Aparecida é o principal destino de turismo religioso do Brasil. Apesar das vantagens, isso também traz alguns problemas, como a baixa ocupação dos hotéis durante a semana, já que as viagens de turismo religioso costumam ocorrer nos finais de semana.
Para estimular as viagens durante a semana, a Secretaria de Turismo de Aparecida decidiu estimular a adoção da cidade como base para que os turistas explorem os atrativos turísticos de outras cidades da região.
Para isso, investiu no apoio de uma “press trip” (viagem para jornalistas) organizada pela jornalista Cristina Lira, reunindo jornalistas de turismo dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
A Viagens de Fé participou da iniciativa, que contou com o apoio das Secretarias de Turismo de Aparecida, Bananal, Cunha, Roseira e Santo Antônio do Pinhal e de empresários do trade turístico dessas cidades.
Situada praticamente às portas de Aparecida, junto à Via Dutra, Roseira foi a primeira cidade do roteiro a ser visitada pelos jornalistas, que foram recebidos por religiosos e autoridades municipais com um gostoso café no Mosteiro da Sagrada Face.
A segunda cidade a ser visitada foi Bananal, representante do Ciclo do Café e situada quase na divisa com o estado do Rio de Janeiro. Conhecida como Capital do Crochê, Bananal teve toda a sua decoração natalina feita em crochê pelas talentosas artesãs locais.
Além da região central, com a bela Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento e seus muitos casarões preservados, a cidade oferece aos turistas muitas atrações na sua zona rural, como fazendas históricas cuidadosamente restauradas, alambiques e até uma fazenda onde quem faz as honras da casa é a vaca Marília, campeã mundial de produção de leite.
O roteiro da viagem continuou por Aparecida, que deve inaugurar nos próximos meses a sua mais nova atração, a decoração da Fachada Norte da Basílica de Nossa Senhora Aparecida com mosaicos criados pelo padre Marko Ivan Rupnik.
Considerado o principal artista sacro da atualidade, Rupnik tem mosaicos de sua autoria no Vaticano e em muitos dos principais santuários católicos do mundo, como o de Lourdes, na França; o de Fátima, em Portugal; o de São Pio de Pietralcina, na Itália e o de São João Paulo II, na Polônia.
O projeto, que é o maior já executado pelo artista sacro, prevê a decoração das quatro fachadas da Basílica com imagens ilustrando passagens da Bíblia. Só na Fachada Norte serão quatro mil metros quadrados de mosaicos inspirados em passagens bíblicas do Livro do Êxodo, área que atingirá mais de 15 mil metros quadrados no total.
Enquanto na Fachada Norte os andaimes começam a ser retirados, na Fachada Sul tapumes e andaimes indicam que essa deve ser a próxima etapa da obra, desta vez tendo a Páscoa de Cristo como tema. Em função da extensão, o revestimento das quatro fachadas da Basílica vai exigir mais alguns anos para ser completado, mas certamente vai ajudar a atrair mais visitantes para Aparecida.
A terceira cidade visitada foi a acolhedora estância climática de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, uma interessante alternativa à badalada Campos do Jordão. Os participantes puderam conhecer diversos programas de qualidade, como um farto café colonial, uma bem montada cachaçaria, degustação de azeites em um olival onde é produzido um premiado azeite extra virgem e um ecoparque com grande variedade de jardins.
O quesito alimentação também foi destaque, com um excelente restaurante especializado em carnes, com amplos espaços externos para se desfrutar o ar puro das montanhas. Em todas as atrações da cidade, o contato com a natureza é constante, seja em com cuidados jardins ou belas vistas das montanhas.
Finalizando a programação, a última cidade visitada foi outra estância climática, Cunha, a meio caminho entre Aparecida e Parati, junto à Serra do Quebra-Cangalha e à Serra do Mar. O grupo de jornalistas foi recebido com um fino café da manhã em uma pousada exclusiva, pôde degustar sorvetes de lavanda e de verbena em um lavandário, além de tomar café de coador em meio a belos jardins.
Na hora do almoço, foi a vez de degustar trutas e o típico porco na lata num restaurante especializado em cozinha regional. Em seguida, os jornalistas visitaram a bela igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde o cuidadoso trabalho de restauração foi explicado em detalhes pelo pároco. E para encerrar o tour, conheceram um típico atelier de cerâmica artística de queima a alta temperatura.
Aparecida, destino de férias
De acordo com o Secretário de Turismo de Aparecida, João Gilberto Oliveira, apesar da cidade ser conhecida como destino de turismo religioso, também é importante divulgar Aparecida como destino de férias.
Com isso, os turistas podem aproveitar as diárias mais acessíveis oferecidas pelos hotéis de Aparecida durante os dias de semana para explorar não só as atrações da cidade, mas também o amplo leque de opções de turismo rural, gastronômico, cultural e de contemplação, entre outras, oferecidas pelas cidades vizinhas.
A Viagens de Fé viajou a convite da jornalista Cristina Lira, com coordenação da guia de turismo Maria Jovita Siqueira e apoio das Secretarias de Turismo de Aparecida, Bananal, Santo Antônio do Pinhal e Cunha, com hospedagem no hotel Peregrinos.
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo