O tradicional Caminho de Santiago, percurso de peregrinação existente desde o século IX ligando diversos pontos da Europa à cidade espanhola de Santiago de Compostela, acaba de ganhar uma nova opção, batizada de Mar de Santiago.
A novidade permitirá que os visitantes percorram de barco a mesma rota aquática que permitiu que os restos mortais do Apóstolo chegassem até onde está sepultado até os dias de hoje.
A origem do Caminho de Santiago

Imagem do apóstolo São Tiago no altar-mór da Catedral de Santiago de Compostela
Conta a tradição que o corpo do apóstolo São Tiago Maior (Santiago, em espanhol) chegou à região da Galícia, na Espanha, no ano de 44 D.C. depois de viajar desde a Terra Santa em um barco de pedra guiado por seus discípulos Anastácio e Teodoro.
Saindo do mar, a embarcação cruzou o estuário (“ria”) de Arousa e subiu o rio Ulla até a cidade de Iria Flávia, chamada atualmente de Padrón, de onde continuaram a viagem para enterrá-lo no interior da Galícia.
Em princípios do século IX, o sepulcro do Apóstolo foi descoberto, dando lugar ao nascimento da cidade de Compostela e ao fenômeno histórico da peregrinação a Santiago desde os confins do mundo.
A viagem dos restos mortais de São Tiago Maior para a Espanha é conhecida como “traslatio” ou “translatio” e é a base sobre a qual se sustenta a Variante Espiritual do Caminho Português.
Mar de Compostela
A proposta do projeto Mar de Compostela é de oferecer uma nova opção para os peregrinos que fazem o Caminho de Santiago.
O novo produto de turismo religioso foi lançado oficialmente na Fitur, importante feira de turismo realizado em maio em Madri.
Uma das operadoras cuidadosamente escolhidas para lançar o Mar de Compostela é a tradicional empresa portuguesa Verde Pino, baseada em Fátima e especializada em turismo religioso.
Confira o vídeo de apresentação do Mar de Santiago
Leia também:
[irp posts=”50704″ name=”Rosário de Cristal, uma tradição de Zaragoza”]
[irp posts=”50823″ name=”Espanha: números mostram importância do turismo religioso”]
[irp posts=”50664″ name=”Barcelona oferece 13 santuários e basílicas para visitar”]
[su_box title=”CONHEÇA AS ATRAÇÕES DE TURISMO RELIGIOSO DA ESPANHA” style=”glass” box_color=”#006df2″ title_color=”#ffffff”]A Viagens de Fé é Media Partner do XVI Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontecerá em Pamplona, Espanha, de 21 a 24 de setembro de 2021. www.congresoturismoreligioso.com/[/su_box]
A sétima edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, considerado o maior evento técnico, científico… Continue lendo
O roteiro Caminhos da Fé e Criatividade, na região do Brejo Paraibano, é uma nova… Continue lendo
Uma estátua de Nossa Senhora de Fátima com 54 metros de altura, considerada a maior… Continue lendo
A região da Emilia Romagna e San Marino são o foco de dois eventos que… Continue lendo
A Catedral de Sevilha, na Espanha, é uma das muitas igrejas europeias a oferecer aos… Continue lendo
Vários hotéis e pousadas de Trindade, em Goiás, estão oferecendo um desconto especial para os… Continue lendo