Rota da Luz é nova opção para peregrinação a pé a Aparecida

Tela do site da Rota da Luz SP, que liga Mogi das Cruzes a Aparecida

Acaba de ser lançada uma nova opção para quem deseja fazer uma peregrinação a pé até Aparecida: a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo implantou uma nova rota turística, batizada Rota da Luz, que deve servir de opção à Via Dutra, uma das rodovias mais movimentadas do País.

Com 194 km de extensão, a Rota da Luz SP passa por nove municípios paulistas, começando em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo e terminando em Aparecida.

O novo roteiro integra o Programa Caminha São Paulo, da Secretaria de Turismo do Estado, que já conta com outras opções para quem deseja fazer turismo religioso, como a Rota Bandeirante, a Rota Franciscana e a Rota Passos dos Jesuítas.

O percurso tem início na Estação Estudantes, em Mogi das Cruzes, na região da Grande São Paulo, e passa por outras oito cidades, correndo paralelamente à Via Dutra: Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida.

Depois de 27,2 quilômetros cruzando Mogi das Cruzes, os romeiros percorrem 19,9 quilômetros em Guararema em direção à Santa Branca, de onde continuam num trecho de mais 30,9 km. até Paraibuna.

Dessa cidade, são mais 30,8 km., até chegar a Redenção da Serra, que fica a 33,5 km. da cidade seguinte, Taubaté. De lá, o percurso segue em direção a Pindamonhangaba, continuando por mais 23,1 km. até chegar a Roseira, de onde parte o trecho final de 26 km, até Aparecida.

Segundo a Secretaria de Turismo, “o governador recebeu esta demanda dos romeiros que caminhavam às margens das rodovias e precisavam de uma opção mais segura” e aprovou a criação da Rota da Luz.

Caminhar até Aparecida com mais segurança

Romeiros chegam a Aparecida na inauguração da Rota da Luz SP, opção segura de peregrinação à pé

Romeiros chegam a Aparecida na inauguração da Rota da Luz SP, opção segura de peregrinação à pé

A nova rota é formada por estradas secundárias que oferecem aos romeiros uma alterativa de percurso mais segura para chegar a Aparecida, possibilitando além da contemplação e reflexão, o conhecimento das paisagens, da história e das riquezas naturais das cidades do percurso.

Segundo o Prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, a Rota da Luz trará desenvolvimento do turismo para as cidades que serão cortadas por ela. “O turismo será desenvolvido e haverá a oportunidade de renda para quem mora nas estradas rurais, casas poderão ser transformadas em pousadas. Além do aspecto religioso, também há este ganho para as cidades”, disse.

A cerimônia de lançamento da Rota da Luz contou com a benção do bispo diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, do governador Geraldo Alkmin e sua esposa, do Secretario de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, do Prefeito de Mogi das Cruzes e diversas outras autoridades.

Sinalização, site e aplicativo

Todo o percurso será sinalizado com placas indicativas e os caminhantes receberão um “passaporte” e poderão registrar a sua passagem pelos municípios com a utilização de QR Code (código quadrado em 2D que pode ser escaneado pela câmera fotográfica do celular), instalados em estabelecimentos comerciais e locais públicos indicados no site www.rotadaluzsp.com.br.

A exemplo das demais rotas no Estado de São Paulo, desde o seu lançamento a Rota da Luz já oferece aos interessados um site completo com mapa interativo que pode ser imprimido, descrição das cidades do roteiro, dicas para a caminhada e muito mais.

Mapa oficial da Rota da Luz SP, para peregrinações à pé de Mogi das Cruzes a Aparecida

Em resumo a Rota da Luz promete ser uma excelente opção para quem quer fazer uma peregrinação à pé para Aparecida com segurança, evitando os perigos da Via Dutra, que a cada ano costuma gerar mortes e feridos entre os peregrinos.

Certificados da Rota da Luz

Quem desejar poderá receber dois certificados após fazer a caminhada: um emitido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e outro emitido pela Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

O certificado emitido pela Secretaria exige o cadastramento no site da Rota da Luz, que gera um nome de usuário e senha únicos.

Com eles, é possível  fazer o download do aplicativo da Rota (disponível gratuitamente na Apple Store ou no Google Play) e registrar sua passagem em cada município com o uso do QR Code instalado em estabelecimentos comerciais e locais públicos ao longo do caminho.  

Ao completar 70% do percurso, o site liberará o seu certificado para impressão.

Já para obter o certificado de Peregrino Mariano, é preciso apresentar o Guia da Rota da Luz (impresso a partir do site) na Basílica de Nossa Senhora Aparecida com o registro de carimbos de, no mínimo, três municípios diferentes. 

