Destaques

Espanha: números mostram importância do turismo religioso

Qual é o impacto econômico do turismo religioso? Quantas pessoas o praticam? Quantos empregos ele gera?

A falta de números confiáveis é um dos muitos problemas que esse segmento do turismo enfrenta em muitos países – inclusive o Brasil – para ter o seu potencial reconhecido, atrair mais investimentos e receber mais atenção das diversas esferas de governo.

Na Espanha, porém, o panorama é diferente. No último mês, como faz todos os anos, a Conferência Episcopal Espanhola – equivalente à nossa CNBB -divulgou seus relatório consolidado de atividades e finanças, certificado pela empresa especializada em auditoria KPMG.

Divulgado com dados referentes a 2019, o último antes do início da atual pandemia, o relatório aborda diversos aspectos da ação da Igreja Católica na Espanha e destaca a importância do turismo religioso e cultural naquele país.

Impacto significativo

A Catedral de Santiago de Compostela e a Praça do Obradoiro

Segundo o documento, o patrimônio cultural da Igreja e as celebrações religiosas de interesse turístico que acontecem ao longo do ano em diferentes pontos do território espanhol têm um impacto significativo na economia espanhola.

Segundo o estudo da KPMG, toda a atividade gerada pela presença do patrimônio cultural da Igreja tem um impacto total no PIB espanhol de 22,6 bilhões de euros e contribui diretamente para a geração de mais de 225.000 empregos diretos, indiretos e induzidos.

Já as festas religiosas tiveram um impacto sócio-cultural de 9,9 bilhões de Euros e geraram mais 134.000 empregos.

Ou seja, o turismo religioso como um todo teve um impacto de 32,5 bilhões de Euros, equivalente a mais 3% do PIB da Espanha e gerou 355.300 empregos diretos e indiretos.

Celebrações e festas religiosas de interesse turístico

Saída de procissão em Sevilha

Segundo a entidade religiosa espanhola, em 2019 aquele país teve 415 celebrações e festas religiosas de interesse turístico, 45 das quais atraíram interesse turístico internacional.

Merecem destaque as celebrações durante a Semana Santa, das quais 153 foram consideradas de interesse turístico.

Apenas três dos muitos destinos de peregrinação espanhóis, Zaragoza (Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Espanha), Montserrat (Virgem de Montserrat) e Torreciudad (Nossa Senhora dos Anjos de Torreciudad), atraíram 7.910.000 peregrinos.

O tradicional Caminho de Santiago, por sua vez, foi responsável pela atração de 347.578 peregrinos a Santiago de Compostela.

Só em Barcelona o patrimônio religioso da cidade atraiu mais de 8 milhões de visitas anuais e dos três locais da cidade que mais recebem visitantes, o primeiro e o terceiro foram templos religiosos: a Basílica da Sagrada Família e a Catedral da Santa Cruz e Santa Eulália.

Patrimônio religioso

Basílica de Nuestra Señora del Pilar, em Zaragoza

De acordo com a Conferência Episcopal Espanhola, a Igreja soma 3.290 imóveis de interesse cultural no país, sendo que em 500 municípios o único bem de interesse cultural é uma igreja, monastério ou convento.

Para esses municípios, a presença desses ativos é uma clara contribuição para o desenvolvimento econômico da região, devido ao seu grande valor cultural e ao atrativo turístico que geram.

Dos 44 bens culturais espanhóis declarados patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, 22 têm uma presença significativa das entidades da Igreja, quer sob a forma de bens (catedrais de Burgos, Sevilha e Toledo), quer de origem (Caminho de Santiago), pela presença nos conjuntos de numerosas igrejas ou conventos (Ávila ou Santiago de Compostela) ou por vários outros motivos.

Não podem ser esquecida ainda a importância das irmandades e confrarias, responsáveis por grande parte das grandes festas e celebrações.

A Espanha contabiliza mais de um milhão de irmandades e confrarias, sendo que 4.521 estão inscritas atualmente no Registro de Entidades Religiosas – sem contar as muitas que existem – e cuja atividade se limita a um âmbito mais reduzido ou paroquial.

Leia também

[irp posts=”44712″ name=”Saiba quais são as rotas mais usadas do Caminho de Santiago”]

[irp posts=”50704″ name=”Rosário de Cristal, uma tradição de Zaragoza”]

[irp posts=”50662″ name=”Barcelona ganha portal de turismo religioso para ajudar na recuperação”]

[irp posts=”50508″ name=”Pamplona recebe Congresso Internacional de Turismo Religioso em Setembro”]

[su_box title=”CONHEÇA AS ATRAÇÕES DE TURISMO RELIGIOSO DA ESPANHA” style=”glass” box_color=”#006df2″ title_color=”#ffffff”]A Viagens de Fé é Media Partner do XVI Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontecerá em Pamplona, Espanha, de 21 a 24 de setembro de 2021. www.congresoturismoreligioso.com/[/su_box]

Compartilhe

Notícias recentes

Começa amanhã o 7⁠º Fórum Nacional de Turismo Religioso

A sétima edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, considerado o maior evento técnico, científico… Continue lendo

Caminhos da Fé e Criatividade destaca turismo religioso e experiências culturais na Paraíba

O roteiro Caminhos da Fé e Criatividade, na região do Brejo Paraibano, é uma nova… Continue lendo

Nossa Senhora de Fátima de 54 metros de altura é nova atração em Crato, CE

Uma estátua de Nossa Senhora de Fátima com 54 metros de altura, considerada a maior… Continue lendo

Eventos divulgam Emilia Romagna e San Marino para turismo religioso

A região da Emilia Romagna e San Marino são o foco de dois eventos que… Continue lendo

Catedral de Sevilha, na Espanha, oferece visita guiada aos seus vitrais

A Catedral de Sevilha, na Espanha, é uma das muitas igrejas europeias a oferecer aos… Continue lendo

Fórum Nacional de Turismo Religioso oferece desconto em hospedagem

Vários hotéis e pousadas de Trindade, em Goiás, estão oferecendo um desconto especial para os… Continue lendo

Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.

Clique para ouvir este este artigo!