No próximo dia 5 de dezembro, a bem avaliada romaria Rota da Fé alcança um marco admirável, com a realização de sua 60ª edição, que visitará a comunidades rurais de Campo Mourão e de Corumbataí do Sul, no Paraná.
Esse importante marco e os quatorze anos de realização desse importante evento de turismo religioso, só interrompidos em 2020 em função da pandemia de coronavírus, merecem ser destacados e comemorados.
A primeira edição da Rota da Fé foi realizada no dia 10 de Outubro 2007, com apenas 78 participantes. depois do conceito ter sido apresentado durante o primeiro Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, realizado no ano anterior na cidade de Campo Mourão.
A motivação para a criação da romaria regional foi oferecer uma atividade sem complexidade que pudesse reunir toda a família dos participantes, inclusive crianças e idosos, conforme desejo do então Bispo da Diocese, Dom Mauro Aparecido dos Santos.
A metodologia utilizada mescla trechos de até três quilômetros percorridos a pé em oração e trechos mais longos, em ônibus rodoviários.
Nos trechos a pé são oferecidos água, frutas e assistência médica durante todo o percurso e nesta edição os peregrinos contarão ainda com a assistência de 10 fisioterapeutas.
Atualmente a romaria recebe centenas de participantes de diversas cidades e, muitas vezes, é comum as vagas se esgotarem com antecedência em função do grande interesse.
A limitação do número de participantes é necessária em função da necessidade de adequação da estrutura oferecida, como transporte em ônibus de turismo, assistência médica, alimentação (café da manhã e almoço) e equipe de apoio.
Em função da pandemia de coronavírus, a organização enfatiza que todos os participantes deverão apresentar comprovantes de vacinação antes de embarcar nos ônibus, utilizar máscaras de proteção e manter o distanciamento social.
A comprovação de vacinação poderá ser feita com a exibição de imagem do certificado de vacinação no telefone celular.
Focada no turismo religioso sustentável, a Rota da Fé é caracterizada pela caminhada dos fiéis em oração por igrejas e locais de manifestação da fé, pelo contato com a natureza e pelo conhecimento da história, gastronomia e costumes da região.
Em cada edição, a sustentabilidade é colocada em prática pelos participantes com atividades como o plantio de mudas, a coleta de lixo, a soltura de pequenos peixes e outras práticas de respeito ao meio ambiente.
Desde a primeira edição da Rota da Fé já foram plantadas mais de 380.000 mudas nativas e soltos mais de 150.000 pequenos peixes.
Organizada pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, de Campo Mourão, a peregrinação cria oportunidades para um encontro das famílias e das pessoas que desejam fazer uma experiência religiosa.
Um dos criadores pela idealização e pela realização da Rota da Fé, o engenheiro Ruben Moyano destaca as suas principais características:
• A convivência familiar em oração
• A convivência sadia entre pessoas de diferentes famílias, comunidades, faixas etárias, classes sociais, saudáveis e deficientes
• A prática de exercícios (caminhada)
• O contato com a Natureza
• A prática de respeito ao meio ambiente
• O benefício ao meio ambiente com atividades como plantação de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, além de recolhimento de lixo
• O estímulo à agricultura familiar, aos artesãos e ao comércio dos locais visitados
• A valorização dos produtos e trabalhos regionais
• A divulgação do patrimônio religioso da região
• A divulgação da história e cultura da região
• O estímulo à prática do turismo religioso
• A descoberta daquilo que é o simples e natural da vida, o belo, da emoção e do amor
• O renascimento da expectativa, da esperança, da alegria, da felicidade e da cura nos peregrinos
• O aprendizado e prática de pedir bênçãos e graças e também de agradecer pelas bênçãos e graças recebidas
Serviço
Evento: 60ª peregrinação Rota da Fé
Data: 5 de dezembro de 2021
Local: Campo Mourão, PR
Site: www.rotasdafe.com.br
Informações: rotasdafe@gmail.com
Facebook: Rota da Fé
Participação: Adultos R$50,00 (adultos) e R$25,00 (12 a 17 anos) – Esse valor inclui transporte, alimentação, água e frutas
Cortesia: menores de 12 anos e pessoas com deficiência (com seus respectivos acompanhantes)
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo