Exposição"Vestida de Branco - Santuário de Fátima, Portugal
  • Pinterest

 

O Santuário de Fátima, em Portugal, comemora os cem anos da imagem original de Nossa Senhora de Fátima com uma bela exposição temporária, “Vestida de Branco”, excelente programa para quem visita o Santuário.

Explorando a relação entre a arte e a devoção, a exposição não se limita à imagem da Senhora de Fátima, reunindo um variado conjunto de belas imagens da Virgem Maria

Vestida de Branco

O nome da exposição é baseado na descrição que Lúcia de Jesus, um dos três pastorinhos de Fátima, fez de Nossa Senhora ao responder a dois padres que a questionavam sobre “como estava vestida a Senhora”: “estava vestida de branco”.

Exposição"Vestidade Branco - Santuário de Fátima, Portugal
  • Pinterest

É a partir deste interrogatório e da ideia de ícone escala mundial em que a primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima se tornou que abre a exposição e que derivam os outros sete núcleos que a compõem.

No primeiro deles, oito esculturas de Nossa Senhora, esculpidas em Portugal e datadas desde o século XVI até a atualidade, apresentam uma síntese da figuração da Virgem Maria durante esse período. 

Exposição"Vestidade Branco - Santuário de Fátima, Portugal
  • Pinterest

No núcleo seguinte, obras de arte abordam, os espaços e lugares mais marcantes da vida da Mãe de Deus, desde o seu nascimento à sua morte e Glória, no Céu, assumindo-se como centro de leitura a Cruz de Cristo.

A plasticidade da atualidade assume o foco no terceiro núcleo, onde importantes artistas contemporâneos portugueses foram desafiados a interpretar, a partir da sua estética pessoal, os símbolos da Virgem Mãe.

“As formas e as cores de novas iconografias” do quarto núcleo evidenciam a inovação estética com que Maria foi olhada ao longo dos tempos, incluindo até criações que, pela sua estética, não foram aceites pelos fiéis, numa expressão da tensão entre a criação e a recepção da obra de arte sacra.

Exposição"Vestidade Branco - Santuário de Fátima, Portugal
  • Pinterest

Já a partir do quinto núcleo, a exposição centra-se na imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, apresentando um percurso que vai desde a sua criação iconográfica, passando pela encomenda e fixação do modelo, a sua propagação pelo mundo e interpretação pelos artistas plásticos.

Neste espaço, é apresentada o primeiro santinho (“pagela”) que circulou entre a multidão da Cova da Iria, a 13 de outubro de 1917, onde a Aparição é representada através de uma foto da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, da Sé de Leiria, que também faz parte da exposição.

Exposição"Vestidade Branco - Santuário de Fátima, Portugal
  • Pinterest

No quinto núcleo, uma redoma de vidro mostra, em tamanho real, uma foto com a imagem original de Nossa Senhora de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições.

O penúltimo núcleo apresenta, através de diferentes representações da Virgem Maria, a imagem venerada em Fátima como paradigma da discussão acerca do diálogo entre a arte antiga e a arte contemporânea.

Exposição"Vestidade Branco - Santuário de Fátima, Portugal
  • Pinterest

Na conclusão, são revelados os mitos, desafios e a herança da imagem, como os cuidados com sua conservação.

Com esta nova exposição, que substitui a excelente Capoala Mundi, centrada na Capelinha das Aparições, o Santuário de Fátima assume a linguagem da cultura dos museus e a via da beleza como uma das formas de transmissão dos conteúdos da mensagem de Fátima e da sua história.

 

Oportunidade única

Detalhe da imagem de Nossa Senhora de Fátima
  • Pinterest

Na tarde do dia 13 de junho de 2020, que marca o dia da chegada da imagem original ao Santuário, quem visitar a exposição terá oportunidade de admirar de perto a imagem original de Nossa Senhora de Fátima, que normalmente fica exposta numa redoma de vidro blindado na Capelinha das Aparições e que é um dos mais importantes ícones marianos atuais do catolicismo.

A exposição “Vestida de Branco” pode ser visitada gratuitamente no Convivium de Santo Agostinho, localizado no plano inferior da Basílica da Santíssima Trindade, diariamente, entre as 9h00 e as 18h00, até ao dia 15 de outubro de 2020.

 

Site do Santuário de Fátima: www.fatima.pt

 

LEIA TAMBÉM  Conheça as principais atrações do Santuário de Fátima