Empresas, entidades e organismos de Aparecida estão lançando um projeto com o objetivo de estimular o turismo na região do Vale do Paraíba.

A proposta é de combater os efeitos adversos da pandemia de coronavírus para o mercado turístico da região e de reagir às mudanças nos hábitos da população que ela deve gerar nos os próximos meses.

Entre essas mudanças, por exemplo, deve estar a escolha de passeios e atividades de lazer mais próximos ao domicílio da família, evitando o risco das longas viagens de ônibus e aviões.

Diante dessa nova realidade, a Agência Turismo da Fé lança na próxima sexta-feira (22), Dia do Abraço, a campanha Abrace o Vale, com o objetivo de valorizar o turismo para o período de pós-pandemia, na região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte paulista -, e na região Sul Fluminense, no Rio de Janeiro.

Por meio de uma plataforma digital, a iniciativa vai apresentar ao público as diversas opções de roteiros e atrativos turísticos dos municípios que integram os principais circuitos de visitação da região (religioso, histórico,
cultural e natural).

Estímulo à economia local

O projeto Abrace o Vale visa fortalecer e estimular a economia local, diante dos desafios que surgiram com a recente crise sanitária.

Com a retomada gradual das atividades econômicas, após as medidas de distanciamento social, a tendência é que as pessoas evitem viagens coletivas para longas distâncias em ônibus ou aviões, buscando opções de lazer mais próximas de seu domicílio. Essa nova realidade vai favorecer os empreendimentos locais”, explica Edvaldo Rodrigues, um dos idealizadores do projeto.

Além de destacar as opções de passeios no Vale, o Abrace o Vale também vai oferecer descontos e promoções especiais para os turistas que acessarem a plataforma.

Hotéis, pousadas, restaurantes e atrativos que integram o projeto irão disponibilizar vouchers a preços populares
para os moradores da região.

Serão diversos pacotes disponíveis, para todos os perfis de público, incluindo transporte,
hospedagem, alimentação e passeios.

Queremos aproveitar esse momento, para mostrar para as pessoas que o Vale é um local muito rico, com muitas opções de lazer para quem quer sair de casa e fazer um passeio especial com a família”, complementa Edvaldo.

Apoio social

Além de colaborar com a retomada do turismo doméstico na região,o Abrace o Vale ainda vai estimular a solidariedade.

Isso porque parte dos recursos obtidos com a venda de pacotes e serviços será revertida para entidades sociais que trabalham com populações carentes da região, a creche Chico Xavier, de Guaratinguetá, e a Casa Mulher e Vida, de Taubaté.

O projeto Abrace o Vale tem o apoio do Sebrae, RT da Fé, Phocus Educação Corporativa, Sindicato dos Bares, Hotéis e Restaurantes – SINHORES, Conselho Municipal de Turismo de Aparecida (COMTUR) e Portal Dica de Turismo.

O projeto conta com um website, www.abraceovale.com.br