Destaques

Peregrinando à pé pelos caminhos trilhados por Santa Maria Madalena

Peregrinar à pé pelas belas paisagens da França é uma prática que já tem centenas de anos, principalmente em função do conhecido Caminho de Santiago, cujo “Caminho Francês” é escolhido pela maioria absoluto dos peregrinos com destino a Santiago de Compostela.

Segundo dados do Escritório de Acolhida ao Peregrino da Catedral de Santiago, o Caminho Francês respondeu por nada menos que 56,88% do movimento total registrado no último ano antes do início da pandemia.

Embora esse seja a rota mais tradicional e provavelmente a mais percorrida, a França tem várias outras opções de rotas de peregrinação.

O caminho de Maria Madalena

O Santuário de Notre-Dame-de-la-Mer

A mais recente delas, o Caminho de Maria Madalena, permite retraçar o percurso trilhado por Santa Maria Madalena entre o santuário de Notre-Dame-de-la-Mer (Nossa Senhora do Mar), na cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, e a basílica de Santa Maria Madalena, na cidade de Saint-Maximin-la-Sainte-Baume.

Esse roteiro soma 236 quilômetros, dividido em 10 etapas, que ao longo de 236 quilômetros percorre a paisagem majestosa das regiões de Camargue e Provence.

O caminho de peregrinação provavelmente foi utilizado por Santa Maria Madalena, uma pessoa muito próxima a Jesus Cristo e que depois de sua morte foi a primeira pessoa a vê-Lo, de acordo com as Escrituras.

O que aconteceu depois disso não é muito claro, mas segundo a tradição, alguns dos amigos e discípulos de Jesus  fugiram da perseguição na Terra Santa e acabaram chegando à Europa, mas precisamente na região sul da França.

nterior da Basílica de Santa Maria Madalena em Saint-Maximin

Segundo os relatos da época, depois transmitidos através de inúmeras gerações, Maria Madalena teria chegado de barco a uma pequena cidade à beira-mar, que hoje é chamada Saintes-Maries-de-la-Mer (Santas Marias do Mar).

Depois de evangelizar toda a região, especialmente a cidade de Marselha, ela teria morado em uma gruta no coração de uma montanha próxima, onde teria se dedicado à oração até o final de seus dias. Nesse local hoje está o santuário de Sainte-Baume.

Sua tumba, fica em Saint-Maximin, ao sopé das montanhas de Sainte-Baume e há séculos está sob a custódia dos frades dominicanos.

Os santuários de Saintes-Maries-de-la-Mer e de Saint-Maximin et la Sainte-Baume fazem parte da Associação de Cidades-Santuários da França.

Leia também:

Associação reúne 20 cidades-santuários da França

Mensagem da Virgem Maria ajuda a viver a espiritualidade de Lourdes

 

Compartilhe

Notícias recentes

Santuário de Lourdes oficializa programação em Português

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, situado na pequena cidade de Lourdes, no sul… Continue lendo

Peregrinações do Brasil para o Santuário de Lourdes crescem mais de 400%

O volume de grupos de peregrinação do Brasil que visitaram o Santuário de Nossa Senhora… Continue lendo

Santuário de Lourdes tem novidades para quem fala Português

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na pequena cidade francesa de Lourdes, passa a… Continue lendo

Canção Nova tem nova edição da Festa da Misericórdia neste final de semana

A sede da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, SP, recebe neste final de semana… Continue lendo

Santuário de Lourdes terá Rosário em Português domingo, dia 11 de fevereiro

Neste domingo, dia 11 de fevereiro, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França,… Continue lendo

Paraíba ganha roteiro Caminhos da Paixão

A partir deste mês, o estado da Paraíba ganha uma nova opção de turismo religioso,… Continue lendo

Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.