page contents
Assuntos: Aparecida

Ir para Aparecida à pé exige preparo e muitos cuidados

Romeiros no acostamento da Via Dutra peregrinando à pé a Aparecida

Ir a Aparecida a pé, principalmente em outubro, quando é comemorado o Mês da Padroeira, já se tornou uma tradição para milhares de romeiros.

Essa é uma das mais marcantes formas de peregrinação para o destino de turismo religioso mais visitado de todo o Brasil e costuma estar associada ao pagamento de promessas ou ao agradecimento por graças alcançadas.

Rota da Luz é opção mais segura

Mapa da Rota da Luz SP, recomendada para quem quer ir para Aparecida à pé. Confira o roteiro detalhado da Rota da Luz!

Embora a maior parte dos romeiros ainda utilize o acostamento da Via Dutra, os riscos envolvidos fizeram com que o governo do Estado de São Paulo criasse a Rota da Luz, que utiliza vias secundárias, com menor tráfego de veículos e segurança muito maior.

A nova opção oferece uma estrutura bem montada, inclusive com site e aplicativo, permitindo até a impressão de mapa do trajeto.

Ele corre paralelamente à Via Dutra e começa na Estação Estudantes, em Mogi das Cruzes, na região da Grande São Paulo, passando por outras oito cidades: Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba e Roseira, até chegar a Aparecida.

Trajeto da Rota da Luz SP de peregrinação à pé a Aparecida- reprodução google maps

Trajeto da Rota da Luz SP

Depois de 27,2 quilômetros cruzando Mogi das Cruzes, os romeiros percorrem 19,9 quilômetros em Guararema em direção à Santa Branca, de onde continuam num trecho de mais 30,9 km. até Paraibuna.

Dessa cidade, são mais 30,8 km, até chegar a Redenção da Serra, que fica a 33,5 km da cidade seguinte, Taubaté. De lá, o percurso segue em direção a Pindamonhangaba, continuando por mais 23,1 km até chegar a Roseira, de onde parte o trecho final de 26 km, até Aparecida.

Conheça mais sobre a nova rota clicando no link ao lado: Rota da Luz é nova opção para peregrinação a pé a Aparecida

Cuidados para uma caminhada segura

Apesar de não recomendar a utilização dos acostamentos da Via Dutra, em função dos riscos envolvidos, a Concessionária CCR NovaDutra adotou uma postura preventiva, distribuindo folhetos com dicas de segurança para os  romeiros, afixando de faixas alertando os motoristas e distribuindo folhetos nas praças de pedágio.

Faixa recomenda aos motoristas da Via Dutra cuidados com romeiros que vão a Aparecida durante a Festa da Padroeira

Faixa recomenda aos motoristas da Via Dutra cuidados com romeiros que vão a Aparecida

Segundo a CCR NovaDutra, existem formas menos arriscadas de caminhar em direção a Aparecida. A principal preocupação é com romeiros que caminham pelo acostamento, muito próximos à faixa da direita, e nas travessias de trevos e acessos, onde o risco de atropelamentos é maior.

Dicas de segurança para romeiros que vão a pé a Aparecida

Romeiros a caminho de Aparecida na movimentada Via Dutra

A CCR NovaDutra elaborou uma lista de cuidados importantes que devem ser tomados por quem deseja peregrinar à pé até Aparecida:

1)    Caminhe no sentido contrário ao do tráfego, em fila indiana, o mais distante possível da pista e do acostamento;

2)    Só caminhe durante o dia claro. Evite caminhar à noite ou na madrugada;

3)    Use roupas claras e coloridas, se possível, use faixas refletivas; aumente ao máximo a sua visibilidade para os motoristas;

4)    Descanse fora da rodovia; se houver veículo de apoio, que seja estacionado em local seguro, nunca no acostamento;

5)    Redobre sua atenção; rodovia é espaço para veículos, não para pedestres;

6)    Se chover, interrompa sua caminhada; os riscos são maiores com pista molhada.

