Até recentemente, a região que engloba Aparecida e outros destinos de turismo religioso como Guaratinguetá, Cachoeira Paulista, Lorena, Roseira e Canas, entre outras, era oficialmente só uma parte do Vale do Paraíba, ainda que fosse informalmente, conhecida como Vale da Fé.
A partir do dia 22 de janeiro de 2026 essa região, que reúne a maior concentração de destinos de turismo religioso do Brasil, passou a ser chamada oficialmente de Região Turística da Fé do Vale do Paraíba. A nova denominação é resultado da estadual 18.388, proposta pelo deputado estadual Danilo Balas e sancionada pelo governador do estado de São Paulo.

A nova região turística abrange os municípios de Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Potim e Roseira, reconhecendo oficialmente uma das mais importantes rotas de peregrinação do Estado de São Paulo.

Com nova lei permite que a região passe a receber tratamento diferenciado, abrindo caminho para a criação de políticas públicas de incentivo ao turismo religioso, histórico e cultural, além de permitir que os municípios atuem de forma integrada para fortalecer o desenvolvimento regional.
Amadeu é jornalista, pesquisador e palestrante. Se especializou em turismo religioso, passando a ser uma das referências no Brasil sobre esse tema. Edita a revista eletrônica Viagens de Fé, única publicação brasileira focada em viagens religiosas, destinos religiosos, romarias e peregrinações. É diretor de Marketing da Associação Brasileira de Turismo Religioso.








