Destaques

Conheça os novos mosaicos da fachada Sul da basílica de Aparecida

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida continua com o processo de decoração das suas fachadas, dando continuidade ao projeto Jornada Bíblica, que já se transformou num grande atrativo para os romeiros e visitantes.

Depois da fachada Norte, voltada para o centro da cidade de Aparecida, cuja inauguração oficial foi no mês de março de 2022, agora é a vez da fachada Sul, voltada na direção do Centro de Apoio ao Romeiro.

Mosaicos da fachada Sul e seu lado direito – foto Fátima Midões – Famitur

Desse lado do Santuário, a obra está sendo realizada em duas fases e só deve ser entregue em 2024, pois além do revestimento da fachada com os mosaicos, também está sendo reconstruída a Colunata dos Apóstolos.

Em 2022 os mosaicos foram aplicados na fachada até cerca de dois terços da altura total e serão completados durante 2023.

A fachada Sul se destaca em relação aos mosaicos da fachada Norte pelas passagens e personagens apresentados, além de ser a que tem a menor área coberta pelas obras de arte.

Na nova obra estão presentes Jesus Cristo, a Sagrada Família e os Apóstolos, retratados em episódios presentes em passagens do Novo Testamento, enquanto na primeira fachada decorada foi ilustrada com passagens do Antigo Testamento.

Os Mosaicos do Santuário Nacional

Vista frontal dos mosaicos da fachada Sul do Santuário – foto Fátima Midões – Famitur

Batizado de Jornada Bíblica, o projeto de decoração das quatro fachadas do Santuário Nacional de Aparecida foi confiado ao padre Marko Rupnik, considerado o mais destacado artista sacro da atualidade. 

À frente do renomado Centro Aletti, em Roma, responsável pela produção de seus projetos, ele é o criador de mosaicos presentes no Vaticano, no Santuário de Lourdes, na França e no Santuário de Fátima, em Portugal, entre inúmeros outros.

Em Aparecida, os mosaicos idealizados pelo padre Rupnik irão cobrir as fachadas dos quatro lados da chamada Basílica Nova, abrangendo quatro temas bíblicos.

A fachada do lado Norte, que já teve a sua decoração completada, recebeu 3.840 m² de mosaicos com o tema “O êxodo do Povo de Deus”.

A fachada do lado Sul, terá um total de 2.180 m² de mosaicos, com o tema “A Páscoa de Cristo”, enquanto que a fachada do lado Sul terá 3.475 m² de mosaicos, focados no Gênesis e a do lado Oeste, 3.475 m² de mosaicos focando o Apocalipse.

Quando estiver concluído, provavelmente em 2026, o projeto do Santuário de Aparecida terá o maior conjunto de mosaicos do padre Rupnik no mundo, englobando uma área total de 12.970 m² e atraindo ainda mais fiéis e visitantes ao templo dedicado à Padroeira do Brasil.

Compartilhe

Notícias recentes

Empresa aérea Volotea voa de Paris (Orly) para Lourdes por só 54 euros

Qual é a  maneira mais barata e rápida de ir de Paris a Lourdes, onde… Continue lendo

Saiba o que rezar em frente à imagem de Nossa Senhora Aparecida

Você finalmente conseguiu fazer a sua viagem a Aparecida e agora está na Basílica de… Continue lendo

Santuário de Lourdes vai receber show gratuito de Andrea Bocelli

Quem puder estar no Santuário de Lourdes, na França, no dia 16 de julho, quando… Continue lendo

Rota da Azul para Paris vai facilitar acesso a Lourdes e Santuários Franceses

A nova rota internacional da Azul  ligando o aeroporto de Viracopos, em Campinas, ao aeroporto… Continue lendo

Terço dos Homens leva 70 mil a Aparecida

A 15ª edição da Romaria Nacional do Terço dos Homens reuniu mais de 70 mil… Continue lendo

Igreja de São Pedro dos Clérigos, em Recife, volta a receber visitantes

Depois de ficar três anos fechada para restauração, a bela igreja de São Pedro dos… Continue lendo

Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.