O Santuário do Divino Pai Eterno comunicou hoje que a Romaria e a Festa do Divino Pai Eterno de 2020 foram canceladas definitivamente em função da pandemia de coronavírus.

A tradicional romaria e a festa religiosa que levam todos os anos cerca de três de milhões de fiéis à cidade de Trindade, em Goiás, estavam agendadas originalmente para o período de 26 de junho a 5 de julho, com o tema tema: “Pai Eterno, protegei-nos e curai-nos”.

O evento deste ano tinha um significado especial, pois a devoção ao Divino Pai Eterno completa 180 anos em 2020.

Ante ao crescimento da contaminação por coronavírus em todo o Brasil, foi realizada no último dia 15 de maio, uma reunião entre os representantes de órgãos da administração pública e os responsáveis pela organização, resolvendo que este ano o evento seria apenas virtual.

No entanto, hoje um comunicado emitido pelo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno comunicou o cancelamento definitivo da Romaria e a Festa do Divino Pai Eterno de 2020.

Confira abaixo o teor desse comunicado:

Nota de Cancelamento – Romaria 2020

Comunicamos o cancelamento da Romaria do Divino Pai Eterno 2020, que este ano, teria como tema: Pai Eterno, protegei-nos e curai-nos. Após o anúncio de que a Festa de Trindade seria realizada em sua data tradicional, porém, somente pelos meios de comunicação e sem a presença de fiéis nas celebrações (sine populo), nos surpreendemos com as recentes estatísticas do avanço no número de casos da Covid-19 em nosso País e constatamos dois pontos importantes:

– As projeções anteriores eram mais positivas, com a possibilidade de achatamento da curva no mês de junho, conforme anunciado amplamente. Por esse motivo, naquele momento, entendemos que seria possível realizar a Romaria e, por prudência, no formato virtual somente. No entanto, a realidade atual nos mostra um cenário contrário ao que estava sendo previsto, já que o número de casos e também de mortes pelo novo coronavírus tem aumentado consideravelmente dia após dia.

– Mesmo com o anúncio de que, com a realização da Romaria somente pelos meios de comunicação, e que as celebrações não seriam abertas para a participação dos fiéis presencialmente, tivemos o conhecimento de que romeiros, de vários lugares do País, continuam se preparando para fazer a peregrinação até Trindade. Essa atitude, apesar de entendermos que é movida pela fé, no cenário atual, colocaria em risco, não somente a vida desses romeiros, como também de toda a população trindadense.

Em sequência a essas constatações, recebemos do Ministério Público do Estado de Goiás a Recomendação Nº 16/2020, feita pelo Promotor de Justiça, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Trindade, Sr. Dr. Francisco Bandeira de Carvalho Melo, pelo cancelamento da Romaria 2020, considerando vários pontos, dentre eles o fato de que “a realização da tradicional Romaria e Festa do Divino Pai Eterno, segundo maior evento religioso do País, em que pese a intenção de promovê-la somente pelos meios de comunicação e sem a presença física dos romeiros nas celebrações religiosas (missas), causará, inevitavelmente, enorme aglomeração de pessoas e há possibilidade de desobediência individual das recomendações, colocando em risco a saúde pública”.

Nesse sentido, mesmo com todos os cuidados planejados que seriam tomados pelos organizadores da Romaria e pelos órgãos competentes do Município de Trindade e do Estado de Goiás, concluímos que seria um grande risco aos romeiros e à população de modo geral.

Vivemos tempos difíceis e de grande instabilidade em todos os setores da sociedade. Tal decisão final é fruto da preocupação deste Santuário Basílica, da Arquidiocese de Goiânia e também dos poderes públicos, com o bem comum, responsabilidade social e preservação da vida, segurança e saúde de todos, bens inalienáveis dos quais nunca abriremos mão.

Pedimos a todos que continuem se unindo a nós em oração, pelos meios de comunicação – TV Pai Eterno, RedeVida, rádios e internet – para que, juntos, possamos rogar ao Pai Eterno a proteção de todas as nações, além da libertação e cura de todos os afetados pelo novo coronavírus. Sob a intercessão de nossa Mãe, Maria Santíssima, bênçãos e graças sejam derramadas sobre todos os devotos do Divino Pai Eterno!

Assessoria de Imprensa

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno

Veja abaixo o comunicado divulgado hoje pelo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno:

Comunicado - Cancelamento da Romaria e Festa do Divino Pai Eterno 2020
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Comunicado – Cancelamento da Romaria e Festa do Divino Pai Eterno 2020