Santuário Nacional de São José de Anchieta
Depois de três anos de obras de restauro e readequação, o Santuário Nacional de São José de Anchieta, na cidade de Anchieta, no Espírito Santo, foi entregue para a população.
O santuário é formado pela Igreja Nossa Senhora da Assunção, que começou a ser construída em pedra e cal no ano de 1579 pelo próprio padre José de Anchieta e pela antiga residência jesuíta.
O trabalho no importante patrimônio de turismo religioso envolveu investimentos da ordem de R$ 10,5 milhões feito pelo Instituto Cultural Vale e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através da Lei de Incentivo à Cultura Federal.
As intervenções foram aprovadas e acompanhadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Altares da igreja de Nossa Senhora da Assunção, construída por São José de Anchieta
Além de serviços de conservação e restauração, as intervenções criaram espaços para recepção e visita do público.
O complexo recebeu obras civis de conservação, climatização, sonorização, restauro do patrimônio arquitetônico, iluminação monumental, sistema de proteção de descarga atmosférica, segurança e projeto de combate a incêndio.
Também foram realizados levantamentos históricos, pesquisa arqueológica, restauro de imagens de santos e objetos litúrgicos, digitalização do acervo e projeto de readequação litúrgica.
Os espaços de uso do Santuário agora compreendem a igreja, um centro de interpretação, um café, uma loja, um centro de documentação e o paisagismo cultural
Vista do Santuário Nacional São José de Anchieta
Entre as intervenções destacam-se ainda as medidas de acessibilidade, como: banheiros adaptados conforme normas técnicas, sinalização em braile, intérprete em libras nos vídeos, passarelas acessíveis no paisagismo e plataformas elevatórias para que todos os visitantes tenham acesso à Cela de São José de Anchieta e ao Centro de Documentação.
Todo o roteiro textual do Centro de Interpretação terá traduções para o inglês e o espanhol, de modo a contemplar um escopo mais amplo de visitantes.
De longe o mais significativo evento católico, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023… Continue lendo
O Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontece de 9 a 11 de… Continue lendo
A cidade de Paysandú, no Uruguai, será a sede da 17ª edição do consagrado Congresso… Continue lendo
Dá pra se fazer turismo religioso de bicicleta? Há vários exemplos que mostram que sim,… Continue lendo
A Jordânia, destino de turismo religioso que foi palco de muitas das passagens que constam… Continue lendo
A Secretária de Turismo do Estado da Bahia, atendendo ao apelo da Pastoral do Turismo… Continue lendo