Vitral do santuário Divino Pai Eterno
A tradicional Romaria do Divino Pai Eterno, que será celebrada no período de 22 de junho a 1º de julho, deve levar cerca de três milhões de romeiros a Trindade, cidade de aproximadamente 120 mil habitantes localizada a cerca de 18 km. de distância de Goiânia, capital de Goiás.
A devoção ao Divino Pai Eterno fazem de Trindade o segundo destino de turismo religioso mais visitado do Brasil e a Capital da Fé de Goiás, somando mais de quatro milhões de romeiros anualmente.
No ano passado, foram registrados mais de 2,9 milhões de visitantes só durante os dez dias da Romaria, que tem como pontos altos os dois finais de semana.
Festa do Divino Pai Eterno
A Festa do Divino Pai Eterno é comemorada sempre no primeiro domingo do mês de julho de cada ano, coroando os nove dias da Romaria, que abrange uma extensa e variada programação.
Este ano, quando a Romaria tem como tema “Pai Eterno, somos teus filhos”, serão celebradas 121 missas e realizadas 45 novenas, 27 orações do terço e 11 procissões, além de centenas de batizados e confissões, alvoradas e vigílias.
A programação também inclui desfiles e encontros tradicionais, como os de carreiros, cavaleiros e foliões, que há anos representam as raízes regionais.
Romeiros no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade
Para assistir os milhões de romeiros e dar suporte a toda a programação, a Romaria conta com equipe de trabalho aproximadamente 2 mil pessoas entre voluntários e colaboradores.
“É a fé que move as pessoas. É uma verdadeira experiência espiritual, e até mesmo cultural, ver e presenciar tantas manifestações, testemunhos e cenas fortes que emocionam. São inúmeras histórias de vida que passam por aqui”, explica o padre Robson de Oliveira, que foi reitor do Santuário do Divino Pai Eterno. é presidente-fundador da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) e Superior Provincial dos Missionários Redentoristas de Goiás.
Romaria à pé
Devotos caminham na Rodovia dos Romeiros na Romaria do Divino Pai Eterno 2018 – foto Viagens de Fé
Uma das formas de milhões de devotos do Divino Pai Eterno pagarem promessas, pedirem graças e agradecer pelas bênçãos alcançadas, é percorrer a pé os 18 quilômetros entre Goiânia e o Santuário Basílica, em Trindade.
Para que se tenha uma ideia da importância desse evento para a população de Goiás, em vez de terem de caminhar pelos acostamentos das estradas, os devotos utilizam uma pista exclusiva para pedestres que corre ao lado da Rodovia dos Romeiros (GO-060), que liga Goiânia a Trindade, especialmente construída para a Romaria à pé.
Durante o percurso, além de painéis de concreto reproduzindo a Via Sacra, contam com uma completa infraestrutura de apoio, com postos de atendimento médico, banheiros químicos, etc.
A Viagens de Fé estará fazendo a cobertura da Romaria do Divino Pai Eterno a convite da Afipe – Associação Filhos do Pai Eterno
De longe o mais significativo evento católico, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023… Continue lendo
O Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontece de 9 a 11 de… Continue lendo
A cidade de Paysandú, no Uruguai, será a sede da 17ª edição do consagrado Congresso… Continue lendo
Dá pra se fazer turismo religioso de bicicleta? Há vários exemplos que mostram que sim,… Continue lendo
A Jordânia, destino de turismo religioso que foi palco de muitas das passagens que constam… Continue lendo
A Secretária de Turismo do Estado da Bahia, atendendo ao apelo da Pastoral do Turismo… Continue lendo