Aparecida reabre Santuário Nacional no fim de julho

O Santuário Nacional de Aparecida foi autorizado a reabrir gradualmente a partir do próximo dia 28 de julho, terça-feira.

Embora tenha permanecido formalmente aberto desde o início da pandemia, nesse período o Santuário Nacional teve os bancos retirados e permitiu apenas as visitas de fiéis, com as celebrações religiosas sendo realizadas a portas fechadas.

Um decreto publicado pela prefeitura de Aparecida no último dia 29 autorizou que a partir do dia 28 de julho o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida volte a realizar celebrações públicas, desde que as missas na Basílica tenham número reduzido de fiéis e que sejam tomadas diversas medidas preventivas.

A permissão, no entanto, é condicional, pois só acontecerá se nessa data a região se mantiver na fase 2 do “plano de retomada consciente” do Governo do Estado de São Paulo.

Ou seja, caso o número de casos de contaminação por coronavírus (Covid-19) aumente, ela poderá ser revogada.

Retomada das atividades do Santuário Nacional

Sinalização de solo - distanciamento social - Santuário de Aparecida

Sinalização de solo de distanciamento social no Santuário Nacional

O Santuário Nacional já elaborou um protocolo e implantou diversas medidas para voltar a receber os romeiros. 

Entre os pontos do protocolo estão o estabelecimento de um trajeto obrigatório para os romeiros desde quando seguir ao chegarem ao Santuário, os locais de permanência permitidos dentro da Basílica, respeitando a distância de segurança entre as pessoas e os pontos em que será feita a medição da temperatura corporal.

Além de sinalização específica e da rigorosa higienização das instalações, a administração do Santuário instalou totens com álcool em gel para uso dos romeiros, que deverão utilizar máscaras de proteção o tempo todo, como é obrigatório em todo o estado de São Paulo.

Embora o Santuário retome suas atividades no dia 28 de julho, as lojas do Centro de Apoio ao Romeiro só serão reabertas dia 4 de agosto, na semana seguinte (com exceção das praças de alimentação).

Rede hoteleira e comércio de Aparecida

Por enquanto os meios de hospedagem da cidade continuam fechados. O decreto da prefeitura de Aparecida prevê a retomada das atividades da rede hoteleira e das pousadas da cidade só a partir do dia 28 de julho.

Esses estabelecimentos deverão funcionar com ocupação reduzida e seguindo as normas de prevenção em vigor. O retorno das atividades das feiras livres está previsto para o dia 15 de agosto.

Fontes: Aleteia, Santuário Nacional, Prefeitura de Aparecida

 

ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE!

No dia 24 de julho a Prefeitura de Aparecida cancelou a permissão para reabertura de igrejas e meios de hospedagem inicialmente prevista para o dia 28. 

 

[irp posts=”8690″ name=”Conhecendo algumas das belezas da região de Aparecida”]

[irp posts=”18132″ name=”Faça uma visita virtual ao Santuário de Aparecida”]

[irp posts=”18175″ name=”Faça uma nova visita virtual ao Santuário de Aparecida”]

 

Compartilhe

Notícias recentes

Começa amanhã o 7⁠º Fórum Nacional de Turismo Religioso

Começa amanhã o 7⁠º Fórum Nacional de Turismo Religioso

A sétima edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, considerado o maior evento técnico, científico… Continue lendo

Caminhos da Fé e Criatividade destaca turismo religioso e experiências culturais na Paraíba

Caminhos da Fé e Criatividade destaca turismo religioso e experiências culturais na Paraíba

O roteiro Caminhos da Fé e Criatividade, na região do Brejo Paraibano, é uma nova… Continue lendo

Nossa Senhora de Fátima de 54 metros de altura é nova atração em Crato, CE

Nossa Senhora de Fátima de 54 metros de altura é nova atração em Crato, CE

Uma estátua de Nossa Senhora de Fátima com 54 metros de altura, considerada a maior… Continue lendo

Eventos divulgam Emilia Romagna e San Marino para turismo religioso

Eventos divulgam Emilia Romagna e San Marino para turismo religioso

A região da Emilia Romagna e San Marino são o foco de dois eventos que… Continue lendo

Catedral de Sevilha, na Espanha, oferece visita guiada aos seus vitrais

Catedral de Sevilha, na Espanha, oferece visita guiada aos seus vitrais

A Catedral de Sevilha, na Espanha, é uma das muitas igrejas europeias a oferecer aos… Continue lendo

Fórum Nacional de Turismo Religioso oferece desconto em hospedagem

Fórum Nacional de Turismo Religioso oferece desconto em hospedagem

Vários hotéis e pousadas de Trindade, em Goiás, estão oferecendo um desconto especial para os… Continue lendo

Clique para ouvir este este artigo!