Aparecida

Aparecida convida turistas para visitarem as cidades vizinhas

Aparecida é o principal destino de turismo religioso do Brasil. Apesar das vantagens, isso também traz alguns problemas, como a baixa ocupação dos hotéis durante a semana, já que as viagens de turismo religioso costumam ocorrer nos finais de semana.

Medalhão na fachada do Mosteiro da Sagrada Face, em Roseira, SP - Foto: Viagens de Fé

Medalhão na fachada do Mosteiro da Sagrada Face, em Roseira – Foto: Viagens de Fé

Para estimular as viagens durante a semana, a Secretaria de Turismo de Aparecida decidiu estimular a adoção da cidade como base para que os turistas explorem os atrativos turísticos de outras cidades da região.

Para isso, investiu no apoio de uma “press trip” (viagem para jornalistas) organizada pela jornalista Cristina Lira, reunindo jornalistas de turismo dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

A Viagens de Fé participou da iniciativa, que contou com o apoio das Secretarias de Turismo de Aparecida, Bananal, Cunha, Roseira e Santo Antônio do Pinhal e de empresários do trade turístico dessas cidades.

Roseira e Bananal

 

Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento, em Bananal, SP - Foto Viagens de Fé

Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento, em Bananal- Foto: Viagens de Fé

Situada praticamente às portas de Aparecida, junto à Via Dutra, Roseira foi a primeira cidade do roteiro a ser visitada pelos jornalistas, que foram recebidos por religiosos e autoridades municipais com um gostoso café no Mosteiro da Sagrada Face.

A segunda cidade a ser visitada foi Bananal, representante do Ciclo do Café e situada quase na divisa com o estado do Rio de Janeiro. Conhecida como Capital do Crochê, Bananal teve toda a sua decoração natalina feita em crochê pelas talentosas artesãs locais.

Capela do Santíssimo da Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento, em Bananal, SP - Foto Viagens de Fé

A bela Capela do Santíssimo da Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento, em Bananal – Foto: Viagens de Fé

Além da região central, com a bela Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento e seus muitos casarões preservados, a cidade oferece aos turistas muitas atrações na sua zona rural, como fazendas históricas cuidadosamente restauradas, alambiques e até uma fazenda onde quem faz as honras da casa é a vaca Marília, campeã mundial de produção de leite.

Mosaico é nova atração em Aparecida

 

Detalhes dos novos mosaicos da Fachada Norte do Santuário de Aparecida - Foto: Viagens de Fé

Detalhes dos novos mosaicos da Fachada Norte do Santuário de Aparecida – Foto: Viagens de Fé

O roteiro da viagem continuou por Aparecida, que deve inaugurar nos próximos meses a sua mais nova atração, a decoração da Fachada Norte da Basílica de Nossa Senhora Aparecida com mosaicos criados pelo padre Marko Ivan Rupnik.

Considerado o principal artista sacro da atualidade, Rupnik tem mosaicos de sua autoria no Vaticano e em muitos dos principais santuários católicos do mundo, como o de Lourdes, na França; o de Fátima, em Portugal; o de São Pio de Pietralcina, na Itália e o de São João Paulo II, na Polônia.

O projeto, que é o maior já executado pelo artista sacro, prevê a decoração das quatro fachadas da Basílica com imagens ilustrando passagens da Bíblia. Só na Fachada Norte serão quatro mil metros quadrados de mosaicos inspirados em passagens bíblicas do Livro do Êxodo, área que atingirá mais de 15 mil metros quadrados no total.

Enquanto na Fachada Norte os andaimes começam a ser retirados, na Fachada Sul tapumes e andaimes indicam que essa deve ser a próxima etapa da obra, desta vez tendo a Páscoa de Cristo como tema. Em função da extensão, o revestimento das quatro fachadas da Basílica vai exigir mais alguns anos para ser completado, mas certamente vai ajudar a atrair mais visitantes para Aparecida.