Cada município possui um modelo de carimbo e eles podem ser obtidos em estabelecimentos e locais públicos ao longo do percurso.
O Guia com os espaços carimbados deverá ser apresentado na Secretaria da Basílica, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30, aos sábados, das 6 às 17 horas ou aos domingos e feriados, das 7 às 16 horas.
Se você tem interesse em ir a pé até Aparecida, não deixe de ler também:

Aparecida à pé: conheça o roteiro detalhado da Rota da Luz 
 
Peregrinação para Aparecida pela Rota da Luz é conselho da NovaDutra
 
Ir para Aparecida à pé exige preparo e muitos cuidados
 
Romeiros que vão a Aparecida devem tomar cuidados 

Caso tenha interesse em encontrar outras pessoas interessadas em ir à pé até Aparecida, fique à vontade para usar a área de comentários abaixo para deixar o seu recado, informando a sua cidade, o dia que pretende fazer a peregrinação e os seus dados para contato.

 

Receba grátis as nossas novidades!

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas reportagens e artigos mais recentes.

Para se cadastrar, basta digitar abaixo o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso,. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Compartilhe

Ver comentários

  • Bom dia tenho interesse, preciso saber próxima data e custo obrigado

  • Olá bom dia. Gostaria de me comunicar com algum grupo ou assessoria visando percorrer a pé a Rota da Luz em 2021.
    [email protected]

  • Eu e um amigo estamos querendo sair de São para Aparecida a pé dia 20 de abril, gostaria de saber se alguem tem interesse em ir junto.
    A ideia é sair dia 20 de abril e chegar até dia 25 de abril cedo na Aparecida.
    Alguém sabe qts dias demora para chegar pela rota da luz??

    • Pretendo ir até o Santuário Nacional ainda este de março

      • Gostaria de fazer parte do grupo no mês de Nossa Senhora de Aparecida

  • Olá meu nome é William tenho interesse em fazer a caminha da fe p Aparecida em 2021 sou de santa bárbara d'oeste SP, estou procurando grupos para mais informações.

    • Gostaria de me integrar a outras pessoas que desejam fazer a caminhada até aparecida

    • boa tarde
      Sou Eliana de Araçatuba
      Eu e meu namorado tbm queremos fazer a caminhada da fé este ano (2021)... se montarem grupo, me avisem por favor
      Obgda
      Eliana (18) 997721811

      • Irei em outubro, sairei dia 05/10..
        meu e-mail
        [email protected]

      • Olá sou de Diadema,estou a procura de peregrinos para montarmos um grupo.
        Saída 06 de outubro.
        Quem tiver interesse chama no WhatsApp.
        11 985303244 Silvio

  • Ola Pessoal ! Pretendo realizar o caminho da fé ou a rota da luz em 2021 assim que a pandemia estiver controlada e preferencialmente vacinados !
    Pretendo fazer o caminho pelas estradas de terra pelo interior , ainda não sei o percurso total (distancia)! Planejando antes os caminhos e paradas !
    Poderíamos começar a planejar e formar um grupo ! Vamos nos falando !! Um abraço a todos !

    • Tenho interesse sou de Santa Bárbara d oeste sp 19 991 46 48 28

    • Ola, Luiz. Pretendo fazer o caminho também em 2021. E achei otima a ideia do grupo, por ser mais seguro em vários aspectos. Sou de MG e vou deixar meu contato de e-mail : [email protected]

    • Boa noite Luís!!!
      Também estarei nesta caminhada... a partir do dia 01 estarei me preparando fisicamente

      • Eu também tenho interesse de percorrer a rota da fé. Gostaria de participar de algum grupo.

    • Bom dia! Meu nome é Elaine. Tenho interesse em fazer este caminho em 2021. Se forem montar um grupo me avisem por favor. Obrigada! Meu telefone é 11971487700

      • Pretendo fazer está caminhada dá fé em fevereiro!!!
        Tem algum grupo que vai este mês???

    • Olá! Luis , acho super bacana sua ideia de montar um grupo. Super topo e pretendo sim , fazer essa rota .

    • Boa noite Luis. Acesse o site dos caminhos que você quer fazer lá tem kms, cidades, hospedagem e outras informações. Já fiz os 2, paisagens lindas e boa hospitalidade. No caminho da fé tem vários ramais você escolhe de onde vai sair, que sua jornada seja cheia
      de boas experiências. Bom caminho!

