central do Brasil, até o Rio de Janeiro.
A baldeação era necessária por os dois trechos terem bitolas (distância entre um trilho e outro) diferentes.
Desse modo, a partir de 1877, os passageiros vindos do Rio de Janeiro e outros destinos ao norte de São Paulo também puderam ter acesso a Aparecida por trem.
A modesta estação local (na época Aparecida ainda era apenas um distrito de Guaratinguetá) foi inaugurada no dia 8 de julho de 1887.
Na mesma data também foram inauguradas estações maiores nas cidades vizinhas de Guaratinguetá e Lorena, refletindo a importância econômica dessas cidades na época.
No entanto, o turismo religioso rapidamente fez com que a estação ferroviária de Aparecida se transformasse numa das mais movimentadas da linha, motivando um ciclo ininterrupto de desenvolvimento que levou a cidade a se emancipar de Guaratinguetá em dezembro de 1928.
Já em 1895 Aparecida tinha serviço de bondes, ainda puxados com tração animal, que ligavam a estação ferroviária à Basílica (hoje conhecida como Basílica Velha), na parte alta alta da cidade, onde também ficavam muitas lojas e hotéis.
Em dezembro de 1912 a cidade recebeu energia elétrica e um ano depois os bondes passaram a ser elétricos, com uma nova linha que ia até Guaratinguetá se somando à que ligava a estação ao “alto da Basílica”.
Mais tarde a Estrada de Ferro do Norte foi comprada pela Central do Brasil e a estação passou por reformas na década de 40, mas o nome “Estação do Norte” continuou sendo usado até setembro de 1945, quando foi mudado para Estação Roosevelt, em homenagem ao presidente americano falecido naquele ano.
O nome correto é Aparecida

Plataforma da estação ferroviária de “Apparecida”
Em resumo: apesar de o nome correto da cidade ser Aparecida e não Aparecida do Norte, o nome popular continua sendo amplamente usado de Norte a Sul do País.
Vale lembrar que não existe nenhuma cidade chamada Aparecida ou “Aparecida do Sul” localizada ao Sul do Estado de São Paulo que possa justificar o nome Aparecida do Norte.
[irp posts=”18196″ name=”Visita virtual mostra detalhes do interior do Santuário de Aparecida”]
[irp posts=”8690″ name=”Conhecendo algumas das belezas da região de Aparecida”]
[irp posts=”16256″ name=”5 capelas para fazer suas orações no Santuário de Aparecida”]
[irp posts=”18132″ name=”Faça uma visita virtual ao Santuário de Aparecida”]