Basílica Velha de Aparecida faz 130 anos hoje

A”Basílica Velha” de Aparecida

Inaugurada em 1888, a Basílica Velha de Aparecida completa hoje 130 anos. Ela foi o terceiro templo religioso a abrigar a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, encontrada em 1717 por três pescadores nas águas do rio Paraíba do Sul.

Situada no alto de uma colina, a igreja foi construída para substituir a Capela do Morro dos Coqueiros, que foi a primeira igreja em honra Nossa Senhora Aparecida autorizada pela Igreja Católica.

Construída em 1745, a capela tinha apenas 150 metros quadrados e logo ficou pequena para o volumoso número de devotos que já visitavam a imagem que mais tarde foi consagrada como a Padroeira do Brasil.

Depois de passar em 1834 por reformas e adaptações, em 1878 a capela começou a adquirir os traços arquitetônicos que a Basílica Velha mantém hoje. A inauguração da igreja nova aconteceu 10 anos depois.
 

Imagem de Nossa Senhora Aparecida na Basílica Velha

 
Em 1893, cinco anos depois da sua inauguração, ela recebeu o título de Santuário Episcopal e, em 1908, quinze anos mais tarde, o título de Basílica Menor, a primeira igreja no Brasil a receber esse título do Vaticano.

Nos seus 130 anos acolhendo os devotos de Nossa Senhora Aparecida, a Basílica Velha recebeu duas visitas da Princesa Isabel, além das de cinco presidentes da República em exercício, além de milhões de romeiros de todo o Brasil.
  

Interior da Basílica Velha de Aparecida

Tombada como monumento de interesse histórico, religioso e arquitetônico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT – em 1982, a Basílica Velha passou por um cuidadoso trabalho de restauração que lhe devolveu as suas características originais.

Iniciada em 2004, a restauração durou 11 anos e foi concluída em 2015 sem que fosse preciso interromper a visitação pelos romeiros.

A Passarela da Fé liga a “Basílica Velha” à “Basílica Nova”

 
Ligada ao Santuário Nacional por uma passarela de 392 metros de comprimento, a Passarela da Fé, a Basílica Velha é o segundo patrimônio de turismo religioso mais visitado em Aparecida.


Compartilhe

Notícias recentes

Associação Brasileira de Turismo Religioso segmenta atua e aponta novos diretores

Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo

Veja mais imagens dos mosaicos da Fachada Sul do Santuário de Aparecida

Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo

Guias de turismo de Aparecida se qualificam sobre Fachada Sul

Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo

Aparecida: veja como ficou a Fachada Sul do Santuário Nacional

Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo

Canela se prepara para a 64a Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio

A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo

Criada a Rota Turística do Caminho das Missões, no Rio Grande do Sul

A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo

Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.