Depois de dois meses fechado em função da pandemia de coronavírus, o Santuário de Lourdes foi reaberto ao público na tarde deste sábado, dia 16 de maio.
Um emocionante vídeo divulgado pela Tv Lourdes mostra as tocantes imagens do belíssimo santuário mariano vazio e a abertura do portão de São José pelo próprio reitor do Santuário, monsenhor Olivier Ribadeau Dumas.
Todos os cuidados foram tomados para que os peregrinos possam voltar a fazer a suas devoções com a segurança necessária e o vídeo mostra diversos deles, como o uso obrigatório de máscaras, a demarcação do piso nos lugares onde costuma haver maior volume de pessoas, as visitas acompanhadas e em grupos de apenas 10 pessoas e o funcionamento apenas durante a tarde.

Peregrinos na margem direita do rio, em frente à Gruta das Aparições, no Santuário de Lourdes
No entanto, a medida que mais chama a atenção foi a interdição da parte localizada na margem esquerda do rio Gave de Pau.
Isso impede que os peregrinos tenham acesso à Gruta das Aparições, ou Gruta de Massabielle, onde Nossa Senhora apareceu para Santa Bernadette Soubirous e lhe mostrou onde cavar, revelando uma fonte de água que corre até hoje.
Tradicionalmente, o ponto alto de uma peregrinação ao Santuário de Lourdes é a visita à Gruta das Aparições, tocar a rocha da gruta e fazer suas orações ou participar da Santa Missa ou da oração do Rosário em frente à imagem original de Nossa Senhora de Lourdes, esculpida de acordo com a descrição feita pela própria Santa Bernadette.

Família de peregrinos na margem direita do rio, em frente à Gruta das Aparições
Enquanto durarem as restrições impostas pela necessidade de distanciamento social, a gruta só poderá ser vista da outra margem do rio, como mostram as imagens do vídeo, e as missas e a oração do Rosário terão de ser acompanhadas apenas pela televisão ou pelas mídias sociais, como o Facebook e o YouTube.
Igualmente severas são a proibição dos tradicionais banhos nas águas da Gruta das Aparições, o cancelamento das duas tradicionais procissões diárias e a celebração de missas sem a participação dos peregrinos.
Confira o vídeo do Santuário de Lourdes sendo reaberto:
Com a graça de Deus brevemente os peregrinos poderão voltar a visitar e fazer as suas devoções no Santuário de Lourdes.
[irp posts=”16551″ name=”Lourdes: conheça o ingrediente essencial da água famosa no mundo todo”]
A sétima edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, considerado o maior evento técnico, científico… Continue lendo
O roteiro Caminhos da Fé e Criatividade, na região do Brejo Paraibano, é uma nova… Continue lendo
Uma estátua de Nossa Senhora de Fátima com 54 metros de altura, considerada a maior… Continue lendo
A região da Emilia Romagna e San Marino são o foco de dois eventos que… Continue lendo
A Catedral de Sevilha, na Espanha, é uma das muitas igrejas europeias a oferecer aos… Continue lendo
Vários hotéis e pousadas de Trindade, em Goiás, estão oferecendo um desconto especial para os… Continue lendo