  • Olá boa noite. Gostaria de me comunicar com algum grupo ou assessoria visando percorrer a pé a Rota da Luz em 2021.
    [email protected]

  • Me chamo Carolina, sou de Cuiabá – MT, e quero muito fazer o caminho para Aparecida.

    Se alguém tiver algum grupo saindo em outubro, novembro, me avise [email protected]

  • Olá, quero fazer a Rota da Luz.
    Tem alguém ou algum grupo saindo dia 03 ou 04 de outubro? Obrigada
    11 976436920

  • Pessoal essa rota da luz ainda está em funcionamento?
    O número de telefone no site não existe?

    • Gostaria de informações e minha primeira vez indo de romaria, gostaria de saber se alguém vai este ano pra chegar no dia 12 de outubro la. Meu tel 1195424-8599

      • Bom dia!

        Será a minha primeira vez, pretendo participar de algum grupo. Sou da capital de São Paulo, me chamo Cosme Leandro, abaixo meus contatos para participar de grupos, pretendo chegar em Aparecida no dia 12/10.

        Cosme Leandro
        (011) 97120-2476

      • Olá, Bianca.

        Muito obrigado pelo seu comentário e por ler a Viagens de Fé, a revista brasileira de viagens espirituais e religiosas!

        Por causa da pandemia de coronavírus, a quantidade de pessoas fazendo peregrinação à pé para Aparecida deverá ser muito menor do que nos anos anteriores, o que pode fazer com que quem insista na caminhada tenha de ir sozinho, o que não é recomendado principalmente no caso de mulheres.

        Também em função da pandemia de coronavírus, é possível que pousadas e outros pontos de apoio estejam fechados ou com restrições de capacidade ou horários de funcionamento.

        Além disso, este ano as celebrações da Festa da Padroeira serão só virtuais. Na Basílica Nova o acesso será permitido no corredor para visita à imagem original de Nossa Senhora Aparecida.

        Se possível, o recomendado é deixar para fazer essa peregrinação à pé para o próximo ano.

        Confira mais informações na notícia Aparecida na pandemia: Novena e Festa da Padroeira serão virtuais.

        Deus a abençoe,

        Amadeu

    • Olá, Marcus.

      Muito obrigado pela sua consulta e por ler a Viagens de Fé, a revista brasileira de viagens espirituais e religiosas!

      A Rota da Luz SP continua existindo, pois é um caminho que liga Mogi das Cruzes a Aparecida usando estradas secundárias já existentes e ruas das cidades que atravessa.

      No entanto, em função da pandemia de coronavírus, a estrutura da Secretaria de Turismo do Estado, responsável pela Rota da Luz SP, está funcionando em regime de "home office" e é possível que pousadas e outros pontos de apoio estejam fechados ou com restrições de funcionamento.

      Deus o abençoe,

      Amadeu

  • Bom dia, Este ano terá a peregrinação para aparecida??

    Estou muito interessado em ir

  • Claro, será um prazer em ajudar ,me chama nwhats App, fica mais fácil a conversa 11 99522 0954

  • Irei sair dia 05/10/2020 e chegar dia 11/10/2020 em Aparecida, pela rota da Luz....meu contato e (11)995220954,

    • Bom dia David, como vai? Poderia me passar como pretende fazr? Itinerário, paradas, quanto andará por dia..?! Etc.?

  • Gostaria de fazer parte de algum grupo de caminhada para Aparecida do Norte.
    Sou de Campo Limpo Paulista (próximo a Jundiai), tenho disponibilidade de tempo, só gostaria de me planejar com data e local de partida.

    • Ola meu nome é Celio dou de jundiai e também gostaria de fazer o caminho da fé se vc conseguir ou já tem um grupo entre em contato por favor

    • Alguém com grupo em formação para fazer a rota da Luz em setembro ou outubro?

      Qualquer coisa me chamem no WhatsApp. (11) 951437742

    • Irei sair dia 05/10/2020 e chegar dia 11/10/2020 em Aparecida, pela rota da Luz....meu contato e (11)995220954,

      • Alguém prerendendo sair do Rio de Janeiro?
        Se tiver, chame no zap. (21)981757106

      • Olá a todos... tudo bem? Alguém poderia me confirmar se essa rota da luz passa por boa estradas? Pois estou me preparando para fazer essa rota correndo. Obrigado pela ajuda
        Fiquem com Deus

  • olá que for ir em outobro 2019 para chegar lá dia 12 quem estiver formando grupo gostaria de participar meu telefone 11 966592199

    • Sou de jundiai procuro pessoas ou grupos para me juntar e fazer o caminho da fé. 11994669502

    • boa tarde... vc encontrou alguma romaria que irá chegar no dia 12 de outubro? estou a procura tbm

  • Eu gostaria se tem algumas pessoas interessadas em ir ate aparecida , pois vou sair dia 7 ou 8 de outubro de 2019 ,pois e minha primeira vez. Ou grupo ,favor mi avisar :987014779 .Obrigada Elias .mora na liberdade são paulo sp

  • Olá, Gostaria de saber se tem algum grupo para que irar fazer romaria a pé para Aparecida, Rota da Luz na segunda quinzena de maio/2019.