Vale a pena ler também:

Nova Dutra aconselha peregrinação para Aparecida pela Rota da Luz

Romeiros que vão a Aparecida devem tomar cuidados

Caso tenha interesse em encontrar outras pessoas interessadas em ir à pé até Aparecida, fique à vontade para usar a área de comentários abaixo para deixar o seu recado.  Não se esqueça de informar a sua cidade, o dia que pretende fazer a peregrinação e os seus dados para contato (e-mail ou telefone).
A Viagens de Fé recomenda que a peregrinação seja feita pela Rota da Luz, evitando os perigos da Via Dutra!

Compartilhe

Ver comentários

  • Me chamo Gislaine Moro em BAURU . Quero ir tbm, pois tenho uma promessa a cumprir e não encontrei nenhum grupo por aqui...

  • Boa noite a todos. Eu e minha esposa somos de Guarulhos, queremos fazer a caminhada em forma de agradecimento a graça alcançada. Nossa intenção é de chegar no dia 12/10. Por favor, caso tenha algum grupo ou enviar informacões, (11) 98149-5800 ou raphael@vrrpecas.com.br Obrigado.

    • Ola tambem sou de Guarulhos e estou programando para essa caminhada meu zap 999713809

  • boa tarde alguem pode me dar informaçao como funciona? pretendo sair em outubro para chegar dia 12 03 2019. alguem pode me incluir no grupo ou me aceitar? é minha primeira vez. meu telefone 963332494. obrigada

  • Bom dia. Me chamo Fabiana, sou de Belo Horizonte gostaria muito de participar dessa caminhada. Gostaria de saber se tem grupos organizados para essa caminhada, para que eu possa realizar essa caminhada de fé com muitos devotos. Meu zap (31)99875-7115.
    Abraços

  • Boa Tarde
    Este ano estou programando ir até Aparecida a pé, junto com mais um ou 2 amigos. Queremos fazer a Rota da Fé, não queremos ir pela Via Dutra. Nossa programação será chegar no dia dela. Moro em Guarulhos, se alguem quiser nos acompanhar sera muito bom. Meu e-mail é carlao.modelismo@gmail.com. Bem como tenham dicas para nos passar, agradecemos de coração, já que será a primeira vez. Estarei com 66 anos no momento da caminhada.
    Aguardo contatos.
    Obrigado
    Carlão

    • Boa noite Carlos, tudo bem? Tambem sou de Guarulhos. Eu e minha esposa estamos planejando fazer a caminhada e chegar em Aparecida no dia 12/10. Por favor, se possível, vamos fazer contato. Sera a primeira vez que farei a caminhada e nao tenho informações. Meu telefone e whatsapp (11) 98149-5800. Grande abraço

  • Ola sou Dionisio R Sena. Gostaria de saber de algum grupo de romeiros que sai de Belo Horizonte para Aparecida. ddd 38 999134775 zap. Obrigado

    • Oi Alex nunca fui a pé para Aparecida, mas gostaria de ir em outubro 2019 chegando lá em 11/10/2019, você tem uma equipe?

  • Olá!
    Sou da Zona Sul de SP, pretendo fazer a rota da luz em Julho/19, quando estarei em período de férias.
    Será a minha primeira caminhada até Aparecida, e estou na busca por pessoas que teriam interesse de ir nessa mesma época, para formar um grupo.
    Podem me chamar pelo WhatsApp 11 982699556

  • Olá, gostaria de ir a pé em Aparecida em janeiro de 2019, pela Rota da Luz. Será a primeira vez. Algum grupo formado para este mês?