Santo Antônio do Pinhal e Cunha

 

Fachada da igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Cunha, SP - Foto: Viagens de Fé

Fachada da igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Cunha,- Foto: Viagens de Fé

A terceira cidade visitada foi a acolhedora estância climática de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, uma interessante alternativa à badalada Campos do Jordão. Os participantes puderam conhecer diversos programas de qualidade, como um farto café colonial, uma bem montada cachaçaria, degustação de azeites em um olival onde é produzido um premiado azeite extra virgem e um ecoparque com grande variedade de jardins.

Imagem de Santo Antonio com o Menino Jesus em frente à igreja de Santo Antonio, em Santo Antonio do Pinhal, SP - Foto: Viagens de Fé

Imagem de Santo Antonio com o Menino Jesus em frente à igreja de Santo Antonio, em Santo Antonio do Pinhal – Foto: Viagens de Fé

O quesito alimentação também foi destaque, com um excelente restaurante especializado em carnes, com amplos espaços externos para se desfrutar o ar puro das montanhas. Em todas as atrações da cidade, o contato com a natureza é constante, seja em com cuidados jardins ou belas vistas das montanhas.

Finalizando a programação, a última cidade visitada foi outra estância climática, Cunha, a meio caminho entre Aparecida e Parati, junto à Serra do Quebra-Cangalha e à Serra do Mar. O grupo de jornalistas foi recebido com um fino café da manhã em uma pousada exclusiva, pôde degustar sorvetes de lavanda e de verbena em um lavandário, além de tomar café de coador em meio a belos jardins.

Na hora do almoço, foi a vez de degustar trutas e o típico porco na lata num restaurante especializado em cozinha regional. Em seguida, os jornalistas visitaram a bela igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde o cuidadoso trabalho de restauração foi explicado em detalhes pelo pároco. E para encerrar o tour, conheceram um típico atelier de cerâmica artística de queima a alta temperatura.

Aparecida, destino de férias

De acordo com o Secretário de Turismo de Aparecida, João Gilberto Oliveira, apesar da cidade ser conhecida como destino de turismo religioso, também é importante divulgar Aparecida como destino de férias.

Com isso, os turistas podem aproveitar as diárias mais acessíveis oferecidas pelos hotéis de Aparecida durante os dias de semana para explorar não só as atrações da cidade, mas também o amplo leque de opções de turismo rural, gastronômico, cultural e de contemplação, entre outras, oferecidas pelas cidades vizinhas.


A Viagens de Fé viajou a convite da jornalista Cristina Lira, com coordenação da guia de turismo Maria Jovita Siqueira e apoio das Secretarias de Turismo de Aparecida, Bananal, Santo Antônio do Pinhal e Cunha, com hospedagem no hotel Peregrinos.


 

Compartilhe

Notícias recentes

Canela se prepara para a 64a Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio

Canela se prepara para a 64a Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio

A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo

Criada a Rota Turística do Caminho das Missões, no Rio Grande do Sul

Criada a Rota Turística do Caminho das Missões, no Rio Grande do Sul

A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo

Destinos de turismo religioso marcam presença na feira WTM Latin America

Destinos de turismo religioso marcam presença na feira WTM Latin America

A tradicional feira de turismo WTM-LA, World Travel Market Latin America voltou a receber alguns… Continue lendo

Santuário de Aparecida inaugura Fachada Sul em maio

Santuário de Aparecida inaugura Fachada Sul em maio

Continuando com o projeto de decoração de suas fachadas, o Santuário Nacional de Nossa Senhora… Continue lendo

Bento Gonçalves lança Rota dos Capitéis, roteiro integrado de turismo religioso

Bento Gonçalves lança Rota dos Capitéis, roteiro integrado de turismo religioso

O Rio Grande do Sul deve ganhar uma interessante novidade em turismo religioso, a Rota… Continue lendo

Jordânia foi destino de turismo religioso em destaque na feira WTM

Jordânia foi destino de turismo religioso em destaque na feira WTM

A Jordânia, um destino de turismo religioso que está sendo cada vez mais visitado pelos… Continue lendo

Pular para o conteúdo