  • Bom dia, lgum grupo ou alguém interessado em ir no final de Junho, início de Julho?
    Gostaria muito de fazer essa rota e seria um excelente momento.
    Obrigada.

  • Gostaria de chegar dia 12 de outubro. Como faço para encontrar grupos, pois vou só? Meu telefone 963332494 Existe algum grupo que possa me aceitar? Moro na Ponte Rasa, São Paulo Zona Leste.

  • boa tarde tem algum grupo saindo de osasco em outubro 2019 ? quero chegar em aparecida no dia 12/10/2019!!!
    eu nunca fiz esta romaria a pé

    • Boa noite, tenho pretensão de chegar nesta data em Aparecida. Também sou de São Paulo/zona sul e gostaria de ir com um grupo, pois nunca fiz a Rota da Luz. Caso tenha algum grupo por favor me informe! Tel:11865647236

      • Fernanda, bom dia. Pretendo ir para Aparecida pela rota da luz dia 29/03 e chegar la dia 31/03. Nao tenho grupo, em 2017 eu fui a pé sozinho pela Dutra. Agora queria ir pela Rota e gostaria de companhia. Meu zap 11947358681. Sou do ABC

    • Bom dia amigos! Iremos na 2a. feira (28/01) saindo de Mogi das Cruzes, gostaríamos de saber se já existe algum grupo formado ou pessoas com a mesma intenção? Desde já agradecidos e abraço a todos!

  • Boa tarde,
    Alguém poderia informar como funciona o retorno?

  • Boa tarde, alguém ou algum grupo partindo na 3a ou 4a semana de Janeiro? Já fiz a rota da luz porém com grupo grande, que parte no dia 11/01/19, mas este ano as datas não bateram e só consigo ir a partir do dia 18. André parto da zona leste 11 9 9974 8303.

    • André, bom dia! queremos, meu marido e eu sair na 2a. feira (28/01) de Mogi das Cruzes. Você já fechou sua partida? Obrigada e pode nos contatar à vontade se assim desejar. Malu 9.8536-5538

    • Saio de Mogi no dia 18, como poderia me comunicar?

  • Quero ir em Janeiro/2019, mas ainda não tenho nenhum grupo..alguém tem para indicar? Sou de São Paulo zona sul 11 97176-7695

    • Bom dia Valdirene, meu marido e eu iremos na segunda feira (28/01) saindo de Mogi das Cruzes e somos da zona sul de SP também. Se ainda tiver intenção, pode nos conatar. Abraço, Malu 9.8536-5538

  • Boa noite!
    Meu nome é Angela e gostaria de saber se tem algum grupo que vai fazer o Caminho da Luz no final do ano.? Moro Em SP Capital - ZS. meu wats 995766744 -
    Muito obrigada!

  • Eu quero ir em 2019. Não importa o mês. Se alguém conhecer algum grupo, por favor me avisem. Pode ser saindo de SP ou de Mogi. Obrigado!
    Meu tel 11 98148 9053.

  • boa tarde
    Gostaria saber quanto custa mais o menos a caminhada? um valor aproximado...
    muito obrigado

    • Olá, César.
      Muito obrigado pela sua consulta e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre viagens de fé e devoção.
      A peregrinação a Aparecida pela Rota da Luz é gratuita e de iniciativa pessoal.
      A Rota da Luz é um caminho alternativo à perigosa Via Dutra organizado pelo governo do Estado de São Paulo e não é preciso pagar nenhuma taxa ou obter nenhuma autorização para percorre-la.
      Cada peregrino pode escolher o dia e horário em que deseja sair e o ritmo da caminhada, além de onde vai parar para se alimentar, descansar ou pernoitar.
      Por exemplo, há quem prefira ficar em hotéis e comer em restaurantes e também há quem prefira acampar e comer frutas e lanches.
      Por isso, o gasto varia de acordo com as opções feitas por cada peregrino.
      A Viagens de Fé apenas informa sobre a Rota da Luz e disponibiliza gratuitamente a área de comentários de cada notícia para que os interessados em percorrer a Rota da Luz troquem informações e combinem fazer o trajeto em grupos.
      Uma santa caminhada e que Deus o abençoe!
      Amadeu

