Destaques

Rosário de Cristal, uma tradição de Zaragoza

Capital religiosa da Espanha, Zaragoza tem muitas atrações de turismo religioso, mas uma delas não encontra comparação em nenhum outro lugar.

Trata-se da procissão noturna do Rosário de Cristal, um dos eventos que marcam anualmente as festas de Nossa Senhora do Pilar (também conhecida como Virgem do Pilar), padroeira da Espanha.

Tradicionalmente realizada na noite do dia 13 de outubro de cada ano, a procissão solene percorre as ruas do centro histórico de Zaragoza com 15 carros alegóricos multicoloridos e 258 adereços luminosos de mão.

O Rosário de Cristal

Reprodução da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, usada na procissão do Rosário de Cristal

A procissão teve origem em 1891, quando foi fundada a Real Irmandade do Santo Rosário de Nuestra Señora del Pilar, que resolveu realizar uma procissão dedicada à oração do Rosário, na qual os devotos levassem adereços luminosos simbolizando os Mistérios, o Pai Nosso, as Ave Marias, as Glórias e a Ladainha.

Além de adereços de mão correspondentes aos Pais Nossos, Ave Marias, Glórias e Ladainha, foram construídos quinze maiores, criados para serem transportados em carros alegóricos, representando cada um dos Mistérios.

Os devotos aprovaram a ideia da procissão reproduzir a oração do Rosário, substituindo as contas por adereços de vidro iluminados e logo passaram a chamar a procissão de “Rosário de Cristal“.

Acervo da procissão

Parte do acervo da procissão do Rosário de Cristal

Hoje a procissão reúne 20 adereços de mão (também chamados de “lanternas”) para o Pai Nosso, 200 para as Ave-Marias, 20 para as Glórias, 4 para as saudações e 63 para o Ladainha, além de 15 maiores para os Mistérios.

As peças têm estruturas de ferro, enfeitadas por pedaços de latão e fechadas com vitrais coloridos, cuja cor varia de acordo com o tipo de Mistério.

Nos Gozosos, referentes ao nascimento e infância de Jesus, as cores predominantes são o vermelho e o verde. Nos Dolorosos, referentes à Paixão, o violeta e o verde. E nos Gloriosos, típicos da Ressurreição e da Ascensão, os dominantes são o branco e o azul.

A Grande Cruz do Rosário e a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, peças da procissão

Além de todas as peças que integram a oração, o Rosário de Cristal é complementado por outros adereços que, apesar de não fazerem parte da oração do Rosário, o enriquecem, como a Grande Cruz do Rosário, que abre a procissão, e o carro alegórico que representa a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, que utiliza milhares de peças de vidro colorido.

Apesar da tradição de mais de um século, a procissão se atualizou, incorporando um sistema de som e trocando as velas das lanternas por iluminação elétrica a bateria.

Parte do acervo da procissão exposto no Museo de los Faroles y Rosario de Cristal

Durante o resto do ano, todo o acervo do Rosário de Cristal pode ser admirado de perto na na antiga igreja do Sagrado Coração de Jesus, onde foi instalado o Museo de los Faroles y Rosario de Cristal.

Esse é um dos três museus que fazem parte do conjunto da Catedral de Zaragoza, que também tem um dedicado à devoção de Nossa Senhora do Pilar (Museo Pilarista) e outro focado nas tapeçarias (Museo de Tapices).

Leia também:

CONHEÇA AS ATRAÇÕES DE TURISMO RELIGIOSO DA ESPANHA
A Viagens de Fé é Media Partner do XVI Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontecerá em Pamplona, Espanha, de 21 a 24 de setembro de 2021. www.congresoturismoreligioso.com/

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas reportagens e artigos mais recentes.

Para se cadastrar, basta digitar abaixo o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso,. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Compartilhe

Notícias recentes

Seminário internacional vai discutir os museus religiosos

A função pastoral dos museus religiosos é o tema de um seminário internacional que vai… Continue lendo

Aparecida se prepara para ser melhor depois da pandemia

Uma das cidades mais afetadas pela pandemia em todo o Brasil, já que tem o… Continue lendo

Caminho dos Santos Mártires se diferencia unindo devoção, história e natureza

Caminho religioso é um termo que costuma ser associado a percorrer longas distâncias à pé,… Continue lendo

Fátima mostra importância dada ao Brasil com stand na ABAV Expo

Reconhecendo a importância do mercado brasileiro, Fátima, um dos mais visitados destinos de turismo religioso… Continue lendo

Congresso Internacional de Turismo Religioso oferece conteúdo gratuito

O conteúdo integral do XVI Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, realizado no final… Continue lendo

Prefeitura de Salvador e Pastur lançam websérie sobre turismo religioso

Numa nova demonstração prática da integração do poder público com a Igreja, a Prefeitura de… Continue lendo