    • Olá Silvana meu nome é Paulo moro em São Paulo zona norte também nunca fui a pé e quero muito ir, estou a disposição quanto mais pessoas melhor e mais seguro.
      Segue meu número de tiver interesse pode me chamar 11947912285

      • olá, quero muito ir. tenho disponibilidade para ir em Julho/19 quando estarei de férias. Já encontrei uma pessoa aqui neste site, e estamos tentando montar um grupo. Meu whatsApp 11982699556 Douglas Fernandes

  • Sou de São Paulo , estou querendo ir para Aparecida a pé , pela rota da Luz.
    Algum grupo em Novembro ?
    Se souberem por favor contato: Whats (11) 9 70949125
    Marluce

  • Bom dia!
    Gostaria de saber se existe grupo com estrutura e organização para a caminhada a Aparecida partido do Rio de Janeiro.
    Grato
    Ciro

  • Bom dia!!! Sou a Edmara de São José dos Campos Sp. Quero muito ir esse ano para Aparecida. Nunca fui e não tenho a menor idéia de como ir com segurança. Gostaria de saber se tem algum grupo que vá sair daqui no dia 11/10 de madrugada. Gostaria de ir.Vou deixar aqui meu telefone. 12 98159-3704. Muito obrigada!

  • Boa noite, já estou indo a casa da Mãe ha 10 anos seguidos, nunca a pé, mas sempre tive mta vontade. Este ano infelizmente não terei dinheiro para ir nem de ônibus, mas não quero quebrar minha promessa de ir todos os anos até o último dia de minha vida, então decidi que é o ano para eu cumprir meu desejo de ir a pé. Agora são 01:31 da manhã do dia 05/10, faltam apenas 07 dias, gostaria mto da ajuda de pessoas experientes que possam me ajudar. Preciso fazer esta caminhada, não quero falhar! Se puderem me ajudar, pfv entre em contato pelo telefone (11) 951073286
    Preciso de ajuda de tudo, pois não tenho como disse nem para ir de ônibus!
    Pfv me ajudem!

  • Boa tarde, gostaria de ir de Mogi das cruzes a Aparecida.
    Não tenho base de como funciona ou de grupos q fazem tal rota, se alguém poder ajudar agradeço.
    11 98089 8009 whatsap

    • Oi. Essa msg é do Paulo? Aqui é Monique (filha da Mônica do RJ). Preciso falar com você. Me chama no Whatsapp 11 964254333 ou me manda msg de texto para este numero por favor.

  • Josias Xavier,
    Esse ano não estou em condições de ir. Infelizmente não posso ajudar desta vez. Boa peregrinação para você.

  • Olá, sou de São Paulo capital. Prentendo fazer a minha primeira caminhada a Aparecida partindo da Praça da Sé utilizando a Via Dutra apartir do dia 09/09/2018, Já tem algum grupo formado? Meu e-mail paeg.rj@gmail.com.
    Grato.

    • Olá, Paulo, meu nome é Fábio Jesus sou de São Paulo Capital. Eu também irei pela primeira vez estou me preparando para sair dia 09/10 e não tenho grupo. Fica ai meu contato 11 98300-1501 se quiser compartilhar, essa jornada juntos vamos na Fé em nossa Senhora Aparecida.
      Valeuuu!!!

  • Sou Edelvon e farei esta peregrinação pela primeira vez partindo de Osasco dia 05/10/2018. Até o momento estou só, alguem ai interessado?
    (65) 98128 3888 zap

  • Boa tarde!
    Me chamo Alessandra.
    Tenho vontade e quero fazer a caminhada a pé a Aparecida com chegada no dia 12.d outubro
    Não sei se conseguirei fazer este ano
    Gostaria de dicas de preparo, alimentacao...
    Se não der em 2018..com certeza farei em 2019.