  • Boa noite se algum grupos for de bike em 2019, eu gostaria de ir. Tel 11 997050130 Flávio

    • Bom dia Flávio, pretendo no final do mês de novembro.. se tiver interesse e disponibilidade.. podemos combinar.. saída na quinta cedo..tel 11 993965376

  • Gostaria de ir com algum grupo q saia de São Paulo, zona sul. P outubro /2019

  • Bom dia!
    Meu nome é Lana, sou de São Paulo, e gostaria de fazer o caminho Rota da Luz (+ seguro) em janeiro/2019 com um grupo. Meu WhatsApp é 11 99692-8342. Obrigada!
    Ps. Não estou conseguindo baixar/imprimir o guia, me inscrever, etc.

    • Olá, Lana.
      Muito obrigado pelo seu comentário e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre turismo religioso.
      O site da Rota da Luz, mantido pela Secretaria de Turismo do estado de São Paulo, está com o conteúdo temporariamente desativado em função do período de eleições.
      Com certeza em novembro você já vai poder baixar o guia.
      Para percorrer a Rota da Luz não é preciso fazer qualquer tipo de inscrição ou pagamento. Os peregrinos que desejarem podem pedir o "Passaporte da Rota da Luz" para registrarem a sua passagem pelas cidades do caminho, mas isso é opcional e o "Passaporte" serve apenas de lembrança.
      Você também pode encontrar informações detalhadas aqui na Viagens de Fé, na matéria Aparecida à pé: conheça o roteiro detalhado da Rota da Luz.
      Faça uma santa caminhada e que Deus a abençoe,
      Amadeu

  • Boa noite. Me chamo Daniel e gostaria de saber c teria alguma pessoa ou grupo que vai sair da zona leste de SP para Aparecida essa semana pois tenho que ir para pagar uma promessa. Se tiver por gentileza entre em contato pelo tel 980393690 grato

  • Olá meu nome é Sammy, sou de Cáceres-MT, gostaria de fazer a peregrinação Rota da Luz, pela Dutra, depois do dia 12/10/18 alguem sabe me informar qtos dias demora, ou se tem algum grupo em formação? Obrigada! Aguardo resposta.

    • Olá, Sammy.
      Muito obrigado pela sua consulta e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre turismo religioso.
      Desculpe, mas é preciso esclarecer que a Rota da Luz não tem nada a ver com a Via Dutra além de ter sido criada justamente para que os peregrinos possam ir à pé a Aparecida evitando os perigos da caminhada pela Via Dutra, que praticamente todo ano resulta em mortes e ferimentos graves.
      Nossos leitores poderão responder as suas outras dúvidas.
      Deus a abençoe,
      Amadeu

Notícias recentes

JMJ Lisboa 2023 volta a ser destaque nos Workshops de Turismo Religioso de Fátima

JMJ Lisboa 2023 volta a ser destaque nos Workshops de Turismo Religioso de Fátima

De longe o mais significativo evento católico, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023… Continue lendo

Congresso Internacional de Turismo Religioso tem inscrições gratuitas até 19/5

Congresso Internacional de Turismo Religioso tem inscrições gratuitas até 19/5

O Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontece de 9 a 11 de… Continue lendo

Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável chega ao Uruguai

Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável chega ao Uruguai

A  cidade de Paysandú, no Uruguai, será a sede da 17ª edição do consagrado Congresso… Continue lendo

Rota das Catedrais mostra que turismo religioso pode ser feito de bicicleta

Rota das Catedrais mostra que turismo religioso pode ser feito de bicicleta

Dá pra se fazer turismo religioso de bicicleta? Há vários exemplos que mostram que sim,… Continue lendo

Jordânia é o Destino Convidado dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso

Jordânia é o Destino Convidado dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso

A Jordânia, destino de turismo religioso que foi palco de muitas das passagens que constam… Continue lendo

Salvador melhora acolhimento a turistas com sinalização de atrativos de turismo religioso

Salvador melhora acolhimento a turistas com sinalização de atrativos de turismo religioso

A Secretária de Turismo do Estado da Bahia, atendendo ao apelo da Pastoral do Turismo… Continue lendo

Receba grátis as nossas novidades!

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas

reportagens e artigos mais recentes.

 

Para se cadastrar, basta digitar abaixo

o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Pin It on Pinterest

Share This