O Santuário de Lourdes, na França, promove uma inédita peregrinação virtual no próximo dia 16 de julho, quinta-feira. Reagindo aos efeitos gerados pela pandemia de coronavírus, que afetou duramente a presença de peregrinos de outros países, o Santuário decidiu inovar, realizando uma peregrinação virtual internacional e multilíngue.

Dessa maneira, peregrinos de todo o mundo que foram impedidos de ir até Lourdes pela pandemia, que fechou fronteiras e suspendeu conexões aéreas, poderão participar como se estivessem em frente à imagem de Nossa Senhora de Lourdes na Gruta das Aparições, coração do Santuário.

Peregrinação virtual Lourdes United

Imagem original de Nossa Senhora de Lourdes, na Gruta das Aparições, em Lourdes
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Imagem original de Nossa Senhora de Lourdes, na Gruta das Aparições

Batizada de “Lourdes United”, a peregrinação será realizada no próximo dia 16 de julho, data em que se rememora a última das 18 aparições da Virgem Maria a Santa Bernadette Soubirous na Gruta de Massabielle.

A proposta do Santuário dedicado a Nossa Senhora de Lourdes ao promover o evento é de reunir milhões de pessoas de todos os continentes, através da televisão, rádio e redes sociais, sob o símbolo da esperança e da solidariedade.

Serão 15 horas de programação, entre missas, procissões, recitações do rosário e orações, com transmissão direta em 10 línguas – inclusive o Português – feita diretamente da Gruta das Aparições, o local onde a Virgem apareceu à jovem Bernadette.

Além disso, das 11h00 às 13h00 (horário do Brasil) será transmitido um novo programa de televisão durante o qual personalidades religiosas e civis irão testemunhar o papel que Lourdes desempenha nas suas vidas, enquanto as câmeras irão aos bastidores do belíssimo Santuário para melhor explicar a sua missão.

Numerosas intervenções sobre os temas da solidariedade, fraternidade, empenho, ajuda, esperança e procura de sentido, bem como reportagens, vídeos de arquivo, música ao vivo e outros destaques, completarão estas duas horas de cobertura ao vivo.

Em resumo, um momento de reencontro, de esperança e de solidariedade para reconectar os fiéis de todo o mundo com o espírito de Lourdes.

Um centro de peregrinação internacional, o Santuário de Lourdes, mobiliza anualmente quase 100.000 voluntários para acolher três milhões de peregrinos e visitantes de todo o mundo, incluindo mais de 50.000 pessoas doentes e deficientes.

Multi-geracional e multicultural, a peregrinação virtual “Lourdes United” reunirá todos aqueles que, nos quatro cantos do mundo, vêem Lourdes como um farol de fé, compromisso, partilha e esperança.

O mundo enfrenta uma crise econômica e social sem precedentes, aliada a uma busca sem precedentes de significado.

A fraternidade, a generosidade e a esperança que o Santuário carrega há 162 anos nunca foi tão essencial.

Em Lourdes, os pobres, os frágeis, os doentes e os deficientes têm o primeiro lugar.

Lourdes unida enfrenta a crise

Gruta das Aparições, no Santuário de Lourdes, na Françs
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

A Gruta das Aparições

Os capelães do Santuário de Lourdes sempre levaram à Gruta as orações pelo mundo e com o mundo, em tempos normais e, principalmente, durante a crise global que estamos a viver.

Desde o início da pandemia, centenas de milhares de mensagens, gritos de ajuda, gritos de sofrimento, mas também testemunhos de esperança, continuam a chegar a Lourdes.

Fechado por mais de dois meses pela primeira vez na sua história, o Santuário teve todas as peregrinações canceladas.

Atualmente, apesar da sua reabertura parcial, o Santuário só pode acolher um número muito limitado de peregrinos, de acordo com um rigoroso protocolo sanitário.

E uma Lourdes sem peregrinos é uma Lourdes sem recursos para levar a cabo a sua missão, para manter todo o local, para garantir a sua durabilidade e os empregos dos seus 320 empregados.

O Santuário prevê um prejuízo histórico de 8 milhões de euros. Além disso, quase toda a área econômica de Lourdes está em imensa dificuldade.

Perante uma situação sem precedentes, uma iniciativa sem precedentes: o Santuário aproveitará a peregrinação virtual “Lourdes United”, no dia 16 de Julho, para apelar à generosidade de todos aqueles que desejem ajudar Lourdes a continuar o seu trabalho.

Serviço

Site do Santuário de Lourdes: www.lourdes-france.org/pt-br/

Facebook: www.facebook.com/ndlourdes

YouTube: www.youtube.com/c/LeSanctuaireNotreDamedeLourdes

Instagram: www.instagram.com/sanctuairedelourdes/channel/

 

Imagem original de Nossa Senhora de Lourdes, na Gruta das Aparições