  • Me chamo Vanessa e pretendo ir a pé em outubro do dia 04/10 em diante saindo pela Rota da Luz.
    Gostaria de ir em grupos. Se tiver alguém, por favor me contate 13 9971 75138 (Whatsapp)

  • Se você tem alguma dúvida sobre onde fica a Estação Estudantes, onde começa a Rota da Luz ou sobre onde pode retirar o Passaporte de Peregrino, estas informações podem ser úteis:
    A estação Estudantes da CTPM (trens metropolitanos) fica na Rua Professor Álvaro Pavan, s/nº (bairro Centro Cívico), junto às universidades Braz Cubas e UMC, perto do Mogi Shopping e a cerca de 500 metros do Terminal Rodoviário da cidade.
    Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da própria estação, que é (11) 4790-2922. O atendimento é muito atencioso!
    O passaporte, que já vem com o primeiro carimbo, pode ser tirado na própria Estação Estudantes desde as quatro horas da manhã até a meia noite, sem necessidade de ser na mesma data da viagem. Não existe um guichê ou loja da Rota da Luz, basta ir até a administração da estação.
    Mogi das Cruzes fica na Grande São Paulo e você pode chegar lá a partir de São Paulo, indo de ônibus que saindo Terminal Rodoviário Tietê ou de trem da CTPM (Linha 11 – Coral), além de carro, táxi, 99 ou Uber.
    A partir do aeroporto de Guarulhos, é só tomar um ônibus da linha 800 (Mogi das Cruzes – Terminal Rodoviário Geraldo Scavone) na área externa do piso térreo do Terminal 2 do aeroporto.
    Uma santa caminhada!

  • Meu nome é Fernando, e sou de São José dos Campos/SP. Quero ir a pé para Aparecida, em Outubro/18, e queria saber que grupos estão sendo organizado, saindo de São José Campos ou de Jacareí. Como é a primeira vez que irei a pé, queria ir com um grupo.
    Fernando Vanni
    (12)981295354

    • Olá, entra em contato com o grupo Caminhada Aparecida do AMARILDO. Domingo agora dia 07/12 eles irão abrir mais vagas. A pagina deles está no Facebook.

    • Oi, estou pretendendo fazer a Rota da Luz. Gostaria de saber como faço para ir em outubro com um grupo saindo de Mogi.

  • Bom Dia,
    Meu nome é Jarbas e gostaria de fazer um trecho da caminhada, em Setembro ou Outubro ( após dia 09) com duração de uma semana.
    Caso tenham um grupo formado ou queiram formar um, gostaria de participar. Não conheço o trecho e é a primeira vez que irei fazer.
    Os pernoites poderão ser em pousadas ou estalagens. Também não sei da onde partir. Vou aguardar interessados.
    tel- 21 - 984599107

  • Boa tarde , sou de Campinas e pretendo fazer a Rota da Luz com minha esposa saindo de Mogi das Cruzes em 06/10/18 para chegar no dia 12.Procuramos grupos ,para nos acompanhar.Nosso whatsapp é 019-982548790 e 019 999282510. Grato amigos..

  • Boa tarde, meu nome é Marcos sou de Campinas e pretendo ir com minha esposa em outubro de 2018 saindo de Mogi das Cruzes .Procuramos grupos que irão sair dia 06/10 para chegar no dia 12 dia da Padroeira. Nosso whatsapp (19) 982548790 e 999281510.

Matérias recentes

Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

  Falta só uma semana para o início da sexta edição da Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo a Aparecida,… Continue lendo

20 de setembro de 2019
Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

  No próximo dia 13 de outubro, Irmã Dulce deixa de ser beata e passa a ser reconhecida como santa… Continue lendo

13 de setembro de 2019
Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Um novo evento focado no turismo religioso e espiritual promete ser o foco das atenções dos profissionais do segmento na… Continue lendo

11 de setembro de 2019
Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

  A partir de agora quem visita Aparecida passa a contar com mais uma opção para conhecer os principais pontos… Continue lendo

10 de setembro de 2019
Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

  Último feriado nacional antes das comemorações da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro, o feriado da Independência deve… Continue lendo

6 de setembro de 2019
Rota da Luz: saiba onde carimbar o seu passaporte eletrônico

Rota da Luz: saiba onde carimbar o seu passaporte eletrônico

  Quem vai fazer a peregrinação à pé até Aparecida pela Rota da Luz SP e deseja ter um comprovante… Continue lendo

6 de setembro de 2019